NOVOS PRODUTOS BRASILEIROS PARA PORTUGAL

Presidente da Embratur se reúne com empresários europeus para discutir a ampliação de negócios e investimentos no Brasil. Mário Moysés também participa da WTM, em Londres, para debater temas como sustentabilidade e turismo de aventura

O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Moysés, está em Lisboa (Portugal), onde se reúne com operadores, hoteleiros e representantes de companhias aéreas portuguesas. Na tarde de hoje (3), fará apresentação sobre as estratégias do instituto para a Copa do Mundo de 2014. Na platéia, os cinco principais operadores de turismo do país. "O Brasil tem que mostrar toda a sua diversidade para Portugal e, principalmente, trabalhar diferentes nichos de mercado como o de golfe, ecoturismo e cultura. Nosso objetivo é apresentar novos destinos aos portugueses, algumas jóias do Brasil que, às vezes, são desconhecidas dos próprios brasileiros", declarou o presidente, citando o litoral de São Paulo.

De volta ao Brasil, ele pretende se reunir com a Associação Brasileira de Resorts para levar os principais temas discutidos em Portugal e sugerir a criação de produtos adequados ao turista português.

Moysés afirma que os portugueses têm um conhecimento vasto sobre o Brasil, mas sempre haverá algo novo para descobrir já que o turismo é uma atividade dinâmica. "Vamos investir mais em mercados prioritários a partir do ano que vem. Este ano, o orçamento da Embratur para promoção internacional do Brasil foi de R$ 160 milhões e a expectativa é de investir R$ 180 milhões em 2011."

Assim como ele, que esteve na tarde de ontem (2) com executivos da Transportes Aéreos Portugueses (TAP), o ministro Luiz Barretto tem discutido a ampliação do número de voos para o Brasil com companhias aéreas de vários países do mundo. "Embora o Real, hoje, esteja muito valorizado, faço questão de enfatizar que não se trata de trabalhar para baratear o preço de nossos produtos. Muito pelo contrário. Temos produtos de alta qualidade que podem ser desfrutados por turistas que não sejam tão sensíveis ao preço", disse.

Até 2016, a Embratur pretende saltar de 5 milhões de turistas estrangeiros ao ano para 8 milhões. No caso de Portugal, Moysés citou alguns exemplos de destinos muito bem estruturados que merecem ser visitados. Com o voo da TAP para Belo Horizonte, por exemplo, surge a possibilidade de conhecer importantes destinos de Minas Gerais que misturam a beleza da arquitetura do período colonial, gastronomia, artesanato e cultura. Do acervo de obras de arte de Aleijadinho, em Mariana, aos anjos esculpidos até hoje em Bichinho e Tiradentes, passando pela beleza das igrejas de Ouro Preto, há muito o que descobrir e com o que se encantar.

Amanhã (4), Moysés visitará Madri (Espanha), também para participar de reuniões com empresários. No próximo dia 7 de novembro segue para Londres (Inglaterra), onde fará palestras na WTM (World Travel Market) sobre Florestas Tropicais e turismo sustentável (em 9 de novembro) e Turismo de Aventura (em 11 de novembro).

Comentários