Demanda do setor de locação veículo deve dobrar até as Olimpíadas de 2016

ABLA garante que segmento é um dos que melhor remunera os agentes de viagens, mas ainda é mal trabalhado


São 400 mil veículos de aluguel no Brasil e este número vai dobrar até as Olimpíadas de 2016, afirmou o presidente do Conselho Nacional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), Paulo Gaba Júnior, durante a mesa temática Locação de Veículos: Ganhando Mais, Vendendo Rápido, no 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas 2010, que prossegue até o dia 22, no Riocentro, Rio de Janeiro.



O setor oferece uma das comissões mais altas para o agente de viagens, que variam de 5% a 30%, dependendo da tarifa e do tipo do veículo, porém o agente de viagens ainda não descobriu este nicho, ainda pouco procurado pelo profissional, enfatizou Gaba. "Temos hoje entre 15 a 16 milhões de usuários no País, só que o Brasil dispõe de 100 milhões de cartões de crédito emitidos, e o número de usuários de locação de automóveis deve crescer em torno de 50%, pois muitas pessoas vão alugar automóveis mais de uma vez", ressaltou Paulo Gaba.



O diretor da Rede Brasil, de aluguel de veículos, Marco Antônio Mendonça, concorda que os agentes ainda procuram pouco os serviços de locação de veículos. “Vocês ainda não descobriram essa nova forma de remuneração. Talvez falte uma comunicação maior entre as empresas do setor e as locadoras de automóveis.”



Era da Informação e da tecnologia



Com o mercado competitivo, Gaba explicou que hoje a relação agente e cliente é fundamental. O agente tem que utilizar ferramentas como internet, vender com segurança, desenvolver produtos diferenciados e, sobretudo, conhecer o cliente a fundo, oferecendo serviços adequados e de qualidade. Informações como saber com quem o cliente está viajando – se em família ou com amigos – é fundamental para não errar no atendimento.



“O agente precisa manter uma relação de confiança com seu cliente, tem que ter know-how. O mundo mudou e as pessoas querem mais liberdade e cada um deve diversificar seus produtos”, afirmou o dirigente.



Gaba explicou que ferramentas como GPS nos carros também facilita o aluguel de um veículo. Roteiros Taylor-Made / Forfait e nichos como turismo gastronômico, de luxo e compras, os circuitos de vinho e dos grandes prêmios de automobilismo são propícios para aluguel carros.



Gaba lembrou ainda que as empresas de locação estão presentes nos vários canais GDS´s (Amadeus, Galileo, Sabre, Worldspan), o que facilita a operacionalização.



O empresário Raul Agra, diretor da Spazia Viagens de Maceió, que trabalha com locação de veículos há um ano e meio, adquiriu um produto diferenciado para atender seus clientes: comprou um programa de sistemas de reservas com o objetivo de baixar custos com funcionários. "O custo operacional para manter uma locadora é alto, e o lucro também é pequeno, por isso é necessário procurar diferenciais".



Segundo ele, apesar da grande demanda de clientes, o setor ainda luta contra a informalidade, que promove uma concorrência desleal, reduzindo preços, sem oferecer um serviço qualidade com segurança ao cliente.



Amanhã, a sala temática a volta a acontecer no mesmo horário, das 9h30 até às 12h.

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