FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO FAZ GRANDE SUCESSO







Uma noite especial cercada de lembranças e reconhecimento. O Festival do Turismo de Gramado compartilhou conquistas alcançadas ao longo de 22 anos na companhia de Silvia Zorzanello. E marca, a partir desta edição, uma nova etapa, com os dois novos sócios: Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello.
Os anfitriões dividiram o palco do Palácio dos Festivais com grandes expoentes do turismo brasileiro e internacional. Num clima de agradecimento, dez personalidades agraciadas com o troféu Amigos do Festival receberam os aplausos pelo apoio e dedicação ao evento.
Com um discurso firme e ao mesmo tempo emocionada, Marta Rossi deu boas vindas aos amigos do trade e fez questão de render agradecimentos especiais às autoridades presentes, às comitivas internacionais, destacando a participação do Ministro da Região do Veneto, Marino Finozzi, e à imprensa especializada, que sempre acreditou no projeto do Festival. A empresária destacou que “o turismo é uma grande rede mundial de amigos, precisamos fortalecer a cada dia nossas relações”. Enfatizou também o momento ímpar que vive o turismo nacional, com a proximidade da Copa 2014 e Olimpíadas 2016. Finalizou enaltecendo o valor dos amigos no momento mais triste, a partida de sua grande amiga Silvia. “Este imenso carinho merece ser retribuído. A nossa responsabilidade é maior do que a nossa dor. Temos que continuar! Bons negócios à todos”, concluiu Marta.
A noite teve, ainda, mais brilho com a homenagem especial à vida, à história, e o legado, de Silvia Zorzanello.
Homenageados
Claudia Pessoa, Célio Saraiva, Cláudio Luiz Kroth, Ivone Fávero, Juarez de Aguiar, Luiz Daniel Guijarro, Luiz Fernando Moraes, Marcela Cuesta, Nelson de Oliveira e Valter Patriani


Congresso inicia com dados animadores para o setor
O primeiro dia de Congresso do 22º Festival do Turismo de Gramado foi de tirar suspiros com os dados animadores apresentadas pelos painelistas, na manhã de ontem, no Centro de Convenções do Serrano Resort.
O presidente do Conselho Administrativo da CVC Turismo, Guilherme Paulus, abriu o ciclo de palestras com o painel: Um novo olhar sobre a Indústria Turística em uma Economia Globalizada : Sustentabilidade, Negócios e Investimentos, tema central do evento.
Para Paulus, "o Brasil é o país foco para os demais países em termos de sustentabilidade, negócios e investimentos". O painelista afirmou que o Brasil tem uma vasta área turística para explorar.
Depois, o painelista Márcio Favilla, diretor da Organização Mundial de Turismo (OMT), apresentou informações de pesquisas realizadas pelo órgão. Entre elas mostrou que 75% do produto interno bruto (PIB) do Brasil vem do turismo doméstico e 25% do turismo internacional. Favilla ressaltou que em 1980, 70% do turismo era dirigido aos países desenvolvidos e 30% aos em desenvolvimento e que hoje este índice está quase equiparado.
No segundo bloco, a painelista Chieko Aoki, presidente da presidente da Rede Blue Tree, apresentou o tema “Gestão de Serviços e Liberdade Criativa” que contou com a participação de Francisco Luiz Weinmann, diretor da Arquipélago Viagens. Cheiko, fez questão de elogiar Gramado e a direção do Festuris. Para a presidente, “a cidade não criou apenas um evento, mas sim uma oportunidade para a sustentabilidade”.
Encerrando os debates do primeiro dia, os painelistas Pedro Janot, presidente da Azul Linhas Aéreas, Faustino Pereira, presidente da ABRACORP e Márcia Grespan Godinho, consultora de Marketing e Turismo do Instituto Marca Brasil, Ministério do Turismo, Sebrae, Confederação Brasileira de Convention Bureaux e outros, apresentaram dicas de marketing e vendas do turismo.
Márcia Godinho, mostrou aos participantes do Congresso que a maior parte dos turistas escolhe os destinos de suas viagens buscando satisfazer suas emoções. As classes emergentes do turismo foram o ponto central da manifestação do presidente da Azul. Janot pontuou que o mercado precisa ser criativo para criar ferramentas que possam atender a este novo segmento.

A grade temática foi preparada em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS). Durante a plenária, a presidente da entidade gaúcha, Rita Vasconcelos, enfatizou a importância de capacitar cada vez mais os agentes de viagem. Destacando que os temas do Congresso são atuais e polêmicos. Rita frisa ainda que a discussão das atividades é necessária para agregar conhecimentos.

Referência de profissionalismo e bons negócios
Tendo a bela cidade de Gramado como anfitriã, o trade turístico nacional e internacional é acolhido num evento que busca a excelência em atendimento. Além de realizar bons negócios, os expositores reafirmam a sua condição de parceiros desta importante feira do segmento no Sul do país, que é referência em bons negócios. Alguns expositores destacam a importância de marcar presença nesse espaço privilegiado.

TAM
"No Festival do Turismo de Gramado temos a oportunidade de estreitar nossa relação com os agentes de viagem do Sul do país. Além disso, podemos destacar várias qualidades do evento, tais como: acontece em Gramado, uma cidade única no Brasil pelo profissionalismo; a feira é muito profissional, viemos aqui com um novo formato de stand, aberto com espaço para reunião; a cada ano, cresce o nível do festival, e vai continuar crescendo." destacou Klaus Kuhnast, diretor de Vendas da TAM.

