Chegada da alta temporada turística deve impulsionar o setor de locação de automóveis

Com a expectativa de um aumento de 21% na demanda turística, as locadoras de veículos acreditam em taxas de ocupação superiores a 80% neste verão
A alta temporada do turismo brasileiro começa em menos de um mês e já está gerando boas expectativas, nos mais variados segmentos do ramo, inclusive no setor de locação de automóveis, que espera atingir taxa de ocupação acima de 80%. O verão no país é marcado por grande procura do litoral e engloba datas como natal, réveillon, férias e carnaval, possibilitando mais tempo e disponibilidade para viagens e movimentando consideravelmente o turismo nacional.
Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) foi constatado que os empresários do setor estão otimistas e apostam em aumento de 21% na demanda entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011 se comparado ao mesmo período do ano anterior. No total, foram ouvidas 73 empresas de todos os segmentos do turismo e o otimismo é compartilhado por 85% dos entrevistados.
Para as locadoras de veículos, a alta temporada proporciona, além de um aumento nas locações, um número maior de diárias por cliente. Com mais de 80 franquias espalhadas por todo o Brasil, a expectativa de taxa de ocupação da Yes Aluguel Carros nesta temporada é, em média, de cerca de 80%, porém algumas agências, principalmente as que estão concentradas no litoral brasileiro, devem chegar a 100% de ocupação.
O diretor executivo da Yes Rent a Car Franchising, Raimundo Teixeira, afirma que essa é a época de maior procura e que a prática de locar automóveis vem ganhando cada vez mais adeptos. “Os turistas brasileiros estão percebendo que ao alugar um veículo aproveitam mais a viagem, conhecem mais destinos e ganham em praticidade e comodidade, saindo, muitas vezes, por um valor mais barato que pegar táxis”, explica o diretor executivo.
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) a temporada de verão tem superado as expectativas das locadoras ano após ano, mostrando um fortalecimento do turismo interno e que o brasileiro está criando uma cultura em alugar carro.
Sem burocracia para estrangeiros
No início deste ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a resolução que diz que motoristas estrangeiros não necessitam mais de apresentar a tradução juramentada da carteira original de habilitação para dirigir no Brasil. Agora, para alugar um carro, o turista deve apresentar a carteira de habilitação de seu país, dentro do prazo de validade, e um documento de identidade, que pode ser o próprio passaporte.
A expectativa das locadoras de automóveis é que esse seja um ponto importante no aumento de locações nesta alta temporada. Para Raimundo Teixeira, esse fator fará a diferença no setor de locação no Brasil. “O excesso de burocracia dificultava o processo para estrangeiros e agora é mais simples e fácil, fazendo com que movimente mais o setor na época em que o Brasil recebe mais turistas”, completa Teixeira.
O turista que permanecer no Brasil por até 180 dias pode dirigir utilizando a carteira de habilitação do seu próprio país. Após este período, o DETRAN estadual deve ser procurado para obter a habilitação brasileira.

Comentários