PROJETO CULTURAL MUSEU DO VAQUEIRO HOMENAGEIA PERY LAMARTINE

Próximo domingo (12) haverá inauguração de mais um hangar no Aeródromo Dr. Severino Lopes e homenagem ao escritor Pery Lamartine



No próximo domingo, dia 12 de setembro, o projeto cultural Museu do Vaqueiro estará executando mais uma ação de valorização dos ícones da nossa cultura. No dia do aniversário do Aeródromo Dr. Severino Lopes, localizado nas terras da fazenda Bonfim, será inaugurado mais um hangar e haverá uma vasta homenagem ao escritor e ex-piloto Pery Lamartine.

Além da homenagem, haverá exposição de réplicas em miniatura de aviões e a inauguração da placa de lançamento da Escola de Aviação Juvenal Lamartine de Faria.

Alguns convidados ilustres já confirmaram presença, entre eles o sanfoneiro e compositor Waldonys, que também é piloto.

No dia 12 também é comemorado o aniversário do patrono do Aeródromo, Dr. Severino Lopes, que se fosse vivo estaria completando 86 anos.



Sobre Pery Lamartine

É escritor e membro da Academia Norte Rio-Grandense de Letras. Seridoense de nascimento, Pery formou-se na escola de pilotos do Aero Clube do Rio Grande do Norte, em turma 1943.

Devido a alguns problemas de saúde deixou a aviação e seguiu a carreira de agente de viagem, sendo o pioneiro na atividade em Natal.

Entre as obras publicadas pelo escritor Pery Lamartine estão: “Assentamentos da Família Lamartine”, “O Aeroplano”, “Timbaúba - uma fazenda no século XIX”, “Velhas Oiticicas”, “Epopéia nos Ares”, “Escape – estórias de aviador”, “Serra Negra Anos 30”, “Joinville – uma visão do passado”, “Personagens Serranegrenses”, “Aeroplano, Vaqueiros, Velhas Oiticicas”, “Serra Negra e a Intentona Comunista de 1935”, “Coronéis do Seridó”, “Brochura de Nossa Senhora do Ó”, e “Saint-Exúpery na América do Sul”.



Sobre o projeto Museu do Vaqueiro

Localizado dentro da fazenda às margens da lagoa, o Museu do Vaqueiro integra a fazenda Bonfim, de propriedade da família de Marcos Lopes desde a década de 30 do século passado. É lá onde funcionam o Forró da Lua e a ainda a pousada Coice da Burra, um dos recantos mais charmosos para quem aprecia o turismo interiorano, perto da capital.

O Museu, foco central da empreitada de Marcos Lopes, é um dos poucos lugares do Rio Grande do Norte a reunir um rico acervo objetos, ferramentas e referências às tradições do homem do campo.

No local acontece um projeto didático com as escolas de Natal e região. “Recebemos muitas escolas na fazenda, privadas e públicas. Eles ficam encantados por que não é uma fazenda de faz-de-conta. A gente cria gado e ovelha, planta mandioca e milho. O que fazemos é conservar as raízes, e isso inclui do modo de vida à música”, disse Marcos Lopes.

Um ponto especial do museu é a sala de vestimentas e objetos do vaqueiro nordestino. Foi de lá que saíram a jaqueta, perneiras e a sela que Marcos Palmeira usou nas filmagens de “O homem que desafiou o Diabo”. Também outros objetos, como lamparinas e uma série de apetrechos emprestados à produção do filme.

Comentários