Mais de 120 mil brasileiros vão estudar no exterior a cada ano

Canadá, Austrália e Estados Unidos são os países mais procurados, mas a Argentina começa a se destacar como centro de atração para os estudantes brasileiros
O número de brasileiros que viajam ao exterior para estudar aumenta cada vez mais. Segundo dados coletados pelo Salão do Estudante, cerca de 120 mil pessoas saem do país por ano em busca de experiências educativas em universidades estrangeiras. Os três destinos mais procurados são Canadá, Austrália e Estados Unidos. De cada dez pessoas que fazem intercâmbio, sete têm entre 20 e 30 anos, sendo que mais de 50% são mulheres. Os preços variam conforme o país, o tempo de permanência e tipo de curso.
Além das instituições de ensino mais tradicionais da Europa, que também entram na lista de mais procurados, países vizinhos, como Argentina e Chile, vêm atraindo ainda mais os brasileiros devido ao conceito de algumas universidades e custo reduzido para realizar especialização acadêmica comparada à moeda americana ou europeia.
Apesar do alto número de imigração estudantil, a maior dificuldade de quem deseja sair do país à procura de novas experiências acadêmicas é para escolher o curso e a universidade mais adequada para o seu perfil. Na maioria das vezes, os dados e referências que ajudam o estudante a tomar uma decisão consciente estão dispersas nos sites de cada instituição.
Pensando nisso, para facilitar a seleção dos melhores cursos e universidades disponíveis em diferentes países, o portal Educaedu (http://www.educaedu.com/) reúne e organiza todas as informações em um só lugar. Com dados de mais de 90 mil cursos, graduações, pós-graduações e mestrados, este diretório internacional também oferece ao internauta a possibilidade de entrar em contato diretamente com as instituições de ensino por meio de um formulário, para esclarecer suas dúvidas sobre os programas mais adequados ao seu perfil.
Presente em 20 países (Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, México, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Turquia e Reino Unido), Educaedu é o maior diretório internacional de educação na Internet. Sua versão brasileira (http://www.educaedu-brasil.com/) tem, em seu banco de dados, 6.700 cursos de pós-graduação, 2.200 de graduação e mais de 1.000 de extensão universitária e de idiomas, ministrados em 580 universidades e centros educacionais.
A jornalista Julia Assef, 27, faz pós-graduação em Relações Internacionais na Argentina, desde o início deste ano. "Estudei dois anos na Espanha e foi uma experiência excelente. Tudo o que aprendi me incentivou a buscar outra oportunidade internacional, diversidade de culturas e um conteúdo diferenciado do ensinado nas universidades brasileiras", garante. Segundo ela, a escolha de fazer uma pós-graduação na Argentina se deve à prestigiosa reputação educacional do país: "Sei que isso vai valorizar muito o meu currículo", acredita.
Apesar de o Brasil oferecer uma ampla oferta educativa, a experiência de estudar no exterior pode ser duplamente gratificante: "Por um lado, a contínua formação representa interesse em adquirir novos conhecimentos no âmbito profissional, o que se traduz em novas experiências de vida. Por outro lado, conhecer diferentes culturas e lugares, novas formas de viver e de pensar, traz uma grande oportunidade para o desenvolvimento pessoal do estudante", afirma Luis Neira Celis, diretor comercial do Educaedu na América Latina.

Comentários