Travelport renova parceria com Feira das Américas – ABAV 2010, ampliando ações da campanha “Por um trade mais verde”
Travelport, ABAV e Reed Exhibitions Alcantara Machado unem esforços para compensar as emissões de carbono da Feira das Américas - ABAV 2010 em prol do turismo sustentável
ravelport, uma das líderes mundiais em sistemas de distribuição global (GDS), retoma a ação “Por um trade mais verde”, durante a Feira das Américas - ABAV 2010, assumindo o compromisso de compensar as emissões de carbono do evento através de um programa de plantio de árvores no Brasil. A iniciativa em prol do turismo sustentável se consolida no setor, ganhando força e inovações a cada edição do evento. A Feira das Américas ABAV 2010 será realizada nos dias 20, 21 e 22 de outubro, das 13h às 19h, no Riocentro Exhibition & Convention Center, no Rio de Janeiro.
Pioneira na ação, a Travelport patrocinou pela primeira vez a compensação das emissões de carbono geradas pelo pavilhão 4 na Feira das Américas de 2008. Na edição 2010 do evento, dá continuidade à iniciativa de responsabilidade ambiental, renovando a campanha “Por um trade mais verde” no Brasil. Na prática, serão plantadas 732 mudas de árvores, como forma de compensar o gás carbônico (CO2) emitido durante a organização da edição 2010, que reúne cerca de 800 expositores, 40 países e 35 mil m² de área de exposição. O cálculo da quantidade de árvores necessárias para compensar as emissões foi feito pela consultoria independente Instituto Totum e as árvores serão plantadas com a Fundação SOS Mata Atlântica pelo Programa Florestas do Futuro.
“Em 2010, avançamos nossa campanha global, renovando a parceria com a entidade representativa das operadoras turísticas (BRAZTOA) e das agências de viagens (ABAV) que atuam no Brasil, contribuindo com a conscientização dos profissionais do setor de viagens que, certamente, desempenharão importante papel durante os preparativos do país para sediar a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, entre outros mega eventos”, afirma António Loureiro, diretor-geral para a Travelport Portugal e Brasil.
Convite aos expositores
“Todos os expositores estão convidados a participar dessa iniciativa que visa a responsabilidade ambiental”, afirma o comunicado oficial da ABAV 2010, ao propor às empresas expositoras que participem da ação. Nesta edição, os expositores poderão contribuir com a redução dos efeitos causados pelas emissões de CO2 geradas pela construção de seus stands. Ao aderir a iniciativa, o expositor receberá um selo que identifica seu stand e empresa como ambientalmente responsáveis, além de terem seu logo publicado em uma seção especial do site do evento (www.feiradasamericas.com.br) e da iniciativa ”Por um trade mais verde” (www.travelportbrasil.com.br/porumtrademaisverde).Para participar, o expositor deve contatar Claudia Veiga Jardim, do Instituto Totum, pelo e-mail cjardim@institutototum.com.br até o dia 14 de outubro.
O programa de compensação de emissões faz jus ao selo Plantamos Árvores, concedido pelo Instituto Totum em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que autentica o desenvolvimento do projeto. “Esse tipo de ação é muito importante, porque dá grande visibilidade aos projetos de compensação de emissões e contribuiu não só para a compensação em si, mas, igualmente, para a divulgação dessa prática perante o grande público, estimulando outras empresas adotarem estratégias semelhantes”, elogia a consultora do Instituto Totum, Cláudia Veiga Jardim.
Para chegar ao número de árvores necessárias, a fim de compensar as emissões de CO2 emitidas direta e indiretamente pelo evento, o Instituto Totum levantou as fontes de emissão de gases de efeito estufa do evento e quantificou-as com base em informações fornecidas pela Travelport e a organizadora da Feira, Reed Exhibitions Alcantara Machado. No levantamento, ficou constatado que, ao final do encontro, serão gerados 182,52 tCO2e (toneladas de gás carbônico equivalente), número que também inclui o deslocamento dos envolvidos na organização do evento, por via terrestre e aérea.
Convite aos visitantes
Visitantes que quiserem compensar os gases emitidos com o seu deslocamento para o evento, são convidados a acessar o site www.travelport.com.br/porumtrademaisverde e conferir, com apoio da calculadora ambiental, como é simples se juntarem a causa e compensar as emissões.
Desenvolvida pela Key Associados, a calculadora ambiental informa as emissões de CO2 geradas pelo transporte de cada um ao evento e quantas árvores devem ser plantadas, para que tais emissões sejam compensadas.
Sobre a Travelport
A Travelport é a provedora de serviços líder em soluções cruciais para o processamento de transações para companhias que operam no setor global de viagens.
