Empresários brasileiros vão conhecer o sucesso de Búzios

Que fatores levaram uma pequena vila de pescadores a se transformar em um dos principais roteiros de charme do Brasil, recebendo cruzeiros marítimos do mundo todo? É essa resposta que empresários de vários estados brasileiros querem ver respondidas na próxima etapa do Programa Benchmarking em Turismo 2010, que começa na quarta-feira (15).



Eles participam da 5º etapa do programa Benchmarking em Turismo 2010, Vivências Brasil, executado pela ABAV em parceria com o SEBRAE e o Ministério do Turismo. O programa tem o objetivo de aprimorar a oferta turística nacional incentivando empresários do setor a conhecer boas práticas adotadas em destinos referência que possam ser replicadas em suas regiões.



Búzios peculiar



Búzios, no Rio de Janeiro, reúne características peculiares que fazem do pequeno município de 28 mil habitantes, referência nacional em turismo de sol e praia, figurando entre o seleto grupo de 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional do País.



Belas praias e enseadas, gastronomia sofisticada, grande quantidade de pousadas charmosas e equipamentos de lazer diferenciados, alimentam ainda mais o glamour do destino que ganhou fama internacional na década de 1960, quando a atriz francesa Brigitte Bardot freqüentava o local.



Novelas globais realimentam o charme de Búzios, que desde que foi emancipado de Cabo Frio, em 1995, vem recebendo seguidas obras de infraestrutura, visando melhoria das condições de vida na cidade e dos aspectos visuais, direcionados para ampliação de sua atividade turística.



Só na temporada 2009/2010, a cidade movimentou cerca de R$ 900 milhões. Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) indica que só os cruzeiros respondem por 10% desse montante.



Identificar inovações



Os empresários selecionados para esta etapa do Programa Benchmarking 2010 atuam no segmento de sol e praia. Acompanhados por representantes das entidades parceiras do programa, eles farão visitas técnicas em pousadas, restaurantes e atrativos turísticos de Búzios e Cabo Frio, no período de 15 a 19 de setembro, procurando identificar detalhes e inovações que possam ser adotados em seus destinos de origem.



Entre os equipamentos que serão visitados, os empresários conhecerão a experiência da La Plage, a primeira pousada no Brasil com certificado ABNT/INMETRO em Meios de Hospedagem Sustentáveis. Também farão visita técnica à pousada Boutique Hotel & SPA Pedra da Laguna, a única da região a receber a certificação do Roteiro do Charme. Outra hospedagem visitada será a pequena Pousada Telhado Verde, que tem aquecimento solar, captação de água da chuva, iluminação com sensores de presença, utilização de produtos naturais na limpeza, reciclagem e compostagem de resíduos.



Os empresários também visitarão o Restaurante Picolino, o mais premiado da cidade, que trabalha com o conceito de “Comfort Food”, a comida que deve ser saboreada sem pressa. Em contraponto ao “fast food”, segundo o próprio restaurante, a “Comford Food” é a comida emocional, uma nova tendência da alimentação. Ela desperta sensações agradáveis e evoca o prazer e o bem-estar ligado à infância e à história de vida. É a autêntica comida da vovó ou da mamãe, que, na correria do dia-a-dia, não temos mais tempo de saborear.



Também serão visitados o Restaurante Flutuante e o Museu do Surf em Búzios, que tem mais de 500 pranchas e objetos relacionados à prática do esporte no acervo. Em Cabo Frio estão incluídos na programação a Praia do Peró, a única do Brasil com poluição zero, e o Arraial do Cabo, referência em mergulho submarino.



O roteiro que os empresários vão cumprir dentro da programação do Benchmarking se encerra no sábado, dia 18.

Comentários