Benchmarking em Turismo - 2010 Promove Seminários Regionais pelo Brasil

O objetivo é multiplicar os conhecimentos obtidos nas nove viagens técnicas realizadas este ano pelo Programa.



Boas práticas na gestão de empreendimentos turísticos e estratégias para atrair e manter o turista no destino por mais tempo são exemplos de conhecimentos acumulados nas nove viagens técnicas realizadas pelo Programa Benchmarking em Turismo 2010, que serão disseminados pelo Brasil com a realização de cinco seminários regionais no mês de novembro.



O Benchmarking é um programa de aprimoramento do turismo nacional e capacitação do empresariado executado pela ABAV, em parceria com o SEBRAE, Ministério do Turismo e EMBRATUR.



A técnica consiste em selecionar empresários brasileiros de segmentos específicos do turismo para visitarem destinos que são referência em cada segmento. Com os conhecimentos obtidos nas viagens, os empresários têm o desafio de aprimorar seus próprios empreendimentos e contribuir para a melhoria da oferta turística em seu destino de origem através da multiplicação dos conhecimentos obtidos.



Em 2010 o programa visitou nove destinos, três internacionais e seis nacionais. Pela ordem cronológica as viagens técnicas foram para República Tcheca, Itália, Recife e Olinda, São Paulo, Brotas e Socorro, Perú, Gramado e Canela, Búzios e Pantanal. Ainda tem uma viagem para o México, no dia 26 de novembro, com foco de observação na diversificação da oferta de segmentos turísticos.



Nos seminários que acontecem neste mês de novembro serão apresentadas as boas práticas observadas e as suas possíveis aplicações. Também será entregue material de apoio, inclusive um banco de dados de casos de sucesso, para auxiliar no acesso ao conhecimento gerado pelo programa. Os seminários são dirigidos à consultores, gestores de turismo, multiplicadores, participantes do programa, técnicos de turismo e empresários.



A série de cinco seminários está prevista para iniciar em Brasília no dia 10 de novembro das 14h30 às 17h30, no auditório do Ministério de Mina e Energia. No dia seguinte, 11 de novembro, o evento será em Boa Vista (RN), das 9h às 12h no Auditório do Museu Integrado de Roraima. Depois será a vez de Belo Horizonte (MG), no dia 17/11, das 14h30 às 17h30 no Auditório do SEBRAE/MG. Em Gramado (RS), o seminário será no dia 19 de novembro das 14h às 17h na Sala de Coletivas do Centro de Feiras e Eventos Serra Park. O último seminário será realizado em Fortaleza, dia 22/11, na sede da ABAV-CE das 14h30 às 17h30.



As inscrições podem ser feitas pelo email benchmarking@abav.com.br e informações pelo telefone (41) 3045-1208 ou (41) 3045-1209

Comentários