Caravana Brasil Nacional: operadores visitam Chapada Diamantina (BA) e Aparados da Serra (RS) e projetam novos produtos
Projeto estará nas Feiras da ABAV e Gramado apresentando resultados
A Caravana Brasil Nacional, projeto do Ministério do Turismo e da Braztoa, levou grupos de operadores para conhecer a Chapada Diamantina (BA), entre os dias 21 e 25 de agosto, e a Aparados da Serra – Cânions Gaúchos e Catarinenses, entre 28 de agosto e 1º de setembro. Nas duas viagens, ficou evidenciada a necessidade de conhecer in loco os destinos, seus equipamentos e potencialidades para vender melhor. Constatando que há muitos fornecedores que ainda não trabalham com operadores, os participantes saíram satisfeitos com o que viram e experimentaram. “É um acerto do projeto Caravana Brasil Nacional mesclar viagens onde participaram agentes, operadores ou jornalistas. As viagens possibilitam uma avaliação crítica dos destinos. Outro aspecto importante é a interface que se estabelece com o poder público, as empresas de receptivo e os meios de hospedagem”, diz o presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa, que participou da última viagem, para Aparados da Serra.
O projeto, a partir de agora, foca ações na divulgação e multiplicação dos seus resultados. A equipe da Caravana estará presente nas Feiras da ABAV, em outubro, e de Gramado, em novembro. Outras novidades devem ser anunciadas durante o 34º Encontro Comercial Braztoa, que acontece dias 23 e 24 deste mês, em São Paulo. Na coletiva oficial do evento, dia 23, o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, deverá fazer um balanço do projeto em sua gestão.
CHAPADA DIAMANTINA (BA)
Onze operadores conheceram a Chapada Diamantina, hospedando-se em Lençois, Vale do Capão e Igatu e visitando diversos atrativos da região. Visitas técnicas a diversos hoteis e pousadas estiveram no roteiro. No penúltimo dia foi realizado um Encontro de Negócios com fornecedores locais.
Veja depoimentos de quem participou:
“Nossa empresa já trabalhava com o destino Chapada Diamantina, entretanto, com a nossa visita através da Caravana Brasil, pudemos ampliar nossos programas, conhecer novos produtos e empresas receptivas e estreitar os laços com as empresas já parceiras”.
Fladner D. M. Cruz
Nordeste Off Road
“A viagem para a Chapada Diamantina foi uma oportunidade única para conhecermos um pouco mais do destino, vivenciá-lo e buscar novas oportunidades de negócios. A Master ainda não comercializa o produto e a viagem foi importante para a averiguação da estrutura local dos fornecedores e do próprio destino, para que assim fosse estreitada a relação comercial entre fornecedores locais e a operadora. Iremos analisar a melhor forma de comercializar o destino para que, assim, possamos incluir a Chapada Diamantina na oferta de produtos ao mercado”.
Paulo Medina
Master Operadora
“Depois da descoberta do destino, estou finalizando um programa com o pessoal da Chapada, e devo enviar uma newsletter com a novidade para todos nossos contatos em mais de 20 países”.
Franck Vallois
CBV incoming
Quem participou da viagem:
Operadora
Cidade/UF
Ambiental Expedições
São Paulo/SP
CBV Incoming
Rio de Janeiro/RJ
Flot Operadora Turística
São Paulo/SP
Luxtravel Turismo
Porto Alegre/RS
Master Operadora
Belo Horizonte/MG
Nordeste Off Road
Fortaleza/CE
Personalite Operadora
Fortaleza/CE
Pisa Trekking
São Paulo/SP
Sanchat Tour
São Paulo/SP
Viagens Visual
São Paulo/SP
Voetur Operadora
Brasília/DF
Aparados da Serra – Cânions Gaúchos e Catarinenses (RS e SC)
A viagem com operadores começou pelo lado catarinense. Nos passeios entre Urubici e Cambará do Sul, cavalgadas, trilhas de bicicleta aos cânions e visita a uma vinícola. Os participantes conheceram diferentes tipos de meios de hospedagem e provaram os pratos típicos de cada região. O Encontro de Negócios, realizado em Cambará do Sul, reuniu cerca de 15 fornecedores locais, tendo sido bem avaliado por todos.
