COSTA CRUZEIROS É ELEITA NÚMERO UM POR SEU PROGRAMA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL EM PRÊMIAÇÃO

Na segunda edição do prêmio anual da Lloyd´s List, jornal diário mais lido pela indústria marítima internacional, no Terminal Marítimo de Gênova, a Costa Cruzeiros alcançou reconhecimento pela excelência de seu programa de proteção ambiental

A Costa Cruzeiros, maior grupo italiano de turismo e companhia de cruzeiros número um da Europa, acaba de ganhar o prêmio por empreendedorismo por seu programa de proteção e preservação ambiental na segunda edição do Italian Shipping Awards.
A cerimônia de entrega aconteceu na noite de quarta (20/10) no Terminal Marítimo de Gênova em um evento de gala onde estiveram presentes 400 líderes da indústria de navios italiana e internacional. Esse prêmio é realizado anualmente pelo Lloyd´s List, jornal diário, com sede em Londres, um dos mais antigos e prestigiados pela comunidade internacional de navios. Ele estabelece um ranking de reconhecimento internacional de excelência e empreendedorismo na indústria marítima italiana. O júri é formado por 10 experts em embarcações internacionais.
O presidente da Costa Cruzeiros, Gianni Onorato, que recebeu a premiação em nome da companhia, disse: “Nosso comprometimento com o meio ambiente não é somente uma prioridade moral, mas um valor corporativo que os nossos hóspedes reconhecem e apreciam, sendo assim se transformou também em fator estratégico. O compromisso da Costa Cruzeiros vai além de complacência não obstante as crescentes e rígidas exigências ambiental; fazemos o máximo para estarmos à frente nessa área e nossos esforços estão sendo recompensados.”
Na edição inaugural do Italian Shipping Awards, que aconteceu em Nápoles, a Costa Cruzeiros levou o título de “Cruises Operator of the Year” (Operadora de cruzeiros do ano). Agora, na segunda edição em Gênova, o reconhecimento da companhia líder foi estendido ao seu programa de proteção ambiental, cujo grupo tem proatividade executora há mais de 10 anos.
A Costa Cruzeiros é líder em termos de respeito ao meio ambiente porque possui um programa voluntário implementado em sua frota em complacência com o meio ambiente, por meio de procedimentos que são mais rigorosos que as regulamentações obrigatórias impostas pelas leis (sejam locais ou internacionais) e regulamentações. Esse comprometimento está refletido no B.E.S.T. 4, um integrado sistema de 4 diferentes tipos de certificação voluntária, incluindo o ISO 14001, dado pelo RINA (Registro Naval Italiano) em 2004, assim como o selo RINA´s Green Star dado à frota, essa notificação reconhece que todos os navios da Costa seguem rígidos padrões ambientais, mais severos que os da Convenção Internacional Marpol.
Os registros da excelência do programa ambiental da Costa Cruzeiros estão descritos no relatório anual de sustentabilidade; a próxima edição deverá ser publicada antes do final deste ano. São identificados os resultados mais importantes obtidos pela companhia em 2009, tais como:
- 9% de redução (comparado a 2008) no consumo de combustível (medido em relação ao tamanho da frota e milhas náuticas) com uma queda na produção de CO2 e redução substancial na emissão de gases do efeito estufa proveniente dos equipamentos de refrigeração, assim com 9% de decréscimo na produção de substâncias que destroem a camada de ozônio.
- mais sucesso na área de resíduos a bordo com redução ainda maior na quantidade de lixo produzida por pessoa (cerca de 9% menos que em 2007) e na produção de resíduos especiais (menos 14% comparado a 2008). A bordo da frota, 100% dos resíduos sólidos são coletados separadamente para reciclagem, e o especiais são descarregados em terra. A reciclagem de lixo é um das prioridades máximas. A Costa estimula e apóia acordos e projetos sobre o tema em diferentes portos de escala.
A frota da Costa está entre as mais avançadas do mundo em aspectos de design ambiental, gerência, complacência e controle para evitar o desperdício de energia. As recentes aquisições, o Costa Deliziosa e o Costa Luminosa, juntamente com o Costa Favolosa, que está em construção no estaleiro da Fincantieri em Marghera (Veneza) - previsto para ser entregue no verão de 2011, são as primeiras embarcações na Itália e no mundo equipadas com o sistema “cold ironing”, quando o navio está atracado passa a usar energia elétrica, permitindo que seus geradores sejam desligados.
O comprometimento da Costa com a responsabilidade social e com a sustentabilidade ambiental levou também ao estabelecimento de parcerias importantes. A Costa Cruzeiros é parceira oficial da WWF (World Wildlife Fund) Itália para a proteção do Mar Mediterrâneo, desde julho de 2005. Em 2009 a parceria foi estendida e resultou na criação de uma rede para proteção de novas áreas marinhas no Mediterrâneo. Devido a essa conexão, em julho deste ano, a Costa anunciou sua participação no projeto piloto REPCET (primeira e única linha de cruzeiros do mundo a participar), um sistema de coleta de dados que prevê a redução de colisões de navios e baleias durante a navegação. Desde 2005 a Costa Cruzeiros vem colaborando com o Joint Research Centre da Comissão Européia em uma nova forma de monitorar a mudança climática.
A Costa Cruzeiros acredita e incentiva o turismo responsável, não somente a bordo de seus navios, mas em terra: as excursões seguem também essa prioridade. Em 2010, a Costa oferece disponibilizou cerca de 240 excursões de ecoturismo, incluindo visitas a parques, oásis e reservas naturais, com programas que minimizam o impacto no ecossistema e criam oportunidades econômicas às comunidades locais.
O Palazzo Costa, nova sede do grupo na Piazza Piccapietra, em Gênova, é o primeiro prédio na Itália com zero emissão de CO2, o que ajuda a manter o ar da cidade limpo, além de garantir redução no consumo geral de energia, com 140% de queda comparada a uma construção convencional.

