22º Festival do Turismo de Gramado O turismo se reúne em Gramado Feira de Gramado é referência de negócios para o trade

Em um cenário em que o turismo cresce internamente e o aumento na procura por destinos turísticos do exterior é grande, o 22º Festival do Turismo de Gramado é a oportunidade de estabelecer relações com o mercado e concretizar bons negócios. São 2.600 marcas do Brasil e do exterior divulgando suas novidades, destinos e produtos. Marta Rossi, Eduardo Zorzanello, Marcus Rossi e Enoir Zorzanello estarão representando e divulgando o Festuris na próxima semana, no Rio de Janeiro, na ABAV – Feira das Américas.

Com participantes de cerca de 30 países, que além de ofertar destinos também vem a Gramado comprar, o Festuris acontece de 18 a 21 de novembro no Serra Park. Esse ano, o evento terá presença mais forte da Itália. O país vem com uma delegação de operadores e jornalistas trazidos pelo escritório da Tam de Milão e um stand da região do Vêneto. Também nesta região italiana está inserida a cidade de Lèvico-Terme, que através de uma ação iniciada pela diretora do Festival, Marta Rossi, em visita ao país, assinará com Gramado convênio de cidade co-irmã durante a feira. Isto já tendo em vista as comemorações do Ano da Itália no Brasil que acontecerá em 2011.

Entre outras presenças confirmadas também está a da Suíça, que antenada nas tendências de mercado lançou um site em português para divulgar seus destinos. Isto porque o mercado europeu está investindo na conquista de turistas brasileiros, visto que o Brasil é a “bola da vez” no exterior. Conforme a US Travel Association, em 2008 o velho mundo recebeu 900 mil turistas brasileiros, em 2009 esse número pulou para 3 milhões. E, segundo o Banco Central, de janeiro até agosto de 2010 os turistas brasileiros gastaram cerca de 9,8 bilhões de dólares no exterior, um valor recorde para o país.

Seguindo o modelo das grandes feiras de turismo do mundo, o Festival do Turismo de Gramado é dividido em salões - a saber, Ecoturismo e Turismo de Aventura, Tecnologia, Turismo Rural, Saúde, Salão Místico, Religioso e Esotérico, Cultural e GLS. O último, lançado em 2009, retorna para se fortalecer e consolidar no mercado. No espaço Destinos em Destaque, também criado na edição anterior, esse ano estarão em evidência dois estados nordestinos, Sergipe e Ceará e o enoturismo das cidades de Gramado e Canela.



CONGRESSO – A exemplo dos outros anos, o Congresso do Festival antecipa as tendências para o trade. Neste ano, tem como tema central “Um Novo Olhar Sobre a Indústria Turística em uma Economia Globalizada: Sustentabilidade, Negócios e Investimento”. O assunto será abordado pelo diretor da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla de Paula, e o presidente do conselho da GJP Participações, Guilherme Paullus, na abertura do congresso, às 9h da sexta-feira, dia 19 de novembro, no centro de Convenções do Serrano Resort. Uma das novidades do congresso este ano é a parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS) na elaboração da grade temática. “Ao assumirmos esta gestão, nos focamos no diferencial da capacitação. Acertamos que iríamos buscar uma parceria com o Festival, cujo congresso consideramos de alto nível”, explica a presidente da entidade, Rita Vasconcelos.



SOBRE O EVENTO

O 22º Festival do Turismo de Gramado se realiza de 18 a 21 de novembro, no Serra Park. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o Festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico. Em sua última edição, recebeu cerca de 13 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul.

Comentários