Em 2010, Shopping das Franquias dobra número de operações no Brasil e vende sua primeira unidade no exterior

Empresa fechou 2009 com 42 operações, deve fechar 2010 com mais de 80 em território nacional e prepara-se para possuir 600 unidades no País até 2013. Neste ano, Portugal marca sua entrada na Europa.
Em um café de Buenos Aires nascia em 1996 um conceito de negócios inovador, focado na personalização para facilitar a adesão de pequenos e médios investidores. Esta é a mola propulsora do Shopping das Franquias – uma verdadeira usina de ideias e laboratório de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de marcas de sucesso no segmento de alimentação.

Com três marcas na área de gastronomia e culinária, a empresa desenvolveu um modelo de franquia flexível que permite a adequação de vários itens, facilitando a adaptação aos processos de produção e atendimento. Além disso, elimina uma série de custos que dificultam a adesão de pequenos e médios investidores.

A iniciativa é fruto das experiências de Luis Renato Bischoff, fundador do Shopping das Franquias, como franqueado e observador do mercado. “Quando formatei minha empresa quis eliminar tudo àquilo que já tinha visto de problemático nas redes que conheci, por isso que minhas franquias não trabalham com lojas piloto, pedido mínimo ou central de compras”, explica.

Franqueado com voz ativa e poder de decisão

O modelo criado por Bischoff permite a adaptação das marcas à vários tamanhos de loja, perfis de franqueado e localização, diminuindo os riscos de iniciativas mal sucedidas. Segundo ele, o principal conceito que norteia a expansão de suas marcas é a visão do franqueado como um sócio e não apenas um ‘empregado de luxo’. “Dentro do nosso modelo de negócio, queremos um franqueado participativo, que seja nosso parceiro e não apenas trabalhe dentro de um molde engessado”, afirma.

Joana de Hollanda Ayupe, primeira franqueada da Click Sushi, segunda marca a ser lançada pela empresa, faz parte do time de sócios-franqueados que sempre aparece com alguma boa idéia para alavancar as vendas em sua loja. “Na minha unidade, por exemplo, grande parte das entregas é agendada via MSN”, diz. O fundador explica que a rede já tinha um mecanismo de agendamento de pedidos via site, mas se para ela o que funciona melhor é o MSN, por que não somar mais esta ferramenta?

Cada franquia é única

Cada caso é avaliado de forma particular, desde a escolha do ponto, formatação ideal de cardápio, que leva em consideração as preferências regionais; até o processo de seleção da equipe e treinamento, liderados pela equipe de consultores do Shopping das Franquias.

O processo de aprovação dos candidatos a adquirir uma franquia é bastante criterioso. Segundo Bischoff, a empresa tem especial interesse em manter a harmonia entre os perfis dos sócio-franqueados. Este é um dos segredos do sucesso das marcas, que juntas somam 47 operações no Brasil. “Todos passam pelo crivo de outros franqueados. Isso é essencial para que o candidato tenha a exata noção do trabalho envolvido e das dificuldades do dia-a-dia da loja. De cada 200 candidatos inscritos, apenas 2 têm seu cadastro aprovado”, diz Luís.

A partir da adesão, o time de profissionais também ajuda o franqueado a encontrar, próximo à sua região, os fornecedores de matéria-prima - iniciativa que faz cair drasticamente os custos com operação. “Quem preferir pode optar por selecionar algum dos nossos fornecedores nacionais, mas incentivamos nossos sócios a trabalharem também com parceiros locais. Esta postura dá enorme agilidade ao franqueado e reduz drasticamente o tempo gasto com logística e entregas”, afirma Mariane Baldissera, sócia-fundadora do Shopping das Franquias.

Rápida expansão

Inaugurada em 2005, a primeira franquia da empresa, a Tostare Café contava com 4 operações apenas 4 meses após o lançamento. Já a Click Sushi em 2008 conquistou suas dez primeiras lojas em 5 meses de comercialização. A empresa, que vende de 6 a 8 milhões de reais ao ano, prevê fechar 2010 com um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

Luis e Mariane afirmam que estão trabalhando focados no crescimento e expansão das marcas, objetivando alcançar o número de 600 operações no Brasil. Entre os planos da incansável dupla está a expansão para o exterior. A primeira unidade internacional da Click Sushi, em Portugal, deve ser inaugurada em novembro deste ano. Para 2011, o Shopping das Franquias apresentará mais duas novidades.
www.shoppingdasfranquias.com.br

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