Cenários para as novas flores e para as dicas de arranjos são as novidades da Expoflora 2010







Os 14 cenários que formam a exposição de arranjos florais utilizam 250 mil hastes de flores de corte e mais de 1.000 variedades de diferentes espécies de flores e plantas de vasos, incluindo a reposição. Trata-se de uma grande vitrine para as novidades do setor e para testá-las quanto ao gosto do público consumidor.
Um cenário destacando os lançamentos de flores e plantas ornamentais e, outro, com dicas de arranjos simples que podem ser feitos em casa, para uso na decoração do dia a dia, são as novidades da Exposição de arranjos florais da Expoflora 2010. A proposta é permitir que o público aprecie as novidades que chegaram recentemente ou ainda chegarão às floriculturas e motivar os visitantes a criarem seus próprios arranjos florais.

Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente em Holambra (junção das palavras Holanda, América e Brasil) para dar as boas-vindas à primavera.

Emoção
A exposição foi organizada para, mais uma vez, causar emoção. Tanto que o primeiro cenário criado pelos paisagistas e decoradores Jan Willem van der Boon e Jessica Drost e sua equipe é a nave de uma igreja prontinha para um casamento.

As flores escolhidas são todas nos tons rosa, vinho e bordô. A música emociona os visitantes que desfilam entre os bancos de madeira até o altar. O segundo ambiente é uma sala de jantar ricamente decorada, como se estivesse preparada para receber os convidados do casamento.

Na sequencia, encontramos a cozinha da fazenda, típica dos sítios nos quais vivem grande parte dos produtores de flores de Holambra. O quarto cenário é dedicado à rosa Aquarela, multicolorida, apresentada pela primeira no Brasil em 2007, na própria Expoflora e que, a pedido do público, volta à exposição. Pela sua alegria e cores vibrantes, elas foram colocadas em um ambiente que nos remete aos anos 1970, caracterizados pelas várias vertentes do psicodelismo.

As formas e a ecologia misturam-se no quinto cenário, mostrando que a reutilização de latas e embalagens de produtos de limpeza pode ser uma opção consciente de decoração num ambiente no qual quem manda é a natureza. Transformadas em vasos, por exemplo, latas de tinta que pendem do teto, enquanto as embalagens plásticas pintadas dão muito charme como suporte às flores e plantas dispostas em cima das mesas ou, mesmo, no chão. Já a pequena floricultura expõe as flores e as sugestões de arranjos para a decoração dos lares.

Quando o assunto são flores e plantas ornamentais, seguramente não há vida seca. Prova disso é a alegria que elas podem levar aos ambientes semiáridos, mesmo que seja o sertão. Os cenários Faça você mesmo e Novidades 2010 são paradas obrigatórios antes que os visitantes cheguem ao Caminho das rosas, que fecha a exposição.

Para a criação dos 14 cenários que formam a Exposição de arranjos florais são utilizadas 250 mil hastes de flores de corte e mais de 1.000 variedades de diferentes espécies de flores e plantas de vasos, incluindo a reposição. A exposição é uma grande vitrine para as novidades do setor, pois permite que as novas variedades de flores e plantas ornamentais sejam testadas quanto ao gosto do público e preferência do consumidor antes que os produtores invistam na produção em larga escala para o abastecimento do mercado.

Comentários