Este sábado tem roda de samba no Leblon com grupo Samba Forte




Encontro na Cobal já entrou para a agenda cultural do bairro


O Leblon é tradicionalmente conhecido pelos seus cafés, restaurantes e livrarias. Mas, desde o final do verão, uma roda de samba vem dando um toque diferente ao bairro. Quatro músicos profissionais se conheceram durante o carnaval e decidiram manter a animação do bairro mesmo depois da folia. Surgia, então, o Grupo Samba Forte, que todos os últimos sábados do mês, se apresenta na Cobal do Leblon. No repertório, além clássicos como Noel Rosa, Cartola, Zé Kéti, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, o grupo entoa sambas enredos que fizeram história.

O jovem Rafael Lobo, de formação clássica, é reconhecido hoje como um dos maiores violonista da sua geração. Ele também é a principal voz do grupo. O baterista Toni Pinheiro depois de muito sucesso na época da Jovem Guarda, onde tocou com Roberto Carlos e Renato e seus Blues Caps, inovou criando uma bateria adapatada a instrumentos do samba, como coco, castanhas e tamborim. Suzana Cardozo, tradicional ritmista de diversas escolas de samba, desenha o samba com seu pandeiro cadenciado. Fechando o compasso, o cavaquinista Samurai leva para as apresentações do grupo a mesma virtuose que desenvolve nos desfiles na Sapucaí, onde toca para várias escolas, todos os anos.

As apresentações do grupo vêm reunindo mais de 200 pessoas por noite, entre moradores do bairros, gente que vem de longe atrás de um bom som e músicos tradicionais que aparecem para a "canja", como Zézito do Cavaco e Luiz Manoel da Gaita, além de ritmistas da Alegria da Zona Sul e Império da Tijuca e músicos do Movimento Artístico da Praia Vermelha. Toda essa junção de talentos tem deixado o bairro mais animado e musical. Na platéia, desde jovens descolados do bairro até tradicionais boêmios da Zona Sul.

Neste sábado, o encontro vai ter a participação do flautista Antônio Menezes e da Tribo do Tambor, grupo formado por percurssionistas da Escola Prátil de Música. O show começa às 20h e vai até 01h. O encontro acontece todos os últimos sábados do mês no Botequim Bate Papo, na Cobal do Leblon, na rua Gilberto Cardoso, s/n, Lj. 09. O couvert artístico custa R$8. Telefones para reserva: 2529-2110. Telefone para contato com o grupo: Suzana Cardoso 9628-1578.

Registro:

> Grupo Samba Forte. A mais tradicional roda de samba do Leblon tem atraído centenas de pessoas à Cobal do bairro todo último sábado do mês. No repertório, além clássicos como Noel Rosa, Cartola, Zé Kéti, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, o grupo entoa sambas enredos que fizeram história.O baterista Toni Pinheiro, ex-Renato e seus Blue Caps, adaptou o instrumento ao samba, onde coco, taborim, castanhas dividem espaço com pratos, bumbo e tarol.

Botequim Bate Papo: Rua Gilberto Cardoso, s/n, Lj.9 - Cobal do Leblon - 2529-2110.Couvert a R$ 8. Sábado, 25/09, a partir das 20h.

Comentários