Veja depoimentos de quem participou:
“Quando você conhece, você vende melhor. Vender um destino como este é difícil sem conhecer. Era confuso saber onde ficava o quê, agora se tornou mais fácil pra eu vender. Os grandes atrativos para minha operadora são Rio do Rastro e as cavalgadas e trilhas pra se fazer. Vou formatar produtos a partir desta viagem”.
Karen Garcia da Silva
Luxtravel
“A Caravana Brasil propõe encontrar novas opções de roteiro, capacitar os profissionais envolvidos, e isso é muito positivo. Nossa operadora já vendia o destino, mas nossos produtos são mais personalizados, por isso faz diferença conhecer de perto o que vendemos. Gostei muito do que visitei e vejo grandes oportunidades para a MGM”.
Jaqueline Rodrigues
MGM
“Fiquei impressionado com a organização da Caravana, como o projeto envolve tantas parcerias. Isso é fundamental para o desenvolvimento do nosso setor e muito importante o incentivo que se dá a estes fornecedores para que comercializem seus produtos. Até hoje não comercializávamos estes destinos. Eu não tinha noção de estrutura que havia. Agora vejo boas possibilidades de formatar produtos para o nosso público”.
Paulo Finger
New Line
“É um projeto importante que tem buscado mostrar e comercializar destinos mais difíceis de vender. O que atrai aqui, a meu ver, são os atrativos naturais e a integração entre os dois estados (RS e SC). Devemos ofertar pacotes no verão”.
Luís Fernando Morales
Pisa Trekking
“Já participamos de outras viagens, faz pouco mais de um ano e meio que a Sanchat passou a focar em destinos nacionais. Buscamos aqui novos nichos de mercado. Acredito que o grande diferencial sejam os cânions, que podem ser ofertados em uma viagem junto com Porto Alegre”.
Roberto da Silva
Sanchat Tour
A Caravana Brasil Nacional, projeto do Ministério do Turismo e da Braztoa, levou grupos de operadores para conhecer a Chapada Diamantina (BA), entre os dias 21 e 25 de agosto, e a Aparados da Serra – Cânions Gaúchos e Catarinenses, entre 28 de agosto e 1º de setembro. Nas duas viagens, ficou evidenciada a necessidade de conhecer in loco os destinos, seus equipamentos e potencialidades para vender melhor. Constatando que há muitos fornecedores que ainda não trabalham com operadores, os participantes saíram satisfeitos com o que viram e experimentaram. “É um acerto do projeto Caravana Brasil Nacional mesclar viagens onde participaram agentes, operadores ou jornalistas. As viagens possibilitam uma avaliação crítica dos destinos. Outro aspecto importante é a interface que se estabelece com o poder público, as empresas de receptivo e os meios de hospedagem”, diz o presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa, que participou da última viagem, para Aparados da Serra.
O projeto, a partir de agora, foca ações na divulgação e multiplicação dos seus resultados. A equipe da Caravana estará presente nas Feiras da ABAV, em outubro, e de Gramado, em novembro. Outras novidades devem ser anunciadas durante o 34º Encontro Comercial Braztoa, que acontece dias 23 e 24 deste mês, em São Paulo. Na coletiva oficial do evento, dia 23, o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, deverá fazer um balanço do projeto em sua gestão.
CHAPADA DIAMANTINA (BA)
Onze operadores conheceram a Chapada Diamantina, hospedando-se em Lençois, Vale do Capão e Igatu e visitando diversos atrativos da região. Visitas técnicas a diversos hoteis e pousadas estiveram no roteiro. No penúltimo dia foi realizado um Encontro de Negócios com fornecedores locais.
