TURISMO PRIORIDADE NO RIO GRANDE DO NORTE-CANDIDATOS AO GOVERNO DO RN PARTICIPAM DE SABATINA COM O TRADE





Enfocando oito temas, entre os quais segurança,capacitação, infra-estrutura, marketing e promoção, infraestrutura de transportes, foi realizado nesta manhã em Natal, a primeira sabatina do turismo com os candidatos ao governo do RN. Os três candidatos foram sabatinados com as perguntas já elaboradas. O governador do RN, Iberê Ferreira de Souza foi o primeiro do debate, que reuniu o trade em peso. Dizem os participantes que Iberê respondeu bem as perguntas. Já a candidata, a senadora Rosalba Ciarline, apesar de não saber pronunciar bem os nomes das entidades do trade, se saiu muito bem nas respostas, defendendo o turismo como prioridade em sua gestão, caso seja eleita, mas estando a frente nas pesquisas eleitorais.
"O Turismo é prioridade, não vai ser apenas discurso para mim, mas uma ação", disse a candidata para uma platéia interessada. Em suas palavras, defendeu um planejamento estratégico para todo o RN, não só para o turismo.Segundo ela, nem vai esperar a posse, sentar a poeira, e vai correr atrás, sentar com o trade, com a iniciativa privada para juntos elaborarem um planejamento, de acordo com as necessidades. "Não podemos perder turistas por falta de infraestrutura", frisou Rosalba. Temos que ter uma rodoviária com condições de receber bem o turista. A senadora defendeu também a valorização da cultura, das raizes, da criação de um calendário de eventos, o "Natal em Natal" precisa ser o melhor do Brasil, disse ela.
Outro ponto importante foi quanto a questão dos investidores estrangeiros que chegam a capital e nem sempre conseguem finalizar seus investimentos. Rosalba foi enfática, afimando que o governo tem que acabar com insegurança jurídica inibindo a chegada dos investidores estrangeiros. Falou da segurança, e disse que o RN tem que ter um corredor turistico monitorado,destacando a qualificação dos profissionais. Quando questionada sobre orçamento, a candidata revelou que é fundamental investir na divulgação, e citou até exemplos como Porto de Galinhas (PE), que está em alta ocupação o ano inteiro devido aos inúmeros vôos charters. " Divulgação não é gasto é investimento", frisou.
Rosalba Ciarline, muito ponderada e ressaltou que o novo aeroporto de São Gonçalo é fundamental para o Estado, bem como a criação de escolas profissionalizantes para o profissional de turismo.Ela revelou que todas as reivindicações serão analisadas e será feito um levantamento das demandas e necessidades. Revelou que visitou recente a praia de Barra do Cunhaú, no litoral sul do RN, e afirmou a importancia da ponte de 20 metros ligando Sibauma a Barra, o que melhoraria o fluxo no local e para visitantes da Paraiba.
Quanto a Natal ser cidade sede da Copa do Mundo 2014, Rosalba foi enfática, afirmando que mesmo que não tenha tomado posse, vai procurar a FIFA, a CBF, e junto com o trade vai atrás para que as coisas aconteçam, e Natal não fique fora da copa, enfatizou.

Já o candidato ao governo, o ex prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves, demonstrou conhecer bem o turismo do Estado, ressaltou que é preciso regulamentar a lei geral do turismo e afirmou que seu governo será transparente, com a redução de cargos comissionados.Hoje no governo são 1.800 cargos comissionados. Carlos Eduardo vai priorizar o técnico em seu governo."Vamos garantir as obras do aeroporto de São Gonçalo, vamos pavimentar as estradas vicinais das nossas praias", disse ele. Carlos Eduardo explicou que serão instalados corredores turisticos de segurança, ressaltou a importância da interiorização do turismo, dos investimentos nos pólos . Ele também disse sobre a importância da divulgação do estado. "Nós vamos governar com transparência, vamos sentar na mesa, vamos fazer com que o secretário de turismo e o presidente da Emprotur tenham recursos próprios", afirmou.

O nivel do evento foi excelente com a maioria das perguntas destacando pontos básicos do turismo: infraestrutura, novo aeroporto , marketing e divulgação, segurança, infraestrutura de transportes, qualificação, capacitação. O evento promovido pela ABIH-RN, Coohotur e Natal Convention foi um sucesso e mostrou que os candidatos estão prontos para ver que o turismo é principal atividade no estado.

Comentários