SEMURB contraria posição da Prefeita e apresenta parecer técnico que inviabiliza a Marina, equipamento náutico na ZPA-7.

Técnicos da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) apresentaram ao Comitê Gestor do Projeto Orla Natal, a proposta de regulamentação da Zona de Proteção Ambiental 7 (ZPA-7), localizada na região do Forte dos Reis Magos e entorno. O comitê foi criado para sugerir ações que visem melhorar a gestão da orla marítima da cidade. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8 de setembro, no auditório da Semurb. O Comitê Gestor é composto por 24 membros representativos entre associações de bairro, organizações não governamentais, universidades, Câmara Municipal, órgãos gestores da orla marítima e da administração no âmbito municipal, estadual e federal.



A apresentação objetiva proporcionar aos conselheiros do Comitê o conhecimento sobre a uma nova proposta elaborada pela atual gestão da Semurb para regulamentar a ZPA-7, defendida como de proteção dos recursos naturais. Foram feitos estudos ambientais na área para valorizar seus aspectos bióticos. Apresentou-se uma área com vários retalhos e novo zoneamento, inclusive dentro da área do exercito.



A Prefeita Micarla de Souza defendeu na semana passada em seu gabinete a implantação da Marina perante a todo TRADE TURISTICO de Natal na ZPA-7 e seus técnicos apresentam uma nova proposta para regulamentar a ZPA-7 contrária a essa posição, diferente do que havia saído da própria SEMURB e seus tecnicos que permancem e estava para ser votada na Camara de Vereadores. Essa regulamentação vai contra os pareceres técnicos da própria SEMURB, do CONPLAM e IPHAN, como também parecer técnico da própria Câmara de Vereadores de Natal junto a START, onde objetivavam uma grande área de lazer na cidade voltada ao Turismo Náutico. O Secretario adjunto de turismo Sandro Pacheco solicitou no mesmo encontro que essa proposta fosse levada ao CONETUR, Conselho Estadual de Turismo, para levar a opinião importante segmento da cidade e argumentou que o estudo estava com víes ambiental, e atualmente o desenvolvimento sustetável não se concebe isso, tem que abranger 3 pontos os estudos o ambiental, o social e o economico.. Ana Muller presidente da ONG AMANAUTCA pediu para que fosse feito um reformulação da lei, para que a cidade ganhasse uma área voltada ao Turismo Náutico, pois argumentou a cidade deu as costa ao maravilhoso Rio Potengy e que mangue muito mais preservado em beleza e quantidade existe do outro lado do Rio, que seria mais prudente ser valorizado que uma área empresada onde esta se estudando implantar uma Marina para a cidade.



Acesse o trabalho realizado no endereço http://www.natal.rn.gov.br/semurb/ e veja o banner sobre a ZPA-7. A proposta de regulamentação apresentada não está disponível estranhamente, algo que deveria ser conhecido e debatido, até na versão antiga, para sabermos qual a melhor proposta.




Atenciosamente,
__________________________________

Marcelo Alvim
Engenheiro Ambiental
Natal - Ceará-Mirim - RN

Comentários