Hungria propõe acordo de cooperação entre UnB e Budapest Business Scholl

Delegação chefiada pela Reitora apresenta programa da instituição no CET/UnB



O Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) recebeu hoje a visita de uma delegação húngara da Budapest Business School (BBS), para apresentação mútua dos projetos desenvolvidos por ambas as instituições e identificação de interesses comuns. O objetivo é promover intercâmbio entre alunos, professores e pesquisadores, por meio de acordo de cooperação que, se firmado, poderá dar início ao projeto já no próximo ano.



Três membros da BBS, chefiados pela reitora e presidente da Conferência dos Reitores Húngaros, Eva S. Kriszt, e acompanhados pelo conselheiro Gyula Misi, da Embaixada da Hungria, foram recebidos pelo diretor do CET, Neio Campos, e por dez professores deste Centro. O CET apresentou sua gama de programas e cursos nas áreas de Turismo, Gastronomia e Hotelaria e, em seguida, a reitora Eva Kirszt detalhou as três áreas abertas para cooperação, que correspondem à divisão disciplinar do ensino na instituição búlgara: Comércio, Setor Hoteleiro e Turismo; Gerenciamento Internacional e Estudos de Relações Comerciais; e, ainda, Finanças e Contabilidade.



A integração dessas três departamentos independentes surgiu da necessidade de preparar profissionais competentes, acadêmica e financeiramente, para o mercado. A BBS foi fundada em janeiro de 2000 e hoje, com cerca de 20 mil estudantes, é uma das maiores instituições de ensino superior da Hungria, relatou a reitora. Lá são oferecidos programas em diversos níveis, como graduação e pós, mestrado e doutorado, ministrados em inglês, francês e alemão, com ênfase na teoria, mas também na prática do conhecimento.



Liderança - A BBS mantém uma rede de instituições em várias partes da Hungria. São três campi: um na capital Budapeste; outro na cidade de Zalaegerszeg (sudoeste do país), e em Salgótarján (nordeste). Os acordos bilaterais de cooperação acadêmica e de pesquisa da BBS envolvem 110 instituições de ensino superior em 22 países do mundo todo.



Por essa liderança que exerce como uma escola de negócios no cenário acadêmico da Bulgária, a BBS tem grande interesse em estabelecer cooperação também com o Brasil, ressaltou a reitora. O diplomata Giula Misi disse que uma das possibilidades do acordo de cooperação são os cursos de curta duração, que um aluno interessado pode organizar para aprender, por exemplo, como funciona o sistema de turismo da União Européia –, da qual a Hungria é membro desde 2004.



Ao final da visita, a comitiva dirigiu-se ao gabinete ao reitor da UnB, José Geraldo de Souza Jr., para conversarem sobre a proposta, que foi apresentada originalmente ao Prof. Neio Campos, no CET, pelo então embaixador Csaba Pólyi, em 25 de agosto último. A delegação húngara aproveitou sua participação no Congresso dos Presidentes das Conferências Nacionais de Reitores, realizada em Buenos Aires, para fazer esses contatos exploratórios no Brasil.

Comentários