NOVA IMAGEM DO BRASIL SERÁ DISCUTIDA EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA EMBRATUR EM BRASILIA

Evento reunirá os especialistas Eulogio Bordas e Simon Anholt, dias 29 e 30 de novembro, em Brasília



A capital federal sediará debate internacional sobre a construção da imagem do Brasil, tema que se torna cada dia mais atual com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Que Brasil é este que o mundo conhecerá? Que Brasil será apresentado ao mundo? O seminário A imagem do país e a promoção turística internacional, que será realizado dias 29 e 30 de novembro pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), reunirá o consultor espanhol Eulogio Bordas e o conselheiro político Simon Anholt. A organização do evento é do Instituto Marca Brasil.



Desde 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a Embratur é a responsável pela promoção da imagem do Brasil no exterior. A vinda dos especialistas ao país será uma oportunidade para que profissionais de turismo, tanto do setor privado, quanto de órgãos públicos, troquem experiências e tenham referências internacionais quando o assunto é a marca de um país.



“Queremos promover uma grande reflexão sobre os próximos passos da construção da imagem do Brasil no exterior. Este é o momento de buscar informações para que estejamos preparados para os novos desafios”, diz o presidente da Embratur, Mário Moysés. De acordo com ele, o Brasil trabalhará para deixar legado que garantirá o desenvolvimento e a sustentabilidade do turismo brasileiro nas décadas que virão. Da mesma forma, está se preparando para maximizar os resultados da projeção que terá nos próximos anos.



ESPECIALISTAS



Durante o seminário, os participantes poderão ter contato com duas grandes referências do turismo mundial:



O espanhol Eulogio Bordas é CEO do The Tourism Consultants, empresa líder de mercado na área dos serviços de consultoria em turismo e hotelaria em Barcelona. Emprega mais de 40 especialistas no setor e já trabalhou em mais de 20 países em todo o mundo. Atualmente, a empresa conta com equipes destacadas no México, Dubai, Marrocos, Croácia, Albânia e na Espanha. A Dream Resorts Factory faz parte da The Tourism Consultants, onde Bordas é o presidente.



Já Simon Anholt é um conselheiro político independente, autor e pesquisador. Especialista em reputação e identidade nacional, diplomacia pública e percepções públicas das nações e cidades e regiões, trabalha em colaboração com chefes de estado, governo, ministros, líderes do setor privado e sociedade civil. Anholt desenvolveu os conceitos de “marca país” e “placebrand”, lançou e agora edita a revista trimestral Place Branding and Public Diplomacy, a única publicação acadêmica neste campo.



Além de fazer palestra, pela manhã, os especialistas participarão de painéis, nas tardes de cada dia, para debater temas como a imagem do país e a relação com ações governamentais, o cenário competitivo nacional, o planejamento e a promoção turística.

Comentários