Expedição Citroën AIRCROSS promete ser a maior viagem de aventura do país

Dez pessoas serão selecionadas para participar da Expedição que vai passar por 20 pontos exóticos e pouco conhecidos do Brasil

A Expedição Citröen AIRCROSS sairá do Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro, descerá pelo litoral de São Paulo e seguirá até Santa Catarina. De lá subirá pelo Paraná, cruzará o Mato Grosso do Sul e Goiás até chegar ao Mato Grosso. Depois, passará por Minas Gerais e Espírito Santo, até aportar novamente no litoral de São Paulo, no dia 10 de dezembro. Serão 30 dias, sete mil quilômetros, passando por nove estados e 20 cidades, de norte a sul do país. Os locais foram escolhidos por serem exóticos ou terem uma grande diversidade cultural. Um deles, por exemplo, é Serra do Roncador, no Mato Grosso, que é conhecido como um santuário metafísico dos esotéricos, além de Tribo Tritobá, no Mato Grosso, Cipó em Minas, Mambaí em Goiás, comunidades quilombolas entre outros. Para participar da Expedição, foram abertas dez vagas e os interessados devem postar no site www.expedicaocitroenAIRCROSS.com.br um vídeo que responda a pergunta: “Por que eu devo participar da Expedição Citröen AIRCROSS”. As inscrições são válidas somente até 1º de outubro. A aventura será transmitida, ao vivo, via satélite pelo site e também vai virar um reality, exibido pelo Multishow em 13 episódios. É um projeto pioneiro que vai juntar cultura, esporte, gastronomia e música em uma viagem de aventura pelo país.

Uma estrutura operacional, com cerca de 70 profissionais, foi montada para o projeto, envolvendo desde apoio logístico até esportistas profissionais, médicos, chefs de cozinha, músicos e antropólogos. Os chefs de cozinha terão como missão criar receitas usando ingredientes locais, os músicos deverão captar os sons de cada região e transformá-los em trilha sonora da viagem e os antropólogos farão um levantamento de traços marcantes da cultura, costumes e das tradições de cada um dos povoados visitados– de aldeias indígenas a comunidades quilombolas . Um verdadeiro registro antropológico que dará origem, em 2011, a um documentário sobre a beleza e a diversidade brasileira.

A expedição remonta as viagens de André Citröen, fundador da companhia, feitas entre as duas grandes guerras mundiais. A primeira delas, ao deserto do Saara, aconteceu entre os anos de 1922 e 1923; a segunda, uma travessia pela África, de 1924 a 1925, que deu origem ao Paris Dakar; e a última, pela Ásia Central, de 1931 a 1932. Além de testar (e mostrar) a robustez de seus carros, em cada uma das viagens André Citröen levava consigo uma equipe para registrar os traços culturais das regiões pelas quais passava.

Comentários