TUDO PRONTO PARA A ABAV 2010

SAIBA AQUI TODAS AS NOVIDADES DO MAIOR CONGRESSO DE TURISMO


Considerado o maior do continente americano em turismo, o evento trará as tendências do turismo para 2011 e fará um diagnóstico do setor, que reunirá 24 mil visitantes e mais de 800 expositores, ocupando todo o Riocentro


Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, profissionais do setor de turismo levarão para o Riocentro, no Rio de Janeiro, as tendências do setor para o ano de 2011. É o 38ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens – ABAV 2010 e Feira das Américas, o maior evento do setor do continente americano, que deverá atrair 24 mil visitantes. Somente a exposição ocupará 35 mil metros quadrados, reunindo 800 empresas e órgãos governamentais expositores.


A expectativa é que a ABAV 2010 movimente cerca de R$ 26 milhões na economia do Rio, entre gastos dos congressistas com hospedagem, alimentação, compras e entretenimento. A média de ocupação hoteleira durante o evento, que vai de 20 a 22 de outubro, é de 80%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH/RJ).


A abertura oficial será dia 20, às 10h, no Pavilhão 5, com pronunciamento do presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira. Além do ministro do turismo Luiz Barreto, do governador e do prefeito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e Eduardo Paes, está sendo aguardada a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras autoridades convidadas.


“Este é um grande momento para o mercado. Muitas oportunidades sugem para o empresariado durante esse encontro, além de conseguirmos reunir todos os segmentos do mercado em discussões sobre as necessidades de cada área. Ao final, teremos nas mãos um documento com o diagnóstico do setor que servirá para orientar nossas ações”, afirma Carlos Alberto Ferreira, presidente da ABAV.

As atividades da ABAV 2010 começam diariamente às 9h30, com a parte técnica do congresso, com as salas temáticas e as plenárias a partir de 12h. Às 13h, começa a exposição.


Seminários: nova formatação


Uma reformulação na parte técnica dará mais conteúdo e dinamismo ao Congresso, cujo tema central é Agente & Cliente: a Melhor Relação. Nesta edição, os seminários das salas temáticas acontecerão simultaneamente nos dias 21 e 22, das 9h30 às 12h, antes da realização das sessões plenárias, que seguem das 12h às 14h. Não haverá, como nos anos anteriores, pré-inscrições. As vagas serão limitadas e preenchidas por ordem de chegada.


Segundo Ferreira, a reestruturação teve como objetivo agregar mais conhecimento técnico ao agente. “A ABAV, ao longo dos últimos anos, vem se antecipando aos novos desenhos do mercado, que logicamente trouxeram desafios desconhecidos ainda para o agente de viagens. O nosso evento tem acompanhado esse processo e, já há algum tempo, estamos dando maior peso à parte científica, que acaba ficando limitada aos horários da exposição”, explica o dirigente.


Nas salas, serão realizadas nove Rodadas de Oportunidades simultâneas, durante os dois dias, em formato de debate para estimular a interatividade. Os agentes terão a oportunidade de estar frente a frente com empresários de destaque de vários segmentos da cadeia produtiva do turismo para discutir cruzeiro marítimos, operação, receptivo, seguro e assistência, turismo rodoviário, locação de veículo, turismo corporativo, além de temas relacionados à tecnologia e marketing voltado para as classes C e D.


Sardenberg é uma das atrações das plenárias


Em seguida, serão realizadas as sessões plenárias, no auditório principal do Pavilhão 5. O jornalista e comentarista econômico Carlos Alberto Sardenberg comandará a palestra do dia 21 com o tema central do evento. Sardenberg é âncora do programa CBN Brasil, da Rádio CBN, e comentarista no Jornal das Dez, da Globonews, e no Jornal da Globo, da TV Globo, além de colunista do O Estado de S.Paulo e do O Globo.


A palestra de encerramento, no dia 22, será comandada pelo PROAGÊNCIA II. O palestrante e ator André Tadeu, por meio de personagens divertidos do cotidiano do agente de viagens, falará sobre o tema Reinventando as Agências de Viagens. Em formato de training show, onde o foco central é desenvolvido por meio de um show teatral, André mostrará o que pensa, quer e precisa o empreendedor do Agenciamento de Viagem diante da atual conjuntura do mercado.


