Bondinho de Santa Teresa é uma boa opção de passeio para o feriado



crédito da foto- Fábio Ferreira


Durante este feriado prolongado em comemoração a Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, passear pelas ladeiras de Santa Tereza pode ser um bom programa. Os bondes que atendem o bairro, e são um atrativo turístico do Rio, estarão circulando normalmente para atenderem melhor os moradores e visitantes que quiserem passear pela região. Quem visita a estação Carioca, a principal do sistema, já pode conferir todos os investimentos feitos pela Secretaria Estadual de Transportes para o conforto dos visitantes.

- Estamos investindo para implantar as melhorias necessárias ao sistema de bondes. A estação Carioca já foi totalmente pintada, e ganhou dois banheiros reformados para uso dos passageiros. Novas roletas também foram instaladas para aumentar a fiscalização da entrada e saída da estação, que também ganhou uma plataforma auxiliar, que está em fase de acabamento. A iluminação da linha do bonde sobre os Arcos da Lapa também foi recuperada – comenta o secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues.

Além disso, para atender os milhares turistas que usam o bonde mensalmente, foi aberto um posto de informação ao visitante. No local, há folhetos e materiais sobre os principais pontos turísticos do bairro e da cidade. Este posto, em parceria com a AME Santa - Associação de Amigos e Empreendedores -, surgiu para divulgar informações gerais de todo o tour que pode ser feito em Santa Teresa.

- O Posto de Informação é um serviço essencial não só para turistas como também moradores. Estudamos todos os estabelecimentos do bairro para indicar o que mais se encaixa com o que o cliente quer, seja um passeio ou um restaurante. Fazemos também um cadastro de cada turista para termos uma noção de onde vem e para onde vão – ressaltou Juliana Amador, atendente trilingue do posto.

Os bondes circulam de segunda a sexta-feira, de 06h40 as 20h30, mesmo que haja feriado. Sábados e domingos, o horário é de 07h às 20h. O valor da passagem é de R$ 0,60, onde menores de cinco anos não pagam.

Bonde Turístico

E para quem ainda não conhece e para os que adoram, Santa Teresa tem um motivo a mais para você circular na região: o bonde turístico. Todos os sábados, às 10h, parte da Estação Carioca um bonde com guia turístico mostrando os pontos do bairro durante o trajeto. A primeira parada é no Museu do Bonde, seguindo para o Largo das Neves.

O custo do passeio é de R$ 6 reais, onde menores de cinco anos não pagam. Não há reserva para o bonde, que tem lotação de 32 pessoas.

Comentários