TAM lança check-in pelo celular, sem papel

O primeiro check-in da América do Sul sem impressão do cartão de embarque começa a ser testado em aeroportos do interior paulista




A TAM acaba de implementar um projeto-piloto nos aeroportos de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, em São Paulo, que permite que os passageiros façam o check-in totalmente sem papel. Os testes do novo serviço tiveram início ontem, dia 21 de setembro, exclusivamente nos voos de Ribeirão Preto para Congonhas (SP)*. Em São José do Rio Preto, os testes devem começar na próxima semana.
Ao fazer o check-in no site da TAM (www.tam.com.br), por meio de um celular conectado à internet ou de um computador, é criado um cartão de embarque eletrônico com um código de barras bidimensional (2D), que pode ser enviado por e-mail ou SMS. O cliente deve acessar o cartão eletrônico no seu celular e apresentá-lo ao agente de segurança do aeroporto para entrar na sala de embarque. Um funcionário da TAM faz a leitura do código 2D diretamente na tela do aparelho no momento do embarque. O serviço também está disponível por meio do aplicativo da companhia para iPhone.

Com o novo serviço, o passageiro pode marcar ou alterar seu assento, além de inserir o número do cartão TAM Fidelidade ou do programa de outra empresa integrante da Star Alliance para registrar a pontuação por meio do celular. É possível, ainda, fazer o check-in de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, desde que estejam no mesmo código de reserva. O cliente só precisa passar pelo balcão de atendimento caso tenha bagagem para despachar.

"Essa ação - em conjunto a outras medidas como a utilização de materiais biodegradáveis e de contêineres ultraleves, ou mesmo a pesquisa de bicombustíveis que a TAM vem adotando - faz parte de uma estratégia ampla e com diversas iniciativas no campo da sustentabilidade, além de colaborar para que a rotina dos nossos clientes seja cada vez mais dinâmica e prática. Atualmente, oferecemos o serviço de check-in pela internet e, a partir de agora, também pelo celular. Nos dois casos, não será mais necessário imprimir o cartão de embarque em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto - uma inovação para o setor. Acreditamos no sucesso do projeto e em sua implementação em novos aeroportos", explica Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM.

* Válido para passageiros que tenham como destino final o aeroporto de Congonhas.

A TAM Linhas Aéreas (www.tam.com.br), membro da Star Alliance, lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de agosto com 42,6% de market share. No mercado internacional, a participação da TAM entre as companhias brasileiras foi de 84%. A companhia voa para 44 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 88 destinos diferentes do território nacional. As operações para o exterior abrangem voos próprios para 17 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. A Star Alliance, por sua vez, oferece voos para 1.172 aeroportos em 181 países. A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelização para companhia aérea no Brasil. O TAM Fidelidade já distribuiu 10,8 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 7,2 milhões de associados.

Comentários