Promoção do destino e captação de eventos realizada pelo Recife CVB é objeto de estudo para o SEBRAE - MG

Ação de benchmarking quer revelar aos mineiros a força entre a parceria público-privada iniciada há quatro anos através da Secretaria de Turismo do Recife



Há quatro anos, a Secretaria de Turismo do Recife resolveu investir numa parceria público-privada através do Recife Convention & Visitors Bureau, modelo de trabalho que hoje é executado também em parceria com as Secretarias de Turismo de Pernambuco, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Essa bem-sucedida união tornou-se objeto de análise do SEBRAE de Minas Gerais, que entre os dias 14 a 17 de setembro, trouxe para o Recife um grupo de 17 pessoas para entender e revelar aos mineiros como é realizado o trabalho de promoção turística e captação de eventos para Pernambuco.



“Recife foi indicado por Vanisa Schuler, especialista no segmento de negócios e eventos, como destino referência para o projeto de turismo de negócios. Eu já conhecia um pouco das ações realizadas pelo Recife CVB, mas confesso que me surpreendi. A entidade desenvolve um trabalho de referência, no nível do São Paulo Convention & Visitors Bureau”, assegura Nayara Bernardes, analista do programa de turismo do Sebrae-MG. “Também me impressionou a forma que as ações são desenvolvidas, através da parceria público-privada, modelo que deveria ser implementado em todos os estados. Estamos saindo daqui entusiasmados e ao mesmo tempo vendo um grande trabalho para ser feito em nossos destinos”, complementa Nayara.



Para Lakshmi Resende, coordenadora do programa turismo de negócios e eventos da SECTUR de MG, os órgãos públicos devem funcionar como grandes incentivadores das ações realizadas pela iniciativa privada. “Vejo a iniciativa pública como uma grande incentivadora, ou melhor, fomentadora das ações de cunho privado. Porém, o interesse tem que ser mútuo, ou até mais da iniciativa privada. O Recife CVB desenvolve um trabalho com grande maturidade, isso porque entende o sentido da sua existência e sabe o que deve fazer, além de deter uma grande articulação com a cadeia produtiva”.



Além da parceria público-privada, os participantes do benchmarking destacaram a relação da entidade com os seus associados e o projeto Seja Um Anfitrião. “Fiquei impressionada com as ações desenvolvidas que conseguem aliar o poder público e seus mantenedores, trazendo resultados concretos e positivos para todos”, diz Patrícia Gonçalves, gerente executiva do Juiz de Fora e região CVB. “Entre os projetos apresentados, o Seja Um Anfitrião chamou minha atenção, pois demonstra o peso da entidade e sensibiliza o parceiro, no caso as entidades promotoras de eventos, na importância da atração de novas feiras e congressos para o destino”, Alex Sandro Souza de Oliveira, executivo do Uberaba e região CVB.



Parceria - Inaugurado há nove anos, o Recife CVB desponta como um dos mais respeitados CVBx do Brasil. A parceria público-privada iniciou há quatro anos, quando a Secretaria de Turismo do Recife, através da visão do secretário Samuel Oliveira, entrou como parceira do Recife Convention & Visitors Bureau na captação de novos eventos para o Recife. “O envolvimento do Trade Turístico com a gestão pública é fundamental para consolidar o destino Recife, que tem alcançado inúmeras conquistas a partir de um diálogo próximo entre a iniciativa privada e o poder público. Fazemos questão de ouvir a opinião dos empresários e profissionais do setor para que nossas ações tenham cada vez mais impacto positivo para o desenvolvimento sócio-econômico do Recife”, revela Samuel. “O apoio da Secretaria de Turismo do Recife é muito importante para alcançarmos bons resultados. Só em 2010, por exemplo, já atuamos na captação e apoio a 63 eventos, com a expectativa de atrairmos mais de 91 mil turistas de eventos até 2013 , que causará um impacto de mais de R$150 milhões na economia local”, assegura José Otávio de Meira Lins.

Além da visita à sede do Recife Convention & Visitors Bureau, os participantes da missão de benchmarking conheceram atrativos turísticos locais e a estrutura do Centro de Convenções de Pernambuco, onde participaram de reuniões com representantes das secretarias de Turismo de Pernambuco e da Empetur, dois grandes parceiros das ações realizadas pela entidade. Os mineiros também se encontraram com a assessora especial da secretaria de turismo do Recife, Mayse Cavalcanti, com o secretário de Turismo de Olinda, Maurício Galvão, com Flávio Domingues, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Jaboatão dos Guararapes, e com associados do Recife CVB, Sandra Luck, da Luck Viagens, Paulo Menezes da P+ eventos, Renata Maranhão, da Bureau de eventos e Sergio Paraíso, do grupo Pontes, que explanaram suas expertises no desenvolvimento de ações no setor e as experiências em trabalho junto com o Recife CVB.

Comentários