NATAL FOI O DESTINO MAIS VENDIDO EM 2010 PELO PROGRAMA VIAJA MAIS MELHOR IDADE EM 2010

O público da Melhor Idade descobriu, há três anos, que poderia comprar um pacote turístico feito especialmente para ele: com transporte, hospedagem, alimentação e passeios que atendessem às necessidades de quem já passou dos 60 anos. O mercado de operadores sabe muito bem hoje que o nicho existe, cresce ano a ano e que veio pra ficar. O programa responsável pela “descoberta” destes pacotes customizados é o Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo e Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). Mesmo com os números de venda do mês passado ainda não consolidados, já se sabe que o programa levou mais de 500 mil pessoas a viajar pelo Brasil em condições que antes não eram encontradas nas agências de viagem. Seja pelas características do produto, seja pelo preço, sempre competitivo. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram vendidos 92 mil pacotes. De 2007 a 2009, viajaram 389 mil pessoas.



Os destinos mais vendidos nesta edição espalham-se pelo Brasil. Se no topo estão capitais do Nordeste, cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste também ganham a preferência desde público. Das nove operadoras credenciadas este ano, as que mais venderam foram CVC, Pomptur, Marsans, New Line e MGM.





DESTINOS MAIS VENDIDOS EM 2010




NATAL (RN)




FORTALEZA (CE)




LINS (SP)




CALDAS NOVAS (GO)




SERRA GAUCHA (RS)




SALVADOR (BA)




PORTO SEGURO (BA)




MACEIÓ (AL)




FOZ DO IGUAÇU (PR)

10º


SANTOS (SP)



O programa, ao longo dos anos, ampliou gradualmente os destinos ofertados e as cidades de origem. As operadoras selecionadas ofertam hoje dois tipos de pacotes: o básico e o especial. O pacote básico oferece transporte, traslados, hospedagem, duas refeições diárias, pelo menos dois passeios customizados e um seguro de viagem sem limite de idade. O pacote especial tem como diferenciais a presença de um guia de turismo especializado, assim como de três a cinco refeições diárias, além de diversos passeios e atividades desenhadas para este público.



Também já estão sendo oferecidos pacotes para o Chile, resultado de um acordo entre o Brasil e o país vizinho. É a primeira vez que são ofertadas viagens para o exterior. Pelo acordo, pelo menos 500 turistas de cada país participarão neste semestre. As primeiras viagens tiveram início esta semana.



As operadoras que vendem pacotes do programa em 2010 são CVC, Intercontinental, Luxtravel, Marsans, MGM, New Line, Pomptur, Sanchat e Voetur.



O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo (Mtur), em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e o Vai Brasil. Conta com apoio do Ministério da Previdência, do Ministério do Trabalho, do INSS, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos órgãos estaduais de turismo, do SEBRAE, do SESC, da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) e da ABCMI (Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade).

Comentários