Feira da Américas – o mundo no Riocentro


A Feira das Américas reunirá operadoras de turismo, companhias marítimas e aéreas, hotéis e resorts, seguradoras, editoras especializadas, destinos nacionais e internacionais, órgãos governamentais e entidades empresariais do setor. Dividida em três pavilhões, será palco de muitas novidades. Os expositores prepararam lançamentos, degustações, sorteios, apresentações artísticas e outras atrações.


Serão aproximadamente 300 estandes, reunindo 800 expositores. A participação de países em relação à edição anterior aumentou significativamente. Neste ano, são 50 contra 42 do ano passado, somando, até o momento, 26 delegações estrangeiras, com previsão de aumento até o início do evento.


Um resumo do Brasil


O Pavilhão 2 – Brasil concentrará os estandes de todos os Estados brasileiros e o do Ministério do Turismo. Secretarias e empresas oficiais de turismo de Estados, Distrito Federal e municípios aproveitarão a oportunidade para lançar materiais promocionais novos e 29% dos expositores dessa área lançarão no mercado de viagens roteiros inéditos. Estandes cenográficos, atrações musicais, artesanato e as mais variadas comidas típicas serão utilizadas para promover as potencialidades turísticas de Norte a Sul do País.


O Pavilhão 3 – Américas receberá os destinos brasileiros e das Américas e concentrará grandes novidades. Entre elas, a inserção de um espaço para operadoras associadas a Braztoa. “A ABAV 2010 espelhará o que temos apregoado: a necessidade de unir todos os segmentos do mercado para ganhar em representatividade e força política. O evento funcionará como um grande guarda-chuva”, ressalta o presidente da ABAV.


O Pavilhão 04 – Mundo reunirá as operadoras de viagens, meios de transporte, meios de hospedagem, associações, seguradoras, destinos internacionais, entre outros expositores. Nesta área, todos os estandes terão tamanhos padronizados e as ruas foram alargadas com objetivo de proporcionar mais conforto aos visitantes e permitir-lhes uma melhor visualização dos expositores.


Confira abaixo os serviços disponíveis durante o evento:


Praça de alimentação

Este ano, será montado no Pavilhão 3 uma Varanda Gastronômica pela empresa Top Goumet. No espaço, estarão os restaurantes Nagai (cozinha japonesa), Al Tagglio (cozinha italiana), Planeta Árabe (Cozinha do Oriente Médio) e o Cachorro Quente Genial, além de doces portugueses, água de coco e um café com barista. A entrada será pelo próprio pavilhão e terá vista para os jardins do Riocentro. Além disso, os visitantes terão à disposição um café com pequenas refeições no pavilhão 4 e um mini-bar no pavilhão 2.


Pavilhões

No Pavilhão 5, aberto das9h às 14h, serão realizadas as atividades do 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens. O Pavilhão 1, entrada oficial do evento e local onde deverão ser retiradas as credenciais, será tematizado com uma montagem das Cataratas do Iguaçu. O horário de funcionamento das 8h às 19h.


Os demais pavilhões,destinados à Feira das Américas, abrem das 13h às 19h. No Pavilhão 2 –Brasil, os visitantes irão encontrar todos os Estados Brasileiros e o Ministério do Turismo. No pavilhão 3 – Américas, estarão todas as cidades brasileiras e os principais fornecedores de turismo. Já no pavilhão 4 –Mundo, estarão os países e empresas estrangeiras.


Serviço médico


Os participantes do Evento Abav 2010 contam com uma estrutura de apoio médico e de assistência emergencial garantida pela Travel Ace. Assim como em anos anteriores, a empresa manterá no Riocentro uma equipe de médicos e enfermeiros, além de ambulatório e ambulâncias UTI. Os postos de atendimento médico estarão localizados nos cinco pavilhões, sendo que nos pavilhões 2, 3 e 4 funcionará das 8h às 19h, no pavilhão 1 das 13h às 19h e no pavilhão 5 das 8h às 13h.