Veja depoimentos de quem participou:
“Nossa empresa já trabalhava com o destino Chapada Diamantina, entretanto, com a nossa visita através da Caravana Brasil, pudemos ampliar nossos programas, conhecer novos produtos e empresas receptivas e estreitar os laços com as empresas já parceiras”.
Fladner D. M. Cruz
Nordeste Off Road
“A viagem para a Chapada Diamantina foi uma oportunidade única para conhecermos um pouco mais do destino, vivenciá-lo e buscar novas oportunidades de negócios. A Master ainda não comercializa o produto e a viagem foi importante para a averiguação da estrutura local dos fornecedores e do próprio destino, para que assim fosse estreitada a relação comercial entre fornecedores locais e a operadora. Iremos analisar a melhor forma de comercializar o destino para que, assim, possamos incluir a Chapada Diamantina na oferta de produtos ao mercado”.
Paulo Medina
Master Operadora
“Depois da descoberta do destino, estou finalizando um programa com o pessoal da Chapada, e devo enviar uma newsletter com a novidade para todos nossos contatos em mais de 20 países”.
Franck Vallois
CBV incoming
Quem participou da viagem:
Operadora
Cidade/UF
Ambiental Expedições
São Paulo/SP
CBV Incoming
Rio de Janeiro/RJ
Flot Operadora Turística
São Paulo/SP
Luxtravel Turismo
Porto Alegre/RS
Master Operadora
Belo Horizonte/MG
Nordeste Off Road
Fortaleza/CE
Personalite Operadora
Fortaleza/CE
Pisa Trekking
São Paulo/SP
Sanchat Tour
São Paulo/SP
Viagens Visual
São Paulo/SP
Voetur Operadora
Brasília/DF
Aparados da Serra – Cânions Gaúchos e Catarinenses (RS e SC)
A viagem com operadores começou pelo lado catarinense. Nos passeios entre Urubici e Cambará do Sul, cavalgadas, trilhas de bicicleta aos cânions e visita a uma vinícola. Os participantes conheceram diferentes tipos de meios de hospedagem e provaram os pratos típicos de cada região. O Encontro de Negócios, realizado em Cambará do Sul, reuniu cerca de 15 fornecedores locais, tendo sido bem avaliado por todos.
Veja depoimentos de quem participou:
“Quando você conhece, você vende melhor. Vender um destino como este é difícil sem conhecer. Era confuso saber onde ficava o quê, agora se tornou mais fácil pra eu vender. Os grandes atrativos para minha operadora são Rio do Rastro e as cavalgadas e trilhas pra se fazer. Vou formatar produtos a partir desta viagem”.
Karen Garcia da Silva
Luxtravel
“A Caravana Brasil propõe encontrar novas opções de roteiro, capacitar os profissionais envolvidos, e isso é muito positivo. Nossa operadora já vendia o destino, mas nossos produtos são mais personalizados, por isso faz diferença conhecer de perto o que vendemos. Gostei muito do que visitei e vejo grandes oportunidades para a MGM”.
Jaqueline Rodrigues
MGM
“Fiquei impressionado com a organização da Caravana, como o projeto envolve tantas parcerias. Isso é fundamental para o desenvolvimento do nosso setor e muito importante o incentivo que se dá a estes fornecedores para que comercializem seus produtos. Até hoje não comercializávamos estes destinos. Eu não tinha noção de estrutura que havia. Agora vejo boas possibilidades de formatar produtos para o nosso público”.
Paulo Finger
New Line
“É um projeto importante que tem buscado mostrar e comercializar destinos mais difíceis de vender. O que atrai aqui, a meu ver, são os atrativos naturais e a integração entre os dois estados (RS e SC). Devemos ofertar pacotes no verão”.
Luís Fernando Morales
Pisa Trekking
“Já participamos de outras viagens, faz pouco mais de um ano e meio que a Sanchat passou a focar em destinos nacionais. Buscamos aqui novos nichos de mercado. Acredito que o grande diferencial sejam os cânions, que podem ser ofertados em uma viagem junto com Porto Alegre”.
Roberto da Silva
Sanchat Tour
Comentários