DIA DAS CRIANÇAS EM FORTALEZA

Em Fortaleza, o mês das crianças é cheio de atrações, para juntar pais e filhos na maior diversão. Em outubro, o que não faltam são opções na capital cearense para a brincadeira. Atividades lúdicas a céu aberto, passeios turísticos e apresentações teatrais são alguns dos pontos na programação da cidade do sol.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é lugar de encontro de turistas e residentes de Fortaleza. Para as crianças, reserva sempre um programa diferente, como a Contação de História, aos sábados, o Brincando e Pintando no Dragão do Mar, aos domingos, e o Teatro Infantil, aos fins de semana.

Não pode deixar de faltar no roteiro do Dragão do Mar a ida ao Planetário Rubens de Azevedo, que funciona de quinta a domingo, com duas apresentações que fazem uma viagem pelo espaço, explicando um pouco sobre constelações, lendas astronômicas e as descobertas de Galileu acerca do céu. Quando a lua está em quarto crescente, o Planetário disponibiliza um telescópio e promove o Noite das estrelas, que gratuitamente permite a observação do céu.

Aproveitando a atividade cultural, ir ao Theatro José de Alencar também é uma boa pedida. Desde janeiro de 2009, o TJA tem um programa de artes cênicas dirigido para as crianças, que acontece sempre aos domingos, às 17h.

O Centro Cultural Banco do Nordeste também oferece uma programação infantil aos domingos, geralmente com peças, oficinas e apresentações de arte. Para quem não conhece a cidade completamente, o Centro Cultural também dispõe do Trenzinho da História. Em um trem aberto, as crianças, acompanhadas por um adulto, descobrem os principais pontos históricos e turísticos do Centro de Fortaleza. E, tudo isso, sob a companhia do boneco do Bode Ioiô, famoso na história de Fortaleza. O passeio acontece aos domingos, às 15h, com 1h de duração.

Outra dica para quem não quer ficar parado é o Zoológico Sargento Prata, localizado no bairro Passaré. O ambiente é mantido pela prefeitura de Fortaleza e tem mais de 300 animais, em 35 recintos. Ele fica aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 8h às 16h, com a entrada gratuita.

Para quem gosta de atividades mais intensas, o Beach Park é uma boa opção. Localizado no Porto das Dunas, ele é o primeiro parque aquático da América Latina e oferece diferentes brinquedos para todas as idades. No mês de outubro, ele funcionará todos os dias (excetuando as quartas-feiras e os dias 3/10 e 28/10), inclusive no dia das crianças, 12/10.

Se o fôlego ainda não acabou, o Complexo Turístico Ypióca (Ypark), localizado a 30 km de Fortaleza, é o lugar ideal para toda a família se aventurar. Lá o visitante encontra passeios de caiaque, trilhas ecológicas, arvorismo (com 50 metros de extensão e três níveis de dificuldade para adultos e crianças), tirolesa (com 200 e 260 metros de altura), muro de escaladas, entre outras atividades. Vale ressaltar que toda a estrutura conta com completa segurança, incluindo monitores, guias e salva-vidas. O Ypark funciona de terça a domingo, das 8h30min às 17h.

Para continuar aproveitando o tempo ao ar livre, é interessante conferir o projeto Lazer em Ação. Ele acontece todos os domingos, das 7h às 12h, na Av. Sebastião de Abreu, próximo a entrada da Trilha do Cocó. O espaço montado na via oferece atividades como pintura facial, leitura de historinhas, teatro de bonecos, construção de brinquedos, que atraem cerca de 500 pessoas, entre adultos e crianças.

Nessa cidade do sol, só fica parado quem quer. Depois de todas essas opções de lazer, as manhãs ensolaradas podem ser reservadas para ir a Praia do Futuro. Além do vento e do mar, muitas barracas já tem uma estrutura voltada à diversão das crianças, como a Croco Beach, com sua piscina infantil, e a Vira Verão, com um playground. Ou então, as páginas do caderno de cultura da cidade mostram diferentes opções de peças infantis em cartaz.

Fortaleza é intensa em diversão, cultura e lazer. E o melhor de tudo é que não tem restrição de idade. Aproveite o que a cidade lhe oferece!

Comentários