Seminário em Manaus acontece a partir desta terça-feira

Manaus sedia nesta terça e quarta-feiras (dias 9 e 10) o I Seminário para a Integração do Sul da Venezuela e do Norte do Brasil – Eixo Orinoco-Amazonas. Trata-se de um importante encontro de delegações brasileira e venezuelana para discutir os eixos fundamentais para a integração produtiva, comercial e de infraestrutura da região, que conta com imenso potencial de desenvolvimento, com destaque para o papel da indústria.
O objetivo do encontro é lançar as bases para a elaboração de um Plano para a Integração e o Desenvolvimento do Sul da Venezuela e do Norte do Brasil (Orinoco-Amazonas), que será apresentado aos presidentes do Brasil,Luiz Inácio Lula da Silva, e da Venezuela, Hugo Chávez, durante um encontro previsto para acontecer no próximo mês. Na ocasião, os dois chefes de Estado irão discutir a intensificação, para 2011, da cooperação entre os dois países. Um segundo seminário, cujo foco serão os temas sociais e de meio ambiente, está previsto para realizar-se posteriormente em Puerto Ordaz, na Venezuela.

A abertura do I Seminário para a Integração do Sul da Venezuela e do Norte do Brasil – Eixo Orinoco-Amazonas acontece na terça-feira (9), às 9h, na Sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Além de apresentações sobre o Norte do Brasil, o Sul da Venezuela e o Programa de Aceleração do Crescimento, o encontro contará com a realização de três mesas temáticas, onde serão discutidos Integração Produtiva; Infraestrutura e Comércio Exterior.

Estão previstas uma visita à Suframa, a consolidação dos resultados das mesas e a definição das linhas gerais para o Plano de Integração Orinoco-Amazonas e das propostas de ação. O evento se encerra na quarta-feira (10), com a presença de autoridades e empresários dos dois países e de representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Ministério do Poder Popular da Venezuela para o Comércio, Infraestrutura, Ciência, Tecnologia e Indústria, além de representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da vice-presidência do Desenvolvimento Territorial.
Integração na mesa
Entre os assuntos a serem tratados durante a primeira mesa, sobre Integração Produtiva Industrial, estão a Visão Geral da Integração Produtiva; e Oportunidades para a Integração Produtiva entre o Norte do Brasil e o Sul da Venezuela.
A segunda mesa, sobre Infraestrutura, abordará os temas Infraestrutura de Transporte, Energia e Telecomunicações, com as seguintes exposições: Infraestrutura de transporte aéreo e ferroviário; interconexão fronteiriça em matéria de telecomunicações; e alcance do satélite Simon Bolívar.
Na terceira mesa, sobre Comércio Exterior, um panorama do comércio exterior brasileiro e do Norte do Brasil, com a apresentação de um estudo das principais demandas e ofertas comerciais entre os dois países, com foco na incrementação das exportações. Dentre desse mesmo objetivo, a mesa discutirá ainda os modelos das zonas francas de Manaus, no Brasil, e de Puerto Ordaz, na Venezuela; oportunidades de desenvolvimento nos setores de ferro, aço e alumínio; e incentivos fiscais com visão social.
Serviço
I Seminário para a Integração do Sul da Venezuela e do Norte do Brasil – Eixo Orinoco-Amazonas
Data: 9 e 10 de novembro de 2010
Abertura: Terça-feira (9/11), às 9h
Local: Auditório Floriano Pacheco, Sede da Suframa
Rua Ministro Mario Andreazza, 1424 – Distrito Industrial – Manaus - AM

Comentários