Brasileiro será forte consumidor de trens internacionais nos próximos cinco anos





O Brasil deve se tornar um forte consumidor de passagens de trens nos próximos cinco anos, prevê a Rail Europe 4A, empresa do Grupo Rail Europe (representante líder do segmento ferroviário europeu) voltado para a África, América do Sul, Ásia e Austrália. “Esse ano foi recorde de vendas no Brasil e as fortes vendas devem continuar. Esperamos triplicar nosso faturamento até 2015”, afirmou o CEO da empresa, Pierre-Stéphane Austi. Ao longo de 2010, o faturamento da companhia, só no País, soma 11 milhões de euros. O site em português que permite ao cliente pagar já em Reais foi inaugurado somente no ano passado e já representa 25% do mercado brasileiro.

Para os próximos anos, a estratégia para impulsionar o consumo será investir nos setores corporativo e de luxo. “Já somos conhecidos no segmento de lazer, por estudantes e mochileiros. Queremos expandir ainda mais nossos negócios para os mercados corporativo e de luxo, já a partir do ano que vem. Além disso, também pretendemos divulgar as ofertas que existem fora da Europa”, complementa o presidente da companhia. O grupo Rail Europe, uma joint venture entre as Linhas Ferroviárias Nacionais Francesas (SNCF) e as Linhas Ferroviárias Federais Suíças (SBB), possui parcerias internacionais e também vende passagens e bilhetes de ferrovias dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Coreia e Austrália.

Já os investimentos serão destinados à tecnologia, para desenvolver novos mercados e ferramentas de vendas, e ao marketing dos produtos. Quanto à tecnologia, a empresa antecipa que já mantém conversas com a Amadeus para implementar um sistema aqui no Brasil.

Em relação ao marketing, a meta é criar uma cultura de que o trem é uma boa alternativa aos aviões. “O brasileiro não tem o costume de pensar em viajar de trem. Por isso, precisamos fazer toda uma educação, criar a cultura de que é vantajoso usar o trem”, explica a gerente da Rail Europe 4A para a América do Sul, María Corinaldesi. A companhia gastou mais de 200 mil euros só em marketing no Brasil, neste ano. Para 2011, o CEO calcula um valor 30% superior.

Os resultados dos investimentos vêm em número de passageiros transportados. Até o final de 2010, a perspectiva é de que 200 mil brasileiros tenham sido transportados pela Rail Europe. Mundialmente, serão dois milhões de passageiros. Para o ano que vem, esses números são estimados em 250 mil e 2,6 milhões, respectivamente.

Apesar de o Brasil representar apenas 15% das vendas totais da empresa, o País se apresenta como mercado potencial, afirmam os executivos. Isso porque, de 2009 para 2010, as vendas aumentaram 60% e o Brasil já é o quinto maior mercado da Rail Europe 4A – devendo ocupar a quarta posição ao final deste ano. Além disso, na América do Sul, o País é o principal mercado, responsável por 51% das vendas totais da região. “Em 2010, as vendas no Brasil são o dobro do que eram em 2005, no ano anterior à existência do escritório na América do Sul”, afirma María. A atual filial da região foi inaugurada em 2006 e está localizada em Buenos Aires, na Argentina.


Outros números de 2010

O terceiro trimestre do ano apresentou recorde de vendas. A arrecadação global da companhia aumentou 38,8%, para 46 milhões de euros, em relação ao terceiro trimestre de 2009. No Brasil, esse crescimento foi de 55,5%, totalizando 3,604 milhões de euros, na mesma base de comparação. Já no acumulado até setembro, as vendas totais da Rail Europe 4A somaram 114,3 milhões de euros, alta de 35% ante igual período do ano passado. Só no País, esse aumento chegou a 62,3%, acumulando 9,038 milhões de euros.

Com as estimativas de aumento de passageiros, dos quais boa parte se deve às viagens de brasileiros, a empresa prevê arrecadação mundial de 135 milhões de euros com as vendas de seus produtos, o que representa alta de 32,3% ante 2009 (102 milhões de euros).

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