“As quatro Estações de Ceará - Mirim - Conhecendo e vivenciando a arte, os Engenhos, o saber e os sabores dessa terra lendária”

O Município de Ceará - Mirim foi escolhido entre tantos do Rio Grande do Norte para participar do Projeto do Ministério do Turismo de “Produção associada ao Turismo – Ferramenta Metodológica para Desenvolvimento e integração de atividades Turísticas”.
A criação desta Ferramenta Metodológica para Desenvolvimento e Integração de Atividades Turísticas com foco na Produção Associada foi realizada em parceria pelo Ministério do Turismo - MTur, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e Associação de Cultura Gerais - ACG, visando auxiliar profissionais que atuem direta ou indiretamente nas atividades turísticas de uma localidade/região.
A proposta deste trabalho é desenvolver uma ferramenta metodológica detalhada para o desenvolvimento de uma atividade turística, baseada em princípios de planejamento e experiências de sucesso nesta área, apresentando técnicas que possibilitem promover a integração entre artesanato, manifestações culturais e produtos agropecuários, ressaltando a importância de se agregar valor às atividades turísticas por meio da produção associada ao turismo. Desta forma, é possível destacar valores como a sustentabilidade, a autonomia, a inclusão e o diferencial na construção de uma atividade turística com valores agregados.

Objetivos:

• Ampliar a percepção sobre a importância da produção local como diferencial competitivo para o destino turístico.


• Compreender a importância do papel da Produção Associada ao Turismo na geração de emprego e renda.


• Agregar valores, estimulando o desenvolvimento de competências e habilidades para o planejamento, organização e estabelecimento de novas atividades.


• Apresentar novos caminhos para a atividade turística, propiciando o entendimento da Cadeia Produtiva do Turismo local, sua importância como fonte de trabalho, renda, integração e desenvolvimento do destino turístico.

• Promover a valorização da cultura e identidade local.

O que é “Produção Associada ao Turismo”?
“Qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região, capazes de agregar valor ao produto turístico. São as riquezas, os valores e os sabores brasileiros. É o design, o estilismo, a tecnologia: o moderno e o tradicional. É ressaltar o diferencial do produto turístico para incrementar sua competitividade.”
A partir deste conceito, é possível identificar esses produtos e seus processos produtivos, que são parte integrante da economia local, para adequá-los ao mercado e ao processo de comercialização do turismo, tornando-os componentes da atratividade dos destinos, qualificando e diversificando a oferta turística.
O resultado desse trabalho será a elaboração de um catálogo das ofertas dessas atividades com foco na produção associada ao turismo, pelo MTur, que estará a partir de 2011 comercializando em todas as feiras e eventos de turismo no Brasil e no Mundo.
As atividades da Produção associada ao Turismo em Ceará – Mirim
“As quatro estações de Ceará - Mirim”
Trabalhamos quatro atividades no município, que identificamos de “As quatro estações de Ceará Mirim” – Estação das Artes, Estação dos Engenhos, Estação do Sabor e Estação do Saber.
O visitante/turista tem diversas formas de chegar a Ceará – Mirim (carro, buguy, ônibus e trem). Identificamos a atividade “Estação das Artes” com a chegada de TREM. Lembrando que trabalhamos atividades, e que o turista pode escolher qual atividade vivenciar.

Estação das artes – Saindo de Natal, da estação da Ribeira(CBTU) com destino a Ceará – Mirim percorremos um trecho de aproximadamente 40minutos, passando pelo Município de Extremoz. No Trem teremos a companhia de Produtores Culturais da terra recitando poesias e trechos de escritos de autores cearaminenses, que nos remetem ao passado da cultura canavieira que ainda permanece viva na sua cultura local e na arquitetura Colonial.
Chegando em Ceará - Mirim desembarcamos na Primeira das quatro estações - Estação das artes. No prédio onde hoje funciona a Estação Cultural, prédio construído na estação de trem e que hoje abriga um espaço para apresentação de manifestações culturais. Visitaremos a feirinha do artesanato, onde as artesãs mostrarão suas habilidades do fazer artesanalmente. Teremos a presença do Mestre Santana com seu artesanato de talhas e escultura de madeira, assim como apreciaremos a diversidade de tipologia como as cestarias de Dona Ana, pinturas e cerâmica de outros artesãos. Na Estação das artes seremos recebidos pelo “Cordel do fogo de luz” espetáculo em versos de Cordel apresentado pelo artista local Múcio, que convida a todos a dar boas gargalhadas.
Estação dos Engenhos – No caminho da “Rota dos Engenhos”, área rural onde abriga em seu território uma diversidade de ruínas e prédios antigos de engenhos, visitaremos o Engenho Verde Nasce. Fundado no período da Aristocracia canavieira, pelo primeiro Juiz de Ceará-Mirim. Em frente ao Engenho existe uma cerca de ferro fundido trazido da Inglaterra. Nesta propriedade também abriga o “Túmulo de Ema”.
Vale recordar: “O Juiz fundador do Verde Nasce Dr. Victor José enviou seu filho para estudar na Inglaterra e lá conheceu uma moça chamada Ema Tompsom e com ela se casou trazendo-a para morar consigo em Ceará –Mirim. Não adptando-se a mudança de clima, Ema vem a falecer, pelo fato de pertencer a igreja anglicana, a jovem não teve sepultamento eclesiástico e seu amado Marcelo, sepulto-a no alto da colina do Verde Nasce, onde os dois apreciavam o pôr do sol todas as tarde. Marcelo continuou, mesmo depois da morte, a apreciar esse por do sol sem a presença de sua Ema. Dizem que durante muito tempo podia-se ver os dois sentados apreciando o por do sol, mesmo depois de suas mortes.”
Durante a visitação ao Engenho Verde Nasce, vivenciamos o processo artesanal da moída da cana de açúcar, nos moldes antigos da época áurea da cultura da cana de açúcar. Apreciando a vista do vale, faremos um passeio de carroça nesta propriedade nas margens do rio lagoa azul, um dos afluentes do Rio Ceará Mirim. Podemos degustar produtos da gastronomia local fabricados em Assentamentos Rurais, como biscoitos, bolos, rapadura, sucos, nos deliciar com a galinha caipira, carne de bode entre outras iguarias da região.

Estação do sabor – No Mercado do Café, como é conhecido o principal mercado da cidade, temos a possibilidade de saborear o que a gastronomia Cearaminense tem a nos oferecer, degustando pratos como picado, guisado de carneiro, carne de sol com macaxeira, o famoso caldo de cana com pão doce, tapiocas dentre outras especialidades do mercado, ao som do verdadeiro forró pé de serra.

Estação do saber – Tour guiado,vamos conhecer um pouco da arquitetura local, seu prédios históricos, como Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Solar Antunes, Biblioteca Publica, Antigo Colégio Santa Águeda, sobrado das Correias. Conhecida com a cidade de tem mais lendas no Brasil, durante o percurso podemos ver e ouvir as “Lendas de Ceará-Mirim”, apresentado pela artista local Babi.




Bartira Seixas Vicente
Gestora de Turismo

Comentários