PROGRAMA DE EXPANSÃO DA FROTA DA COSTA CRUZEIROS CONTINUA: EM MARGHERA, A QUILHA DO NAVIO COSTA FASCINOSA FOI MONTADA


O trabalho está a todo vapor nos estaleiros da Fincantieri Marghera para construção do Costa Fascinosa, o 16º navio da frota da Costa Cruzeiros, maior grupo italiano de viagens e a companhia de cruzeiros número um da Europa. O Fascinosa está previsto para estrear na primavera de 2012.

A colocação da quilha do navio, assim como a primeira seção do casco, um bloco de 12 metros de comprimento que pesa 295 toneladas, ocorreu na sexta passada. O Costa Fascinosa, gêmeo do navio Costa Favolosa, será capaz de acomodar até 3.780 hóspedes e terá 114.500 toneladas.

Dois novos navios de cruzeiro da Costa estão atualmente em construção no estaleiro da Fincantieri. Além do Costa Fascinosa, a construção do Favolosa também segue em ritmo acelerado, uma vez que a sua inauguração técnica ocorreu em 06 de agosto em Marghera. O Favolosa deve começar a operar em julho de 2011. A construção de cada andar envolve o trabalho de cerca de 3.000 pessoas, compreendendo os da Fincantieri e os das 500 empresas fornecedoras.

O programa de expansão de frota da Costa Cruzeiros começou em 2000 e prevê até 2012 a entrada de 13 navios, 9 deles foram constuidos pela Fincantieri. Três novas unidades foram efetivamente entregues em menos de um ano, entre a primavera de 2009 e o início deste ano. Enquanto o Favolosa será incorporado à frota no verão de 2011, o Fascinosa estreia em 2012, somando assim 16 navios na frota do grupo italiano.

Em termos globais, desde 2000, a Costa Crociere SpA Group (composto por Costa Cruzeiros, assim como a empresa número 1 no mercado alemão AIDA Cruises e Iberocruceros, que atua principalmente nos mercados de idioma espanhol-português) vem desenvolvendo seu ambicioso plano de investimentos de expansão da frota - nas últimas semanas e alcançará 9,6 bilhões de euros no total. O grupo encomendou um navio com o Estaleiro Alemão Meyer Werft para a AIDA Cruises, que terá 71.300 toneladas e capacidade para 2.192 hóspedes. O novo transatlântico ficará pronto em 2013. Por conta dessa nova encomenda, no prazo de três anos, o Grupo Costa Crociere S. P. A. compreederá cerca de 30 navios.

Sobre a Costa Cruzeiros:
A Costa Cruzeiros é a principal companhia em seu segmento na Europa. Há mais de 60 anos seus navios cruzam os mares, oferecendo o melhor do estilo italiano, da excelência em hospitalidade à gastronomia típica, proporcionando as férias tão desejadas com o que há de melhor em diversão e descontração. Sua frota é composta de 14 navios, todos com bandeira italiana e com identidades distintas e estilo próprio, que circulam por 250 destinos pelo Mediterrâneo, Norte da Europa, Mar Báltico, Caribe, América do Sul, Emirados Árabes, Ásia e Oceano Índico. Dois novos navios entrarão em operação em 2012.
A Costa Cruzeiros foi agraciada pelo RINA (Registro Naval Italiano) com o BEST 4, sistema detalhado de certificação de conformidade corporativa com os mais altos padrões de responsabilidade social (SA 8000 em 2001), meio-ambiente (UNI EN ISO 14001 em 2004), segurança (OHSAS 18001 em 2007) e qualidade (UNI EN ISO 9001 em 2008). Parceira oficial da ONG WWF, dispõe de projetos de conservação de ecossistemas marinhos no Mar Mediterrâneo, Grandes Antilhas e no Brasil. Toda a frota da Costa também possui o selo RINA Green Star, certificando que operam de acordo com os mais altos padrões de proteção ambiental.
No estudo internacional Global Reputation Pulse 2009, a Costa Crociere foi apontada como a melhor empresa de serviços italiana. Feito pelo Reputation Institute, este ranking avalia a reputação corporativa (em quesitos como confiança, respeito) das 600 maiores empresas do mundo em 32 países.
Com um faturamento de aproximadamente 2.6 bilhões de euros e atingindo uma cota de 1.82 milhões de hóspedes em seus navios, em 2009, a Costa Crociere S.p. A, é a maior empresa de turismo na Itália e reúne a Costa Cruzeiros, a AIDA Cruises e Ibero Cruzeiros. O grupo atingiu o 10º lugar em rentabilidade e 72ª posição em vendas, na pesquisa do Mediobanca 2009, com mais de 3.700 empresas italianas que faturaram no mínimo 50 milhões de euros em 2008. A Costa Crociere S.p.A. faz parte da Carnival Corporation & plc (NYSE/LSE: CCL; NYSE: CUK), a maior operadora de cruzeiros do mundo.

Comentários