Sobre a Costa Cruzeiros
- Com mais de 60 anos de experiência em serviço de transporte marítimo de passageiros, a Costa Cruzeiros é a empresa número 1 do Continente Europeu, em termos de tamanho de frota e capacidade de acomodação de hóspedes. É também a primeira companhia internacional de cruzeiros autorizada a operar no mercado chinês e portos de outros países.
- A Costa Cruzeiros é a detentora da maior frota do Continente: são 14 navios com capacidade para 37.000 hóspedes. Dois novos navios deverão ser entregues em 2012. De 2000 até 2012, a frota terá ganho 9 novos navios.
- A cada ano, a Costa oferece aos seus clientes a oportunidade de visitar cerca de 250 destinos com mais de 100 roteiros diferentes. São 1.100 excursões, 270 delas envolvendo turismo ecológico (visitas a parques, oásis e reservas naturais, com programas que minimizam o impacto no ecossistema e criam oportunidades e empregos para as comunidades locais).
- A Costa Cruzeiros recebeu certificação do RINA com o BEST 4 (Business Excellence Sustainable Task), um sistema integrado de certificação voluntária de cumprimento corporativo dos mais altos padrões internacionais que envolvem: responsabilidade social (SA 8000, emitida em 2001), preservação do meio ambiente (UNI EN ISO 14001, emitida em 2004), segurança (OHSAS 18001, emitida em 2007) e qualidade (UNI EN ISO 9001, emitida em 2008).
- É a primeira empresa no mundo a receber o selo Green Star, pelo Rina, certificando que sua frota opera de acordo com os mais altos padrões de responsabilidade ambiental e auxilia na proteção do ar e do mar por todos os roteiros que faz. O selo Green Star é uma das mais conceituadas certificações de proteção ambiental cujos princípios envolvem a prevenção da poluição da fauna e flora marinha. Trata-se de um dos dispositivos mais rigorosos da Convenção Marpol.
- Desde julho de 2005, a Costa Cruzeiros e o WWF (World Wildlife Fund) trabalham juntos em projetos de proteção e preservação do mar. Em 2009, essa parceria foi dedicada a um programa especial de proteção do Mar Mediterrâneo.
- A sede da Costa Cruzeiros é em Gênova, na Itália, mas a empresa tem escritórios nas principais capitais de 15 países, como Paris, Madri, Barcelona, Londres, Frankfurt, Rostock, Linz, Zurique, Bruxelas, Lisboa, Miami, México, Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro, Manila, La Romana, Hong Kong e Shangai.
- A empresa conta com um quadro de funcionários jovem e internacional: dos 19.150 colaboradores (18.000 a bordo), 80% são jovens com menos de 40 anos e de 70 países distintos.
- A empresa possui sete escolas de formação destinadas à tripulação que estão localizadas na Itália (em Genova), Peru, Brasil, Filipinas, Índia e Indonésia. Além de participação de professores da Costa, esses centros de educação contam com a parceria de universidades renomadas. Há também instrutores na China, Vietnã e Chile.
- Pesquisa interna realizada em 2009 pela empresa constatou que 98% dos clientes da Costa mostraram-se satisfeitos com os serviços oferecidos.

Comentários