Turismo ecológico está em alta no Rio Grande do Norte

As belezas naturais do Rio Grande do Norte vão muito além do sol, mar e dunas, existe também a presença da Mata Atlântica - vegetação que faz parte da faixa litorânea do Brasil - e a Pousada do Tio, localizada na praia de Graçandu, litoral Norte do estado e 40 km de Natal, oferece em parceria com a Escola das Dunas, um pacote de turismo ecológico, onde os turistas e estudantes poderão conhecer um pouco mais da relação homem-natureza e a importância do ecossistema para o nosso cotidiano. O passeio, que pode durar de dois a cinco dias inclui no roteiro, conhecer cachoeiras, lagoas, manguezais e a Mata Atlântica.


Neste último feriado, a Pousada do Tio recebeu um grupo de 25 alunos do ensino médio, oriundos do Colégio Cristo Rei, da cidade de Patos, na Paraíba. Para o administrador da Pousada, Ruy Sodré, essa região reúne todos os atrativos para promover o turismo ecológico “O Rio Grande do Norte é rico em recursos minerais e naturais e devemos preservar e explorar o que denominamos de turismo ecológico. E diante deste cenário montei esse pacote em conjunto com a Escola das Dunas voltado para alunos, turistas brasileiros e estrangeiros, que não sabem o porquê da presença de uma lagoa e uma cachoeira no meio das dunas”, afirmou Sodré.


De acordo com coordenadora do Colégio Cristo Rei, Fátima Cabral, o RN foi escolhido pela turma de concluintes da Instituição, por desejarem experiências novas e que ficassem marcadas neste momento de pré-vestibular, “aqui eles tiveram a oportunidade de estar mais presente com a natureza, e a Pousada do Tio nos deu a chance de vivenciar essa relação com o ambiente acolhedor e aconchegante. Pretendemos voltar com outras turmas para realizarmos essas mesmas experiências. Tenho certeza que os nossos alunos vão levar lembranças para o resto de suas vidas”, concluiu a coordenadora.


Os estudantes da Paraíba tiveram o acompanhamento dos monitores da Escola das Dunas e do diretor Clayton Saint Clair, que os levaram para conhecer a Mata Atlântica e a Lagoa de Pitangui. A Escola pratica o turismo pedagógico e ecológico no RN, há 20 anos, e segundo o diretor Clayton, recebe alunos tanto do ensino fundamental, quanto de pós-graduação. A instituição de ensino também desenvolve um trabalho social na comunidade. “A escola tem um trabalho social que atende aos estudantes da localidade, falando das questões ambientais e da importância do meio-ambiente. Além disso, preparamos o jovem para o mercado de trabalho, o que facilita a ideia de preservação, porque a comunidade se reconhece parte daquele meio”, finalizou o diretor.

Comentários