Ministro do Turismo de Portugal lança Campanha de Imagem no Brasil




O Ministro do Turismo de Portugal, Bernardo Trindade, lançou nesta quinta-feira, dia 21 de outubro, a Campanha de Imagem de Portugal no Brasil, por ocasião da 38ª edição da Feira das Américas, organizada pela ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagem), no hotel Fasano, no Rio de Janeiro.
Esta é a primeira vez que o Turismo de Portugal desenvolve um projeto publicitário voltado especificamente para o Brasil. Com o tema “Por que Portugal?”, a campanha tem como objetivo mostrar aos brasileiros os diversos motivos que eles têm para visitar e se surpreender com Portugal. De acordo com o Ministro, a campanha pretende exaltar a excelência turística de um país que consegue manter suas tradições sem deixar de avançar tecnologicamente e investir em energias renováveis, setor em que Portugal é líder de mercado.
“Quero ressaltar que além de mostrar um outro Portugal para os brasileiros, a campanha representa bem a confiança, a proximidade e a cumplicidade que Portugal tem com o Brasil, um país irmão; mais do que nunca, ela reforça a valorização desta relação entre Brasil e Portugal”, ressaltou.
Com o slogan, Já está na hora de você descobrir Portugal, a campanha conta com diferentes opções de anúncios que retratam a diversidade da oferta turística portuguesa, incluindo as cidades, a natureza, o patrimônio, a gastronomia e a praia. O projeto gráfico foi desenvolvido com imagens de alguns dos principais atrativos de Portugal - mostrados de uma maneira inusitada – e, os textos, são como breves roteiros, que buscam retratar a experiência de uma visita ao país.
Para a escolha da agência, o Turismo de Portugal procurou uma empresa que respondesse aos seguintes critérios: tivesse um profundo conhecimento de Portugal e da sua oferta e simultaneamente das motivações e interesses do consumidor brasileiro. A agência que respondeu a estes critérios foi a brasileira Master, com direção criativa de Edson Athayde, um profissional premiado com experiência em Portugal e no Brasil.
Portugal é um dos principais destinos turísticos mundiais, estando entre os Top 20 do mundo, com mais de 12 milhões de turistas por ano. Nos últimos 10 anos o número de brasileiros que escolhem Portugal como destino de férias tem mantido um crescimento constante. Em 2008, esse número foi de 223 mil brasileiros e este ano deve chegar a 300 mil. 5% dos brasileiros que passam férias no estrangeiro escolhem Portugal como destino.
Do ponto de vista dos fluxos turísticos em Portugal, o Brasil é o mercado que mais cresceu. Entre janeiro e agosto de 2010, foram registrados 41,6% mais hóspedes, 45,2% mais pernoites, além de aumento de 66,6% nas receitas. Até agosto, o Brasil conquistou a 5ª posição enquanto gerador de receitas turísticas em Portugal, face à 7ª posição ocupada em 2009.
Quanto aos voos diretos, tem-se registrado um crescimento constante para Lisboa e Porto, com origem em nove cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Campinas, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. A TAP é a companhia que domina a operação aérea com uma quota de 99%.

Medalha Mérito Turístico

O lançamento da campanha contou com a presença da apresentadora da Rede Globo, Ana Maria Braga, que foi homenageada por Portugal pelo trabalho de divulgação do país. O ministro Bernardo Trindade entregou pessoalmente a Medalha do Mérito Turístico, honraria instituída pelo governo português em 1969 para distinguir pessoas e entidades que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento do turismo nacional.
“Pelo menos uma vez por ano piso em terras portuguesas. O povo português é acolhedor, sorridente e cheio de brilho”, ressaltou após citar todas as regiões já visitadas por ela no país. Ana Maria aproveitou a ocasião para agradecer ao diretor do Turismo de Portugal, Paulo Machado, que a “fez descobrir Portugal”. A viagem mais recente da apresentadora ocorreu no início do ano, quando gravou uma série de reportagens na Ilha da Madeira “Falo de Portugal como se fosse minha casa. Não percam a oportunidade de conhecer Portugal”.
Antes do evento, o ministro destacou a relação carinhosa de Ana Maria Braga com Portugal. “Ana Maria Braga tem sido nossa grande embaixadora de Portugal no Brasil através das ações cidadã e profissional com que ela tem comunicado a realidade de Portugal. Por isso a homenageamos com a Medalha que demonstra o nosso forte apreço com o trabalho que ela tem desenvolvido”.


Ficha técnica Campanha de Imagem de Portugal

Ficha Técnica – RE
Título Lisboa, Porto e Norte, Gastronomia, Natureza, Sol e Mar
Anunciante Turismo de Portugal
Produto Turismo
Campanha Por que Portugal?
Agência Master Comunicação
Direção de Criação Edson Athayde
Redação Edson Athayde, Guilherme Branco e Victor Afonso
Direção de Arte Eduardo Tavares
Art buyer Thaysa Bono e Mayane Milinavicius
Produção Fornecedor Patrícia Benetti
Fotografia Lúcio Cunha e arquivo cliente
Tratamento de Imagem Edi Studio
Diretor de Atendimento Marcelo Romaniewicz
Atendimento Juliana Cunha
Mídia OMD Portugal
Período da Veiculação out 2010
Meios de Veiculação Anúncio de jornal, anúncio de revista, mídia exterior e internet

Comentários