Recife Convention & Visitors Bureau faz balanço das ações realizadas em 2010

Captação de novos eventos continua sendo o carro-chefe da entidade

A vinda de novas feiras e congressos impactam diretamente na movimentação da cadeia produtiva do turismo local. Essa é a ideologia do Recife Convention & Visitors Bureau, que através da captação de novos eventos e promoção dos destinos turísticos de Pernambuco gera negócios para os seus associados, que vão de hotéis a bares, restaurantes, organizadoras de eventos, prestadores de serviço, entre outros.

Em 2010, a captação de novas feiras e congressos – ações realizadas em parceria com a Secretaria de Turismo do Recife – manteve-se como a principal atividade do Recife CVB. Sendo assim, durante este ano, a entidade participou do apoio, promoção e captação de 102 novos eventos para Pernambuco, que, até 2014, deverão atrair mais de 261 mil turistas de eventos e acompanhantes, um incremento em torno de 243% em cima do número de turistas atraídos com os eventos captados em 2009. “A vinda desses novos eventos para o Estado deverá gerar mais de 653 mil diárias nos equipamentos hoteleiros locais e representa uma injeção na economia local acima de R$ 431 milhões”, assegura José Otávio de Meira Lins, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau.

O ano também foi de muitos eventos realizados. De janeiro a novembro, mais de 200 mil pessoas participaram, em Pernambuco, de 96 feiras e congressos captados, apoiados e promovidos pelo Recife CVB em parceria com a Secretaria de Turismo do Recife. “A vinda desses eventos contribui significativamente para minimizar efeitos ocasionados pela sazonalidade. Este ano, por exemplo, a ocupação média anual nos equipamentos hoteleiros pernambucanos foi em torno de 95%. E não há como negar que a realização de feiras e congressos influencia positivamente para atingirmos esse resultado. Vale lembrar, que só este ano, os visitantes que desembarcaram no Estado motivados pela participação em eventos colaboraram para geração de 626.152 diárias nos equipamentos hoteleiros da região e injetaram R$380 milhões na economia”, afirma Meira Lins.

Além de palco para realização de eventos nacionais, a cidade do Recife despontou como uma das principais capitais no Brasil a realizar feiras e congressos no padrão ICCA (International Congress & Convention Association), principal entidade no mundo responsável pelo mapeamento de eventos internacionais, que creditou o sexto lugar no ranking brasileiro à capital pernambucana. Para entrar na disputa, a cidade foi sede de onze eventos que obedecem a um critério de no mínimo 50 participantes e três edições realizadas em países diferentes.

Além da captação de eventos, o Recife CVB conduziu, ao lado de parceiros como as Secretarias de Turismo do Recife e Pernambuco, Empetur e Amcham, importantes ações em promoção turística, a exemplo dos projetos Pernambuco Bom pra Você, Vivendo Pernambuco, Seja Um Anfitrião e ações para consolidar os segmentos de turismo de saúde, incentivo e GLS.

Comentários