Presente em 160 países, com cerca de 5.400 funcionários e receita de 2.2 bilhões de dólares em 2009, a Travelport é formada pela divisão do sistema de distribuição global (GDS, na sigla em inglês), que inclui as marcas Galileo e Worldspan; pela GTA, provedora multicanal líder em serviços de hotelaria e terrestres; e a Airline IT Solutions, que hospeda aplicativos cruciais e oferece soluções corporativas e de análise de dados para grandes companhias aéreas.
A Travelport também possui cerca de 48% da Orbitz Worldwide (NYSE: OWW), líder mundial entre as agências online de viagens. A Travelport é uma companhia privada, propriedade do The Blackstone Group, da One Equity Partners, da Technology Crossover Ventures e da administração da Travelport.
Sobre a Feira das Américas – ABAV 2010
A Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV promove há 50 anos ações que contribuem com o desenvolvimento do turismo brasileiro, tornando-se a associação mais representativa do setor. Dentre suas atividades está a realização da Feira das Américas. A primeira edição da Feira das Américas aconteceu em 1974, no Guarujá – SP. Após um período de realização itinerante fixou-se na cidade do Rio de Janeiro a partir de 2003. Com um crescimento contínuo durante esses mais de 30 anos, o evento tornou-se o maior e mais importante do continente, reunindo os principais nomes, marcas e negócios do segmento turístico.
Seguindo uma tendência mundial, em 2009 a ABAV fez uma parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado para operacionalizar a realização do evento e potencializar ainda mais seu crescimento.
Sobre o Instituto Totum
O Instituto Totum fornece soluções integradas aos clientes, desde a concepção até a operacionalização de projetos que visam a integração e o desenvolvimento das cadeias de negócios.
* Programas Corporativos de Certificação ou Selos
* Desenvolvimento de Normas, Prêmios ou Esquemas de Certificação Setoriais
* Programas de Benchmarking dentro de Setores Econômicos ou Associações
* Desenvolvimento da Base de Fornecedores de Organizações Caracterizadas como Grandes Compradoras
* Programas Cooperativos e Setoriais
* Análise Setorial e Diagnóstico para Desenvolvimento de Setores ou Cadeias de Negócio
* Programas de Treinamento Decorrentes de Análise Setorial
Sobre a Key Associados
A Key Associados é uma empresa que presta serviços de consultoria, assessoria, auditoria e treinamento em gestão de negócios nas áreas de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Mercado de Carbono, Qualidade, Saúde e Segurança Ocupacional, Alimentos e Responsabilidade Social. Desde sua fundação, em 1997, atua a partir da análise de fatores econômicos, ambientais e sociais nos quais os clientes e seus stakeholders estão inseridos. Localizada em São Paulo, com filial em Belo Horizonte, conta com uma equipe de mais de 60 consultores associados.
ravelport, uma das líderes mundiais em sistemas de distribuição global (GDS), retoma a ação “Por um trade mais verde”, durante a Feira das Américas - ABAV 2010, assumindo o compromisso de compensar as emissões de carbono do evento através de um programa de plantio de árvores no Brasil. A iniciativa em prol do turismo sustentável se consolida no setor, ganhando força e inovações a cada edição do evento. A Feira das Américas ABAV 2010 será realizada nos dias 20, 21 e 22 de outubro, das 13h às 19h, no Riocentro Exhibition & Convention Center, no Rio de Janeiro.
Pioneira na ação, a Travelport patrocinou pela primeira vez a compensação das emissões de carbono geradas pelo pavilhão 4 na Feira das Américas de 2008. Na edição 2010 do evento, dá continuidade à iniciativa de responsabilidade ambiental, renovando a campanha “Por um trade mais verde” no Brasil. Na prática, serão plantadas 732 mudas de árvores, como forma de compensar o gás carbônico (CO2) emitido durante a organização da edição 2010, que reúne cerca de 800 expositores, 40 países e 35 mil m² de área de exposição. O cálculo da quantidade de árvores necessárias para compensar as emissões foi feito pela consultoria independente Instituto Totum e as árvores serão plantadas com a Fundação SOS Mata Atlântica pelo Programa Florestas do Futuro.
“Em 2010, avançamos nossa campanha global, renovando a parceria com a entidade representativa das operadoras turísticas (BRAZTOA) e das agências de viagens (ABAV) que atuam no Brasil, contribuindo com a conscientização dos profissionais do setor de viagens que, certamente, desempenharão importante papel durante os preparativos do país para sediar a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, entre outros mega eventos”, afirma António Loureiro, diretor-geral para a Travelport Portugal e Brasil.
Convite aos expositores
“Todos os expositores estão convidados a participar dessa iniciativa que visa a responsabilidade ambiental”, afirma o comunicado oficial da ABAV 2010, ao propor às empresas expositoras que participem da ação. Nesta edição, os expositores poderão contribuir com a redução dos efeitos causados pelas emissões de CO2 geradas pela construção de seus stands. Ao aderir a iniciativa, o expositor receberá um selo que identifica seu stand e empresa como ambientalmente responsáveis, além de terem seu logo publicado em uma seção especial do site do evento (www.feiradasamericas.com.br) e da iniciativa ”Por um trade mais verde” (www.travelportbrasil.com.br/porumtrademaisverde).Para participar, o expositor deve contatar Claudia Veiga Jardim, do Instituto Totum, pelo e-mail cjardim@institutototum.com.br até o dia 14 de outubro.