VIPS TRAVEL
A operadora do Chile está participando do festival na companhia de 15 agências de viagens do País. Para Eliana V. Rigo e Salomé Santelices, diretoras da Vips Travel "o Festival é super profissional pelo nível dos participantes, profissionais que vem com o objetivo de fazer negócios".

AVIANCA
Para Renato Pascovich, a companhia tem uma ligação estratégica com o Rio Grande do Sul e o Festival, frisando que "este ano, viemos com o conceito grupo através da Taca. Nossa participação serve para ressaltar a marca da companhia, num evento altamente profissional, e divulgar os nossos novos roteiros, Bogotá / São Paula e a nova malha do verão para o Nordeste"

BANCORBRÁS
Muito feliz com a parceria com o Festuris, o diretor de Negócios, Elimário Araújo Santos, frisa: " o evento é um " case" de sucesso. Viemos para Gramado com uma equipe qualificada, pela importância que a região tem para a nossa empresa. Para nós, não há evento semelhante no país. Este ano, a feira está mais bonita e mais movimentada", concluiu.

SECRETÁRIA DE TURISMO DO RS
O secretário do Turismo do RS, Jorge Drumm afirma que " a importância do Festival é indiscutível. O evento cresce a cada ano e se mistura com o segmento da Região das Hortênsias, fazendo, também, com que esta cadeia se profissionalize e cresça junto".

AZUL
Pedro Janot atribui o sucesso do Festuris com a junção feira e congresso. "Os temas discutidos aqui são muito ricos e abordados por profissionais com muita experiência. No Festival, temos a oportunidade de fazer um corpo a corpo com os agentes do sul, mercado pautado pelo companhia".

Congresso encerra debatendo o caos nos aeroportos
O segundo e último dia do Congresso do Festival do Turismo foi finalizado debatendo o caos aéreo nos aeroportos brasileiros. A manhã ainda contou com temas como captação de recursos e a pesca amadora no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Terra do Fogo, na Argentina.
Abordando o principal tema da manhã, Respício A. Espírito Santo Jr, presidente do Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo (CEPTA), disse que o Brasil está com o pensamento errado pensando em melhorias tendo em vista Copa e Olimpíadas. “Temos que preparar os aeroportos para o nosso dia-a-dia, não apenas porque temos eventos projetados”. O presidente do CEPTA ainda destacou que os aeroportos atualmente não estão preocupados com os níveis de serviço, onde estão incluídos itens como iluminação, temperatura, estacionamentos e sinalização.
O presidente do SNEA, José Márcio Mollo, disse que para 2010 a previsão de aumento no número de passageiros é de 25% com relação ao último ano. Mollo confirmou que o grande problema aeroportuário é a infra-estrutura dos aeroportos.
O consultor Eduardo Gay, diretor da Conveniare Consultoria, explicou um passo a passo para que as entidades privadas busquem verbas através de projetos, enfatizando a importância da captação de recursos para o turismo.
O turismo baseado na pesca amadora da Terra do Fogo, na Patagônia Argentina, foi apresenta pela representante do país, Romina Fontana. Na província a pesca de trutas e salmão é permitida através de licença, emitida pelo órgão fiscalizador, e apenas entre novembro e março. Já a gestora de projetos para a área de turismo regional do Sebrae Serra Gaúcha, Luciana Thomé, apresentou a Rota da Truta do estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre os principais objetivos da Rota estão o fortalecimento da cadeia produtiva da pesca amadora e o desenvolvimento das comunidades rurais envolvidas.

Festival amplia crescimento em 2010
Marcando um novo tempo, a Feira de Negócios do 22º Festival do Turismo de Gramado obteve um crescimento de 14,5% em espaço físico, 12% em número de visitantes. Por seus corredores, circularam mais de 13 mil profissionais do trade. Os diretores do evento, Marta Rossi, Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello, ressaltam que o crescimento é planejado e estruturado com bases sólidas, sempre visando o profissionalismo e o comprometimento. "o Brasil é o país emissivo da vez, no próximo ano vamos ampliar a relação com os países Latinos e Europeus”, explicam.
Os organizadores, “além do mercado latino e europeu o foco será o Norte do Brasil e a América do Norte”. Com isto, esperam atingir no próximo ano a marca de 15 mil participantes. Este ano, pela primeira vez foi realizado a comercialização de reservas de espaços, para o expositores, da 23ª edição. Outra novidade foi a forte presença da Região do Veneto, na Itália numa área de destaque na área Internacional da feira. Participaram do evento mais de 30 países, entre eles Venezuela, Itália, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Equador, Peru, Guatemala, Peru, Costa Rica e Estados Unidos e praticamente todos os estados brasileiros.
Gramado e Levico-Terme
Após a coletiva de imprensa foi assinado a carta do termo de intenções de irmandade entre as cidades de Gramado e Levico-Terme, Itália – contando com a presença do Prefeito Municipal de Gramado, Nestor Tissot e o secretário de cultura Werner Acler, representando o prefeito de Levico-Terme. Para Nestor o termo de cooperação é importante, “são cidades similares e uma forma de abrir mais uma porta na europa”. Ao final as duas autoridades trocaram presentes.
Veneto
O ministro do Turismo da Região do Veneto, Marino Finozzi, encerrou apresentando aos presentes dados da infra-estrutura e a ampliação na atuação no mercado emissivo brasileiro, que hoje, representa 1% de visitantes. Espera com ações no Festival do Turismo de Gramado elevar este número. Finozzi, já reservou uma área de destaque para o estande de Veneto em 2011, onde pretende divulgar novos projetos e roteiros.

Comentários