Caravana Brasil Nacional 2010

Um terço dos destinos visitados pelos operadores de turismo já é comercializado; agentes vendem mais e melhor destinos que conheceram



O objetivo foi superado. A Caravana Brasil Nacional, projeto do Ministério do Turismo e Braztoa, botou na prateleira de várias operadoras destinos que ainda não eram ofertados ou mesmo incrementou outros, diversificando o portfólio. E fez com que agentes de turismo, a partir da visita a alguns destinos brasileiros, vendessem em maior número, e com melhor qualidade, aquilo que visitaram e experimentaram. “Hoje vendo com autoridade”, diz a agente Silvia Franchini Rezende, proprietária da
Valtrac Turismo, em Maringá (PR), que participou da Caravana a Belém (PA). “A Caravana Brasil propõe encontrar novas opções de roteiro, capacitar os profissionais envolvidos, e isso é muito positivo. Nossa operadora já vendia o destino, mas nossos produtos são mais personalizados, por isso faz diferença conhecer de perto o que vendemos”, atesta a gerente comercial da MGM, Jaqueline Rodrigues, que participou recentemente de uma viagem para Aparados da Serra (RS e SC).



O objetivo da Caravana Brasil Nacional, com edições em 2008/09 e este ano (duas viagens ainda serão realizadas), é apoiar a comercialização de destinos brasileiros, mostrando para operadores, agentes e jornalistas novas possibilidades de venda e divulgação. “As viagens possibilitam uma avaliação crítica dos destinos. Outro aspecto é a interface que se estabelece com o poder público, as empresas de receptivo e os meios de hospedagem”, diz o presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa, que participou da última viagem, para Aparados da Serra.



Os números atestam o acerto: em pesquisa realizada após as viagens técnicas do projeto, este ano, constatou-se uma ampliação em 32,14% na divulgação de produtos e novos roteiros dos destinos visitados nos portfólios das operadoras turísticas participantes do projeto. Além disso, mais de 90% dos agentes de viagem afirmaram que o conhecimento adquirido com a participação no projeto promoveu uma maior e melhor comercialização desses destinos em suas agências.







RESULTADOS ALCANÇADOS - 2010



Na edição deste ano, a Caravana Brasil Nacional realizou 15 viagens técnicas, sendo quatro exclusivamente com operadores de turismo, oito com agentes de viagem e operadores de turismo e três com jornalistas. No total foram contemplados 13 estados brasileiros. Até o final desta edição, serão realizadas mais duas caravanas de jornalistas nos meses de outubro e novembro.



Foram realizadas 16 viagens precursoras, quando representantes do projeto visitam o destino para estreitar parcerias, realizar capacitações e validar o roteiro final para a viagem técnica. Durante as viagens dos destinos de agentes e/ou operadores, foram promovidas 12 ações de capacitação com a participação de 326 fornecedores de produtos e serviços turísticos locais e representantes institucionais do setor.



No processo de seleção dos empresários participantes das caravanas de agentes de viagens e/ou operadores de turismo, houve um total de 1179 inscrições de profissionais de todo o Brasil. Participaram das viagens técnicas do projeto: 76 agentes de viagens e 57 operadores de turismo, representantes de todas as macro-regiões brasileiras. Ao todo, foram 23 UFs contempladas. Além disso, participaram das caravanas de jornalistas 18 profissionais dos principais veículos do país.



Durante as viagens técnicas de agentes de viagens e operadores de turismo, foram realizados oito Encontros de Conhecimento e Avaliação. Já nas viagens em que participaram somente os operadores, ocorreram quatro Encontros de Negócios e Avaliação. Os participantes das caravanas puderam visitar, durante o roteiro realizado, cerca de 130 meios de hospedagem.



O projeto participou de quatro grandes eventos do trade (33º ECB, 3º ECB Rio de Janeiro, Aviesp e Salão do Turismo) no primeiro semestre para a divulgação das inscrições. No segundo semestre, o projeto participará de mais três eventos (34º ECB, ABAV e Festival de Turismo de Gramado) para a divulgação de seus resultados.





CALENDÁRIO DE VIAGENS

CARAVANA BRASIL NACIONAL – OPERADORES E AGENTES

AL – Maceió e Maragogi – 09 a 13 de abril




GO – Goiânia, Caldas Novas e Rio Quente – 25 a 28 de junho



PR – Foz do Iguaçu – 24 a 27 de abril




AM – Manaus – 31 de julho a 04 de agosto



RJ – Rio de Janeiro, Paraty e Angra dos Reis – 01 a 05 de maio




MA – São Luís e Lençóis Maranhenses – 07 a 11 de agosto



MS – Corumbá – 15 a 18 de maio




PA – Belém – 12 a 16 de agosto





CARAVANA BRASIL NACIONAL – OPERADORES

PE – Fernando de Noronha – 12 a 16 de junho




BA – Chapada Diamantina – 21 a 25 de agosto



MA – Chapada das Mesas – 19 a 23 de junho




RS – Aparados da Serra (Cânions Gaúcho e Catarinense) – 28 de agosto a 01 de setembro





CARAVANA BRASIL NACIONAL – JORNALISTAS

PR – Curitiba, Morretes e Paranaguá (Ilha do Mel) – 15 a 18 de abril




SE – Aracaju e Canindé de São Francisco – 24 a 27 de junho



ES – Vitória e Montanhas Capixabas – 29 de abril a 02 de maio




PA – Santarém (Alter do Chão) – 13 a 17 de outubro



DF – Brasília – novembro





A BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, fundada em 1989, é a mais importante e representativa entidade do setor no país, com abrangência nacional. Reúne atualmente 82 associados, responsáveis por mais de quatro mil empregos diretos, 80% dos pacotes turísticos comercializados e 20% dos bilhetes emitidos no país. Seus associados representam, com exclusividade, mais de 200 produtos entre companhias marítimas, redes hoteleiras, locadoras de veículos, companhias aéreas, cartões de assistência internacional, organismos de turismo, operadoras internacionais, parques de diversões etc

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