Missão empresarial vai promover Pernambuco como destino internacional do turismo de saúde e bem-estar

Ação da Amcham, Setur e RCVB terá como destino as cidades de Houston e Los Angeles, nos Estados Unidos,

e vai servir para levantar as melhores práticas de turismo de saúde no mercado global.



Como parte da meta conjunta de estruturar e divulgar Pernambuco como destino internacional de turismo de saúde e bem-estar, a Câmara Americana de Comércio (Amcham), a Secretaria de Turismo de Pernambuco e o Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB) promovem, nos próximos dias 18 a 25 de Setembro, a II Missão Empresarial Internacional de Turismo de Saúde tendo como destino Houston e Los Angeles, nos Estados Unidos. Interessados já podem se inscrever através do Departamento de Comércio Exterior da Amcham: (81) 3221-3452 ou thiago.santos@amchambrasil.com.br.

A missão, voltada para executivos de centros médicos, hospitalar, clínicas de bem-estar e empresas vinculadas ao setor de turismo, será focada no levantamento de melhores práticas de divulgação e promoção do turismo de saúde no mundo e contará com visitas técnicas a hospitais americanos especializados no recebimento de pacientes estrangeiros. Além disso, a programação da missão contará com reuniões institucionais com gestores e representantes de entidades vinculadas ao turismo internacional de saúde e bem-estar, como café da manhã com John Kajander, vice-presidente do The Texas Heart Institute, um dos maiores centros de tratamento cardiovascular dos Estados Unidos.

Além das reuniões e das visitas de benchmarking, a comitiva da missão vai participar do III World Medical Tourism & Global Healthcare Congress, maior congresso internacional de turismo de saúde. O congresso, que é realizado desde 2007, em Los Angeles, nos Estados Unidos, reúne aproximadamente mais de 400 hospitais e centro médicos de vários países do mundo. O Governo de Pernambuco, via Secretaria de Turismo e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), será uma das expositoras do congresso divulgando os atrativos do Estado para turistas do segmento turismo de saúde e bem-estar.



Para informações gerais sobre a II Missão Empresarial Internacional de Turismo de Saúde promovida pela Amcham, entre em contato com o Departamento de Comércio Exterior da Amcham pelo telefone (81) 3221-3452/4855 ou pelo email thiago.santos@amchambrasil.com.br.



HISTÓRICO - Desde 2009, a Amcham, a Setur/Empetur e o RCVB desenvolvem ações em prol do turismo de saúde e bem-estar no Recife e em outros municípios de Pernambuco com capacidade para atender o segmento. Em Maio deste ano, as três entidades promoveram juntas o I Workshop de Turismo de Saúde de Pernambuco, em parceria com a Medical Tourism Association (MTA), associação global de turismo de saúde, que teve como objetivo capacitar os hospitais locais para inserir seus serviços e procedimentos no mercado internacional. Em 2009, foi promovido a 1ª edição da Missão Internacional de Turismo de Saúde tendo como participantes gestores e médicos de grandes hospitais e centros de saúde de Pernambuco, como Real Hospital Português, Grupo Fernandes Vieira (Hospital Santa Joana, Memorial São José, entre outros), Unimed Recife e Diagno São Marcos.

PÓLO MÉDICO - Considerado como o 2º maior pólo médico do país, atrás apenas da cidade de São Paulo, Recife aparece como uma ótima opção de destino brasileiro para os turistas de saúde nacionais e internacionais. Este perfil de visitante busca tratamentos de saúde ou estéticos com custos mais acessíveis, comparando com os altos valores praticados em seu local de origem e em outras nações, já que em alguns casos é mais vantagem realizar uma viagem internacional a ter que realizar um tratamento médico em seu próprio país.

No Recife, pelo menos 9% das pessoas que visitaram a cidade, em 2008, alegando motivos de saúde como causa principal da viagem, segunda a última edição da Pesquisa de Turismo Receptivo do Recife. A pesquisa, promovida pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e pela Secretaria de Turismo (Setur), foi realizada com uma amostra de mil turistas. Esses visitantes procuraram à cidade em busca dos mais diversos tratamentos de saúde ou em busca de procedimentos com fins estéticos e de bem-estar. Pernambuco abriga mais de 400 hospitais e oito mil leitos, sendo assim um destino turístico natural para este perfil de visitante.

Comentários