Aberto o 1º Congresso Internacional de Ciência, Ética e Educação Integrada









Um evento multiprofissional e interdisciplinar que busca uma prática de integração do conhecimento e todos os setores da ciência e da sociedade. Ou ainda, nas palavras da presidente Maria das Graças Melo de Araújo, “uma gotinha no oceano, por uma qualidade melhor de vida e uma sociedade mais saudável”. Com essa idéia e esse espírito, foi aberto oficialmente, na noite dessa quinta-feira (28/10), o I Congresso Internacional de Ciência, Ética e Educação Integrada (Em Natal: vendo o que não se vê), realizado até sábado no SERHS Natal Grand Hotel.


A cerimônia de abertura contou com agradecimentos, homenagens e a apresentação da Banda Apabb - Associação de Pais, Amigos e Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade - formada por cerca de 60 jovens e adultos com deficiências diversas. Autoridades e personalidades locais estiveram presentes e compuseram a mesa, entre elas: o Secretário de Gestão Municipal, Roberto Lima, representando a prefeita de Natal Micarla de Souza; a Pró-Reitora de Pesquisa da UFRN, Bernadete de Souza, representando o Reitor Ivonildo Rêgo; Anna Maria Cascudo Barreto, representante da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras; Dra. Zélia Madruga, presidente da ADESG/RN; além, claro, da presidente do Congresso, Dra. Maria das Graças Melo de Araújo.


Até o sábado (30/10), diversos temas discutidos na vida atual, como qualidade de vida, espiritualidade, acessibilidade, voluntariado, drogas, depressão serão abordados dentro da programação do congresso, que inclui mesas temáticas, palestras, painéis, vídeos e oficinas. Serão apresentados diversos projetos e programas sociais selecionados previamente e desenvolvidos para as comunidades em todo o país e no mundo, já que o evento conta com a participação de 12 palestrantes internacionais.


De acordo com a professora Dra. Maria das Graças, o objetivo é informar e educar a comunidade acadêmica ou não, através de conhecimentos e esclarecimentos científicos e históricos, por intermédio de equipes multiprofissionais, integradas, com foco nas ações sociais desenvolvidas em comunidades do Brasil, baseadas em princípios morais, éticos e espirituais.


O I Congresso Internacional de Ciência, Ética e Educação Integrada (Em Natal: vendo o que não se vê) não tem fins lucrativos, é realizado pela UFRN e Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, com coordenação da Espacial Eventos, e conta com apoios e patrocínios, de diversas instituições de ensino médio e superior, universidades públicas e privadas, ministérios, fundações, ONGs, entidades sociais, secretarias estaduais e municipais, e empresas públicas e particulares: Michelle Tour, Natal Convention Bureau, Universidades internacionais (University of Bristol / UK, Modena e Parma / Itália, Universidade de Coimbra e Universidade Nova de Lisboa / Portugal, Université Du Québec à Montreal / Canadá, Universidade de Tübingen e Hannover / Alemanha), Universidade de Buenos Aires / Argentina, Universidade de Barcelona / Espanha, Bogotá / Colômbia, entre outras. Convidados representantes e palestrantes de Ministérios da Ciência e Tecnologia, da Educação, da Saúde, da Justiça, Secretarias Estaduais e Municipais do Rio Grande do Norte, de Educação, Saúde e Turismo, Governadoria e Prefeitura, bem como de Universidades Federais, destacando-se a UFRN / IINN-ELS e Universidades Privadas e instituições superiores de ensino locais e nacionais que estão apoiando o evento.


O Instituto Brasileiro de Ética e Bioética, com sede em São Paulo, e a FIOCRUZ /RJ são as instituições nacionais responsáveis pela realização do Congresso.

Comentários