22º Festival do Turismo de Gramado Enoturismo terá espaço no Festuris

O enoturismo de Gramado e Canela terá uma área reservada dentro do Destinos em Destaque na próxima edição do Festival do Turismo de Gramado. O evento, que neste ano tem patrocínio do SEBRAE Nacional, aposta no crescimento e na organização do enoturismo como nicho de mercado. Marta Rossi, diretora do Festival, esteve reunida com os empresários locais Normélio Ravanello, da Vinícola Ravanello, e Algielto Bertusso da Vinícola Jolimont, para desenvolver a proposta que vai ser trabalhada neste ano. Em países da Europa e nos Estados Unidos, o segmento é amplamente organizado e as operadoras vendem pacotes às pessoas que se deslocam para regiões de vinhedos.

Ravanello está em fase de abertura, em Gramado, de uma vinícola que levará seu nome. Segundo ele, a ideia é trabalhar com um processo diferenciado na produção de vinhos finos voltados, com produção inicialmente voltada para o mercado regional. Jolimont, conta com mais de 60 anos de experiência no mercado. Estabelecida no Morro Calçado, em Canela, elabora vinhos genuínos, puros e de qualidade internacional. O espaço na feira de negócios ainda conta com o apoio do Festival Internacional de Gastronomia.

Para Marta Rossi a proposta principal é organizar o setor, “Queremos mostrar que o enoturismo pode ter um apelo comercial muito forte para o deslocamento das pessoas. No Brasil, existem regiões produtoras de vinho que podem ser desenvolvidas e trabalhadas pensando neste tipo de mercado”. Segundo a representante comercial do evento, Daniela Seibt, o brasileiro está interessado em conhecer melhor o vinho como produto. Ela diz que o turista aprendeu a apreciar essa bebida de uma maneira mais cultural e que um dos objetivos dos viajantes interessados no enoturismo é conhecer as regiões produtoras e degustar os produtos diretamente na vinícola.


SOBRE O EVENTO
O 22º Festival do Turismo de Gramado tem patrocínio do SEBRAE Nacional e se realiza de 18 a 21 de novembro, no Serra Park. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o Festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico. Em sua última edição, recebeu cerca de 13 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul.
Informações
www.festivalturismogramado.com.br
twitter.com/festurgramado

Comentários