OLINDA GANHA RESTAURANTE BEIJUPIRÁ




Localizado em Olinda, na Cidade Alta, nova unidade do restaurante Beijupirá consagra-se como ponto turístico



Reconhecido internacionalmente por há 19 anos ser o mais concorrido e desejado restaurante da praia de Porto de Galinhas, litoral sul pernambucano, o restaurante Beijupirá inaugura nova unidade em endereço ilustre: Olinda, a cidade patrimônio histórico e cultual da humanidade. Instalado no terreno da Pousada do Amparo, o empreendimento segue a essência gastronômica da bem sucedida experiência do badalado balneário, com algumas inserções de entradas, pratos principais e sobremesas no menu. A proposta do novo empreendimento também vislumbra alavancar o turismo no Sítio Histórico, pois conta até com um mini-bondinho.



De acordo com os sócios do empreendimento, estão sendo planejadas ações para fomentar ainda mais o Turismo de “Gastrô” na cidade, por meio de parcerias com outros restaurantes, agências de viagem e com a Prefeitura de Olinda. “Nossa chegada à Olinda também tem essa função. Queremos alavancar o turismo local”, diz a restaurantrice e uma das proprietárias, Adriana Didier que está realizando uma série de parcerias com agências de viagem, órgãos de turismo, além da Prefeitura do município.



Adriana continua assinando a criação do cardápio. Desta vez, ela conta com a ajuda do chef executivo Eduardo Santos, jovem paulista com passagem pelas cozinhas do D.O.M, de Alex Atala e Vila Sabor, de Morena Leite. A cozinha criativa de Adriana - que flerta com o comfort food e utiliza insumos regionais - dá o tom do Beijupirá Olinda. “Gosto de definir o que faço como ‘mixira’, palavra indígena para ‘mistura’. Não tenho muita regra, gosto dos sabores, das combinações”, afirma. Os frutos do mar são o carro-chefe do cardápio. Uma grande variedade de peixes, camarões, lagostas, vôngoles e polvo aparecem em receitas frutadas, que abusam de temperos aromatizados.



De entrada, a grande novidade é a Agulhinha da Rainha: uma espécie de ceviche de agulha, marinado no azeite, alho e salsinha em cima de rodelas de batata doce. No hall dos pratos principais, o Poty Provençal vai fazer os comensais salivarem: camarões puxados no manteiga de alho, com lascas de alho, salsinha e arroz de passa de caju. A ‘mixira’ de Adriana aparece também no Arroz Sete Grãos, com galinha marinada no vinho, chouriço português e bananas. Para sobremesa, ela propõe uma releitura do tradicional doce quebra-queixo: doce de goiaba no forno, com coco ralado, queijo coalho e castanha. O Beiju Manga – recordista nos pratos da Boa Lembrança, com a venda de 7.500 pratos em 2009 – continua no cardápio.



Ao contrário do universo lúdico e colorido do restaurante de Porto de Galinhas, em Olinda, a decoração é mais clean, privilegiando a estonteante paisagem dos telhados, casarios e coqueirais de Olinda, com Recife ao fundo. Os comensais terão acesso ao restaurante através de um funicular (espécie de bonde instalado em um plano inclinado), com embarque a partir da rua Saldanha Marinho, principal via de acesso ao Alto da Sé. “Não sabemos o que fará mais sucesso, se será o bondinho, a vista ou a nossa culinária”, brinca Adriana Didier.



SERVIÇO

Rua Saldanha Marinho, s/nº - Amparo, Cidade Alta, Olinda PE

Horário de funcionamento: segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 12h até o último cliente.

Informações/Reservas: 081 9744-1144

Comentários