DECISÃO DO VOLKSWAGEN KITE TOUR COMEÇA NO RIO DE JANEIRO

Competição, que acontece na Praia da Barra da Tijuca (RJ), define campeões brasileiros de Wave, Regata e Freestyle


Depois de passar por Cumbuco (CE) e Ponta Negra (RN), o Volkswagen Kite Tour faz sua terceira e última parada na tradicional praia da Barra da Tijuca (perto do posto 2), no Rio de Janeiro. Até domingo (14/11), os principais velejadores do país, que brigam pelo título brasileiro de Freestyle, Wave e Regata, promovem um espetáculo de manobras e colorido na orla c arioca. E foram os atletas da Regata, uma das categorias mais disputadas do kitesurfe, que abriram a competição.

"É sempre bom começar com uma vitória, ainda mais na etapa decisiva. São três anos competindo aqui e sempre batendo na trave. Espero desta vez conquistar o título", disse Wilson Bodete, segundo colocado do ranking (1710 pontos) e vencedor da primeira regata do dia.

O paraibano, que briga por seu primeiro título brasileiro, mostrou que veio disposto a faturar a coroa do Circuito. Com uma estratégia impecável, não deu chances para seus adversários e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Matheus Napy (PB), George Feitosa (PB) e Kaká Dutra (PB) vieram logo atrás. Já entre as mulheres, vitória da também paraibana Nayara Licarião.

Na sequência, os atletas entraram novamente na água, mas o vento piorou e a segunda regata foi cancelada. Até domingo, os competidores participam de várias provas e seus piores resultados (de acordo com o número de r egatas) serão descartados.

"Pela previsão teríamos um forte de vento de sudoeste hoje, mas não foi o que aconteceu. Então o que esperamos é que a partir de sexta-feira o vento leste volte e com boas ondas, fazendo com que a etapa feche o Circuito com chave de ouro", disse Paulino Ferrari, diretor técnico do Volkswagen Kite Tour.

"Acredito que amanhã tenha vento suficiente para fazermos algumas regatas e quem sabe não dá pra começar o Freestyle?!", complementou.

A competição recomeça nesta quinta-feira (11/11), às 10h.

E além de acompanhar as regatas, o público que comparecer a praia da Barra da Tijuca poderá ver de perto os principais atletas de Freestyle e Wave em ação. Nesta última, com mais de 40 inscritos, a briga pelo título promete belas disputas. Entre os homens, o paulista Guilherme Brandão, bicampeão mundial, é o líder (1700 pontos), seguido pelo catarinense Ian Glaza (1340 pontos) e o baiano Robertinho Vieira (1330 pontos). No feminino, Carol Freitas (RJ) lidera o ranking, com 1700 pontos.   

Já no Freestyle, os atletas aguardam ansiosamente para entrar na água.

"Cheguei na segunda-feira e vim logo treinar. Achei a água um pouco gelada, mas já estou me acostumando com a roupa de borracha. Quero mais é que a competição comece logo", disse Carlos Madson, líder do ranking, com 1500 pontos.

Local da Lagoa do Cauípe (CE), Madson vem de uma família "tradicional" no esporte. Primo de Evandro Silva, campeão brasileiro em 2008, e sobrinho de Carlos Alexandre "Goiaba", o atleta foi a grande revelação deste ano.

Mas, para faturar seu primeiro título brasileiro, o cearense sabe que não terá trabalho fácil pela frente. Entre seus adversários estão: seu primo Evandro, quarto colocado no ranking, Eudázio da Silva, atual campeão brasileiro, Tomás Teixeira e Reno Romeu, bicampeão brasileiro e um dos principais representantes do país no Tour Mundial.

Uma re alização da Dream Factory Sports e parte técnica a cargo da ABK e da CBVM, o Volkswagen Kite Tour 2010, que oferece 60 mil reais de premiação, tem o patrocínio da Volkswagen.

Comentários