JORNALISTAS FORAM BRINDADOS NA EXPOFLORA COM PANNEKOEK- TRADICIONAL PRATO HOLANDÊS








Tradicional prato holandês foi feito em uma cozinha envidraçada para que o público acompanhasse todo o preparo da receita

Os jornalistas convidados do 34ºEncontro Comercial Braztoa deste ano foram convidados para conhecerem a Expoflora . E foram rececionados com toda atenção do Paulo Fernandes, coordenador do evento,porta-voz da Expoflora e toda equipe de assessoria de imprensa. E depois de um tour pelo evento, os jornalistas foram brindados com um almoço muito especial com comida holandesa..Foram vários sabores salgados de panecuque, sem contar com a sobremesa, um repeteco para o panecuque de maçã, com canela e açúcar, e ainda de morango com chantilly. Uma delicia!!! .Foi um tumulto, todos queriam provar, mas no final sairam de barriga cheia querendo bis!..O secretário nacional de políticas do Turismo do Ministério do Turismo, Carlos Silva, bateu um papo com os jornalistas no meio da sobremesa,e aplaudiu o projeto da Expoflora e do programa Viaja Mais Melhor Idade (VMMI).


O pannekoek (fala-se panecuque) está para os holandeses assim como a pizza para os brasileiros. Considerado um das receitas mais consumidas na Holanda, o prato, que pode ser brasileiramente explicado como uma panqueca aberta com recheio incorporado à massa e gratinada com queijo gouda, foi uma das novidades gastronômicas, ao lado do jasmijn um mini doce ao aroma de jasmim, da 29ª Expoflora, a festa holandesa de flores e plantas ornamentais que foi realizada entre os dias 2 e 26 de setembro, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h em Holambra, interior de São Paulo.

Para mostrar como o pannekoek é feito, a Confeitaria Martin Holandesa montou uma Pannekoek Huis (Casa do Pannekoek), com capacidade para 100 pessoas, no recinto da Expoflora que contará com uma cozinha especial toda envidraçada através da qual o público teve a oportunidade de acompanhar o preparo da receita.

São 40 variedades, salgadas e doces, sendo a mais tradicional a preparada com bacon, presunto, champignons, queijos prato e gouda. Algumas receitas foram abrasileiradas, como o pannekoek de quatro queijos ou o recheado com rúcula, tomate seco e queijo gouda, que também devem agradar ao público. As receitas doces podem levar apenas açúcar e manteiga, ou chocolate, ou maça e canela ou morango e chantilly. A novidade foi trazida da Holanda pelo confeiteiro Frank Martin Gerristen, da Confeitaria Martin Holandesa.

Já o jasmijn, um mini doce ao aroma de jasmim, assinado pela chef Juliana Meulman da Confeitaria Zoet en Zoet (Doces e salgados, em holandês), é feito a base de leite condensado, creme de leite, chocolate meio amargo e chá de jasmim.

Curiosidades sobre o pannekoek
Na Holanda, apesar da pequena dimensão territorial do país, existem cerca de 500 Pannekoek Huis, casas especializadas em pannekoeken. Algumas são pontos turísticos e chegam a ter no cardápio mais de 200 sabores salgados e doces em diferentes combinações. As receitas são preparadas em frigideiras fabricadas somente naquele país e em máquinas especiais que consegue fritar e, ao mesmo tempo, gratinar os pannekoeken.

O prato, que desde a Idade Média já era conhecido na Holanda, tornou-se cada vez mais presente na mesa dos holandeses, ao lado do pão e do mingau.
Oficialmente o prato está registrado desde 1686, em um livro de receitas de pannekoeken denominado O Verdadeiro Cozinheiro. Em 5 de junho de 1806, para comemorar a nomeação de Luís Napoleão como rei da Holanda por Napoleão Bonaparte, o novo governante pediu que a data fosse reconhecida oficialmente como Dia do Pannekoek (Pannekoekendag), data comemorada até hoje com o preparo do prato pelas famílias holandesas. O seu preparo é ensinado até mesmo nas escolas para as crianças.

Foi após a Segunda Guerra Mundial que o prato se tornou um atrativo comercial, abrindo espaço para a abertura das primeiras Pannekoek Huis (Casas do Pannekoek). Hoje o prato típico está presente em todos os restaurantes holandêses, do mais simples ao mais sofisticado. Em Chicago (EUA), o prato típico pode ser consumido na cadeia de lojas Café Dutch´s Pancake.

E agora que tal uma receita para voce saborear essa delicia da Holanda!
Receitas
Pannekoek
Rendimento: 15 unidades de 20cm (Brotinho)
Massa:
1 litro de leite integral
½ quilo de farinha integral
2 ovos
20 gramas de sal

Recheio:
30 unidades de bacon em fatias
15 unidades de presunto em fatias
3 cebolas fatiadas
100 gramas de champignons cortados
400 gramas de queijo gouda
400 gramas de queijo prato

Modo de Preparo:
Coloque em um recipiente a farinha e misture lentamente. Enquanto isso, acrescente aos poucos o leite. Depois de bem misturado, adicione os ovos e o sal. Coloque tudo no liquidificador e bata por mais ou menos um minuto. Reserve por alguns minutos na geladeira.

Leve uma frigideira pequena ao fogo, deixe aquecer bem e coloque bacon, presunto e adicione lentamente uma concha de massa. Acrescente a cebola e o champignon. Imediatamente cubra com os queijos gouda e prato. Vire o pannekoek e deixe fritando por um minuto. Vire novamente na posição inicial. Gratine no forno.

Jasmijn (mini doce ao aroma de jasmim)
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
Chá de jasmim

200g chocolate meio amargo
100g creme de leite
Chá de jasmim

Modo de preparo:
Numa panela coloque o leite condensado e a margarina e deixe cozinhar até desgrudar do fundo da panela. Aromatize com o chá de jasmim.
Distribua em tacinhas. Deixe esfriar.
Para a ganache derreta o chocolate em banho-maria, adicione o creme de leite e misture bem. Adicione o chá de jasmim. Coloque na geladeira por aproximadamente uma hora. Decore o doce com a ganache.

Serviço:
29ª Expoflora
Data: de 02 a 26 de setembro, de quinta-feira a domingo - nos dias 06 e 07 (segunda e terça – feriado da Independência do Brasil),
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, (rodovia Campinas-Mogi Mirim - SP 340 -, Saída 140),

Comentários