ALUNOS DE COMUNICAÇÃO DA UFRN REIVINDICAM UM JORNAL

Os alunos de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lançaram um movimento intitulado “Queremos um Jornal”, que tem a intenção de mobilizar a comunidade universitária e a reitoria a favor da construção de um Jornal-Laboratório. A campanha reivindica estrutura física, computadores, veículos e um parque gráfico que possibilite o exercício do Jornalismo na prática, aproximando os alunos da rotina de um jornal diário.



Os responsáveis pelo movimento defendem que a criação e institucionalização de um Jornal Universitário é uma idéia pioneira, ousada e, acima de tudo, necessária para a formação de profissionais qualificados e éticos. “A ideia é a produção e veiculação de um jornal que participe da sociedade civil, livre das pressões políticas e das exigências do mercado. Ou seja, um jornal público, dentro de uma política editorial pautada pela ética”, afirma o professor Emanoel Barreto, apoiador do movimento.



A campanha tem mobilizado estudantes, profissionais e professores, até mesmo fora do RN. Orlando Berti, professor universitário no estado do Piauí, afirmou em sua página em um site de relacionamentos: “Os estudantes de Jornalismo da UESPI e da UFPI deveriam se inspirar na campanha ‘Queremos um Jornal’ dos estudantes da UFRN”. A vice-presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Mirna Tonus, e o Prof. Alfredo Vizeu, conhecido pela forte atuação na área acadêmica, também declararam apoio à campanha.



Os estudantes propõem, também, que seja realizado um protesto em frente à reitoria, na intenção de promover o debate e, principalmente, a cobrança pelo empenho das instâncias superiores da UFRN pela consolidação do Jornal. O movimento está previsto para dia 03 de novembro, às 14h.



T. Lima

Representante do movimento #QUEREMOSUMJORNALALU

Comentários