Sala de imprensa


Para atender os mais de 700 jornalistas que cobrem o evento, foram montadas duas Salas de Imprensa. A primeira, que funcionará das 9h às 19h, ficará localizada no pavilhão 5. A segunda ficará no mezanino 2 do Pavilhão 4 e funcionará das 13h às 19h. Além disso, os expositores têm à disposição uma sala para coletivas de imprensa, pré-agendadas, localizada no mezanino 4 do Pavilhão 4.


Transporte


Os congressistas contarão com um roteiro de transporte oficial que circulará entre os aeroportos do Tom Jobim (Galeão) e Santos Dumont, hotéis e o Riocentro. Os ônibus começam a atender os congressistas já no dia 19, fazendo o circuito do aeroporto aos hotéis cadastrados, de hora em hora, das 7h às 21h. Nos dias do evento, de 20 a 22, serão cinco linhas circulando entre hotéis e o Riocentro, com partidas de 8h30 às 9h e de 12h às 13h, com retorno das 17h às 20h. Para ter acesso ao ônibus, basta apresentar a confirmação de inscrição, recebida por e-mail. As rotas estão disponíveis no site , sessão visitantes – como chegar.


Estacionamento


São 10 mil vagas disponíveis no estacionamento do Riocentro. O valor para visitantes será de R$12 por dia, sem direito a retorno. Já os expositores podem adquirir pacotes para os três dias de evento pelo valor de R$ 36, com direito a múltiplas entradas.


Os visitantes deverão acessar o estacionamento pelos portões a, IB ou IC. Já os expositores, além dos três portões já citados, podem utilizar ainda o portão G. Os expositores interessados na compra do pacote devem entrar em contato diretamente com a GLEventos pelo telefone (21) 3035.9100, ou, ainda, comprar no guichê de estacionamento na chegada.


Check In e venda de passagens TAM


A companhia aérea TAM terá uma loja no pavilhão 03, rua H, número 235, onde oferecerá o serviço de check-in e venda de passagens.


Balcões de informação


Na entrada de todos os pavilhões do Riocentro estarão localizados Balcões de Informações para atenderas congressistas e expositores.


Guarda-volumes


No pavilhão 1 os visitantes terão à disposição uma sala de guarda-volumes.


Achados e Perdidos


O evento contará com uma sala de Achados e Perdidos no pavilhão 1.


Caex


Os Centros de Atendimento ao Expositor estarão localizados nas Docas dos pavilhões 2, 3 e 4.


Estande Abav 2010


A Abav estará com um stand no pavilhão 3, rua H 426, para que os expositores possam garantir seu espaço para o Evento Abav 2011.


Tranfers gratuitos


Os congressistas contarão com um roteiro de transporte oficial que circulará entre os aeroportos do Tom Jobim (Galeão) e Santos Dumont, hotéis e o Riocentro. Os ônibus começam a atender os congressistas já no dia 19, fazendo o circuito do aeroporto aos hotéis cadastrados, de hora em hora, das 7h às 21h. Nos dias do evento, de 20 a 22, serão cinco linhas circulando entre hotéis e o Riocentro, com partidas de 8h30 às 9h e de 12h às 13h, com retorno das 17h às 20h.


Planta Interativa


Para facilitar e planejar melhor sua visita à Feira das Américas 2010, a Reed Exhibitions Alcantara Machado disponibiliza no site www.feiradasamericas.com.br a ferramenta Planta Interativa. O recurso permite que os congressistas tenham uma visão geral do evento e façam uma busca dos produtos e dos expositores para selecionar aqueles que mais interessam e, a partir disso, construir um percurso de visitação. Para ter acesso é muito simples: basta clicar no ícone Planta Interativa, disponível na página principal, e fazer a pesquisa. É importante efetuar o cadastro no ícone Entrar/Cadastrar para usufruir de todas as vantagens da ferramenta.




38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2010
20 a 22 de outubro
Riocentro – Rio de Janeiro/RJ

Comentários