O brasileiro planeja suas férias com antecedência?

Com o início das férias de final de ano, a MalaPronta.com realizou uma detalhada pesquisa sobre o perfil e os hábitos do brasileiro no planejamento de suas viagens. Nosso objetivo é mapear se o viajante brasileiro se prepara ou não com antecedência para suas férias, e como o faz. O tema desta pesquisa é abrangente e abordamos aspectos como a diferença no planejamento entre viagens de negócios e a lazer, se existe diferença comportamental entre homens e mulheres, ou até mesmo em viagens com crianças.
Para responder a essas e outras perguntas, cruzamos as datas em que os internautas realizaram consultas e as comparamos com as datas desejadas para suas hospedagens. Por exemplo, se o turista realizar uma reserva no dia 1 de novembro para o Natal (24 de dezembro) do mesmo ano, então a reserva foi realizada com 54 dias de antecedência.
Com base nessa informação e em milhares de reservas nos últimos anos, cruzamos os dados dos mais diversos usuários da MalaPronta.com e obtivemos algumas tendências e padrões interessantes. Confira:
Apenas 33% dos viajantes realizam suas reservas com 30 dias ou mais de antecedência
Nossa pesquisa levantou que apenas 33% dos internautas realizam reservas com 30 dias ou mais de antecedência, ou seja, a grande maioria deixa suas reservas para a última hora.










No entanto, nem todas as consultas resultam em reservas efetivas. Por exemplo, um viajante pode realizar uma reserva, mas decidir não aparecer no hotel devido a algum problema (o conhecido no-show da indústria do turismo), ou ainda, pode decidir cancelar sua viagem ou alterar as datas e itinerário.
Em nossa pesquisa também foi possível observar que a maioria dos hóspedes que realmente compareceram ao hotel realizaram sua reserva com menos de 15 dias de antecedência, conforme é possível observar no gráfico a seguir.

Neste gráfico é possível comprovar ainda que além da tendência de reservar com menos de 15 dias, as reservas de “ultima hora” possuem um índice de comparecimento superior ao dobro das reservas antecipadas.

Mulheres planejam com mais antecedência
Outra conclusão interessante refere-se à diferença do perfil comportamental entre homens e mulheres quanto à antecedencia na solicitação de reservas. Através dos dados levantados, foi possível notar que os homens tem maior tendência em realizar suas reservas na última hora, com 10 dias ou menos de antecedência. As mulheres, em contrapartida, são mais numerosas nas reservas com maior antecedência.

Esse estudo também revelou outro padrão interessante: homens organizam suas viagens a trabalho, enquanto mulheres são as quem realizam as reservas de viagens a lazer. Concluímos que isto pode explicar o comportamento das reservas nos dois casos. Viagens a trabalho costumam aparecer em cima da hora, enquanto que férias podem ser planejadas com mais tempo.

Famílias planejam mais
Para efeito dessa análise, defimos uma reserva de “Família” qualquer solicitação que indicasse uma ou mais crianças, além dos adultos. O “Público Geral” nesse caso foi definido como o restante das reservas.
Dessa forma, foi possível concluir que famílias também tendem a se planejar com mais antecedência que o público em geral. Do mesmo modo, esse fato pode ser explicado pelo motivo da viagem ser a passeio e geralmente em períodos de férias escolares.


Outros serviços
No intuito de ampliar o escopo desta análise, comparamos os dados de hotelaria com os de locação de veículos, pois são os principais serviços oferecidos pelo portal MalaPronta.com. Sem maiores supresas verificamos que o mesmo padrão comportamental pôde ser observado. Expandindo essa análise é bem provável que obtivessemos os mesmos resultados para outros serviços turísticos como aquisição do nosso Seguro de Viagem e compra de passagens áreas, pois são itens importantes no planejamento de uma viagem.

Quais os riscos em não planejar suas férias com antecedência?
Mesmo que existam diferenças no perfil de cada grupo, o quadro geral é semelhante em todos os casos: a grande maioria dos hóspedes acaba realizando reservas em cima da hora. Esse comportamento pode acarretar vários problemas, além do estresse que poderia ser evitado.
Tentar realizar reservas em cima da hora pode ser muito problemático, confira alguns motivos:
• Poucos hotéis disponíveis: Dependendo da época, reservar em cima da hora pode significar que o viajante terá poucas opções de escolha. O cliente possivelmente terá que dormir em um hotel de padrão diferente do desejado ou até mesmo em uma cidade periférica de onde você gostaria de estar.
• Nenhum hotel disponível: Um problema ainda maior é não encontrar hotel algum. Isso é muito comum em períodos de alta temporada (Carnaval, férias, etc.), feriados e em épocas de grande eventos. Por exemplo, na época do Grande Prêmio do Brasil de Formula 1 praticamente todos os hotéis da região ficam lotados. Será fácil imaginar como será quando sediarmos eventos globais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
• Preço mais alto: Também por falta de planejamento, o turista pode ter perdido promoções e preços especiais que os hotéis geralmente oferecem para reservas realizadas com antecedência.
É claro que, infelizmente, em alguns casos o viajante não dispõe do tempo necessário para um planejamento adequado e com antecedência. Muitas viagens são realmente de última hora, como reuniões de trabalho, participação em eventos ou uma visita familiar.
Porém, em outros casos o viajante deve tentar planejar suas férias com antecedência para evitar possíveis infortúnios.
Os dados levantados em nossa pesquisa baseiam-se em uma amostragem de cerca de 2 milhões de solicitações de reservas realizadas no Portal MalaPronta.com nos últimos 24 meses.

Comentários