Liga Contra o Câncer realiza amanhã abertura oficial do Outubro Rosa

A Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer realizará amanhã, 05, a partir das 09h, no Centro Avançado de Oncologia (Cecan), a abertura oficial de sua programação para o Outubro Rosa. O objetivo do evento - que acontece pelo segundo ano no Rio Grande do Norte - é conscientizar e mobilizar a sociedade acerca dos alarmantes números do câncer de mama no Estado. Além do superintendente, Dr. Roberto Duarte Sales, estarão presentes na solenidade toda a diretoria da Liga, os grupos voluntários Rede Feminina de Combate ao Câncer e Grupo Despertar, e funcionários da instituição.



Ao longo de todo o mês de outubro serão realizadas palestras e panfletagens em shoppings, escolas, livrarias e diversas comunidades da cidade, como também várias outras mobilizações, entre elas uma Caminhada no sábado, 16, na avenida engenheiro Roberto Freire, que visa alertar sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce, exame que é considerado o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos.



Números da doença

Grande parte da população feminina ainda não se conscientizou da importância da detecção precoce do Câncer de mama. Por esse motivo, cerca de 10 mil mulheres continuam morrendo a cada ano. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é responsável por mais de 15% das mortes por câncer no Brasil. Por ano, cerca de 50 mil novos casos desse tipo de câncer são diagnosticados no País. O Inca estima ainda que o câncer de mama deve atingir 540 mulheres no Rio Grande do Norte em 2010, desses 60% já em estágio avançado, sendo 220 apenas na capital. O índice coloca o RN no quinto lugar entre os estados do Nordeste e 15º em todo o Brasil com maior índice de novos casos. Atualmente na Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer existem 1.200 pacientes se tratando do câncer de mama.

Comentários