Fortaleza recebe prêmio das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou o resultado da I Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Estudo de Competitividade 2010 e Fortaleza foi contemplada na categoria Aspectos Sociais. O prêmio foi dado pela realização do Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor). A premiação será no dia 7 de dezembro, a partir das 19h, em Brasília.

O enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma das prioridades da Prefeitura de Fortaleza. Além do premiado Projeto de Inclusão Social com Capacitação Profissional, a Setfor dá continuidade a essa política de combate a Exploração Sexual com ações como o Projeto de Formação de 300 Jovens em Atividades Culturais para o Desenvolvimento do Turismo em Fortaleza. No projeto atual, os jovens fazem cursos de: Iluminação cênica e de ambientes, fotografia participativa, sonoplastia cênica e organização e produção de grupos culturais.

Para concorrer ao Prêmio de Melhores Práticas, o MTur recebeu e avaliou 240 projetos, sendo que 27 práticas destes foram selecionados, conforme as 13 dimensões que compõem o Índice de Competitividade 2010. Foram analisadas dimensões como: infraestrutura geral; acesso, serviços, equipamentos e atrativos turísticos; marketing e promoção; e aspectos ambientais, sociais e culturais. As práticas premiadas foram divididas e analisadas em capitais e não-capitais.

As instituições que participaram das bancas avaliadoras foram as seguintes: Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Fundação Getulio Vargas (FGV), Instituto de Assessoria para Desenvolvimento Humano (IADH), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Marca Brasil (IMB), Ministério da Cultura (MinC), Ministério da Integração, Ministério das Cidades, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Turismo (MTur) e Sebrae Nacional - Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Comentários