O programa de compensação de emissões faz jus ao selo Plantamos Árvores, concedido pelo Instituto Totum em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que autentica o desenvolvimento do projeto. “Esse tipo de ação é muito importante, porque dá grande visibilidade aos projetos de compensação de emissões e contribuiu não só para a compensação em si, mas, igualmente, para a divulgação dessa prática perante o grande público, estimulando outras empresas adotarem estratégias semelhantes”, elogia a consultora do Instituto Totum, Cláudia Veiga Jardim.
Para chegar ao número de árvores necessárias, a fim de compensar as emissões de CO2 emitidas direta e indiretamente pelo evento, o Instituto Totum levantou as fontes de emissão de gases de efeito estufa do evento e quantificou-as com base em informações fornecidas pela Travelport e a organizadora da Feira, Reed Exhibitions Alcantara Machado. No levantamento, ficou constatado que, ao final do encontro, serão gerados 182,52 tCO2e (toneladas de gás carbônico equivalente), número que também inclui o deslocamento dos envolvidos na organização do evento, por via terrestre e aérea.
Convite aos visitantes
Visitantes que quiserem compensar os gases emitidos com o seu deslocamento para o evento, são convidados a acessar o site www.travelport.com.br/porumtrademaisverde e conferir, com apoio da calculadora ambiental, como é simples se juntarem a causa e compensar as emissões.
Desenvolvida pela Key Associados, a calculadora ambiental informa as emissões de CO2 geradas pelo transporte de cada um ao evento e quantas árvores devem ser plantadas, para que tais emissões sejam compensadas.
Sobre a Travelport
A Travelport é a provedora de serviços líder em soluções cruciais para o processamento de transações para companhias que operam no setor global de viagens.
Presente em 160 países, com cerca de 5.400 funcionários e receita de 2.2 bilhões de dólares em 2009, a Travelport é formada pela divisão do sistema de distribuição global (GDS, na sigla em inglês), que inclui as marcas Galileo e Worldspan; pela GTA, provedora multicanal líder em serviços de hotelaria e terrestres; e a Airline IT Solutions, que hospeda aplicativos cruciais e oferece soluções corporativas e de análise de dados para grandes companhias aéreas.
A Travelport também possui cerca de 48% da Orbitz Worldwide (NYSE: OWW), líder mundial entre as agências online de viagens. A Travelport é uma companhia privada, propriedade do The Blackstone Group, da One Equity Partners, da Technology Crossover Ventures e da administração da Travelport.
Sobre a Feira das Américas – ABAV 2010
A Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV promove há 50 anos ações que contribuem com o desenvolvimento do turismo brasileiro, tornando-se a associação mais representativa do setor. Dentre suas atividades está a realização da Feira das Américas. A primeira edição da Feira das Américas aconteceu em 1974, no Guarujá – SP. Após um período de realização itinerante fixou-se na cidade do Rio de Janeiro a partir de 2003. Com um crescimento contínuo durante esses mais de 30 anos, o evento tornou-se o maior e mais importante do continente, reunindo os principais nomes, marcas e negócios do segmento turístico.
Seguindo uma tendência mundial, em 2009 a ABAV fez uma parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado para operacionalizar a realização do evento e potencializar ainda mais seu crescimento.
Sobre o Instituto Totum
O Instituto Totum fornece soluções integradas aos clientes, desde a concepção até a operacionalização de projetos que visam a integração e o desenvolvimento das cadeias de negócios.
* Programas Corporativos de Certificação ou Selos
* Desenvolvimento de Normas, Prêmios ou Esquemas de Certificação Setoriais
* Programas de Benchmarking dentro de Setores Econômicos ou Associações
* Desenvolvimento da Base de Fornecedores de Organizações Caracterizadas como Grandes Compradoras
* Programas Cooperativos e Setoriais
* Análise Setorial e Diagnóstico para Desenvolvimento de Setores ou Cadeias de Negócio
* Programas de Treinamento Decorrentes de Análise Setorial
Sobre a Key Associados
A Key Associados é uma empresa que presta serviços de consultoria, assessoria, auditoria e treinamento em gestão de negócios nas áreas de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Mercado de Carbono, Qualidade, Saúde e Segurança Ocupacional, Alimentos e Responsabilidade Social. Desde sua fundação, em 1997, atua a partir da análise de fatores econômicos, ambientais e sociais nos quais os clientes e seus stakeholders estão inseridos. Localizada em São Paulo, com filial em Belo Horizonte, conta com uma equipe de mais de 60 consultores associados.
Comentários