Um dia de vindima no Villa Michelon




Passeio ciclístico, colheita e pisa de uvas, missa festiva, filó italiano e jogo de damas de vinho marcam a abertura oficial da vindima no Vale dos Vinhedos

A Abertura da Vindima 2011 no Vale dos Vinhedos reserva a oportunidade de vivenciar múltiplas experiências. Afinal, é somente neste período que os vinhedos estão carregados de uvas, transformando o cenário da região e a rotina das pessoas que vivem desta cultura. Para celebrar o momento, que é sempre motivo de alegria e comemoração, o Hotel Villa Michelon prepara a festa de Abertura da Vindima no Vale. Muitas atrações estão sendo preparadas para receber turistas e a própria comunidade. O evento será realizado no dia 5 de fevereiro, com passeio ciclístico, mostra, colheita e pisa de uvas, missa festiva e para finalizar um grande filó italiano.

A programação inicia com o Passeio Ciclístico da Vindima. A concentração será às 16h30min na Vinícola Cave de Pedra com chegada no Hotel Villa Michelon, totalizando um percurso de 4 km. Após, ciclistas, comunidade, autoridades e turistas participarão em conjunto de um dia de colheita de uvas no Parreiral Modelo do Hotel Villa Michelon. Mas o ponto alto do evento será a pisa das uvas. As Soberanas do Vale dos Vinhedos entrarão na mastela (grande bacia de madeira) onde pisarão nas uvas num ato folclórico que resgata costumes dos imigrantes italianos vividos na época da colonização.

Depois da Missa Festiva todos seguem para o Filó Italiano com a degustação de vinhos e espumantes de vinícolas do Vale dos Vinhedos. É neste momento que as comunidades do Vale dos Vinhedos realizam jogos típicos como a mora e a bisca, além da apresentação de canções italianas pelo Coral Vale dos Vinhedos. O Jogo de Damas de Vinho, onde as peças são taças de vinho branco e tinto, fará parte da programação. O sabor típico italiano também estará presente no Filó com os produtos coloniais como o pão caseiro, copa, queijo e salame.

Nos intervalos da programação o turista pode, ainda, aproveitar sua estada para conhecer as mais de 30 vinícolas do Vale dos Vinhedos abertas para visitação, degustação e varejo. Isso sem contar as belas paisagens, capiteis e a agroindústria da região.

Atiçando os sentidos
Participar de um dia de colheita é vivenciar as emoções e sensações que o Vale dos Vinhedos proporciona somente nesta época do ano. Impossível não saborear a uva diretamente no vinhedo, uma experiência que atiça os sentidos e convida para conhecer o cotidiano de quem vive desta cultura - uma rotina que se repete diariamente entre os meses de janeiro a março.

Esta vivência é oportunizada pelo Hotel Villa Michelon, através de um pacote exclusivo criado especialmente para o período e que coloca o turista em contato direto com o ambiente natural e cultural do roteiro enoturístico. Quem deseja participar da Abertura da Vindima no Vale dos Vinhedos tem a sua disposição um pacote especial de 4 a 6 de fevereiro.

O pacote inclui duas diárias com café da manhã, meia pensão jantar (sábado Filó com programação especial), uvas na recepção, programação de lazer para crianças em todo o período e participação nas festividades de Abertura da Vindima 2011. Diárias a partir de R$ 285,00 por pessoa em apartamento Luxo Double.

Para o período de 11 a 27 de fevereiro, contemplando o período da vindima, o hotel também oferece o pacote Colheita da Uva. Sempre de sexta a domingo (duas diárias), o pacote inclui café da manhã, meia pensão jantar (sendo sábado jantar italiano com show), uvas na recepção e programação de lazer para crianças em todo o período. . Diárias a partir de R$ 285,00 por pessoa em apartamento Luxo Double.

PROGRAMAÇÃO ABERTURA DA VINDIMA 2011 - 5 de fevereiro
17 horas – Passeio Ciclístico de Abertura da Vindima
19 horas – Colheita de uvas no Parreiral Modelo do Hotel Villa Michelon
19h30min - “Pisa” das uvas (esmagamento das uvas com os pés)
20 horas – Missa Festiva
21 horas – Filó Italiano com degustação de vinhos e espumantes de vinícolas do Vale dos Vinhedos, jogos típicos, Jogo de Damas de Vinho e apresentação de corais.

Fotos: Gilmar Gomes
Legendas:
Colheita e pisa das uvas é vivenciado por turistas e pela própria comunidade numa

LOCALIZAÇÃO
Complexo Turístico Villa Michelon
RST 444 – Km 18,9 – Vale dos Vinhedos
CEP: 95700-000
Bento Gonçalves – RS
Fone/fax: 54 2102.1800
hotel@villamichelon.com.br - www.villamichelon.com.br

Comentários