ACORDO IMPULSIONA PROMOÇÃO DO TURISMO DE AVENTURA E ECOTURISMO NO EXTERIOR


ACORDO IMPULSIONA PROMOÇÃO DO TURISMO DE AVENTURA E ECOTURISMO NO EXTERIOR

Parceria entre Embratur e iniciativa privada visa aumentar a divulgação internacional dos destinos brasileiros que oferecem produtos turísticos de aventura e ecoturismo. Segmentos são responsáveis por 26% de toda receita gerada com o turismo no mundo



Ecoturismo e turismo de aventura se tornaram nos últimos anos segmentos de extrema relevância no cenário mundial. Dados da Adventure Travel Trade Association revelam que as viagens de aventura, ecoturismo e natureza representam 26,26% de todas as viagens internacionais.



O Brasil desponta neste cenário por suas belezas naturais, pela diversidade de atividades – estima-se que 25 atividades diferentes sejam oferecidas hoje em todo o território nacional. Para inserir o País cada vez mais neste mercado, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) assinou o Termo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA). A assinatura aconteceu durante o ABETA Summit 2010 – 7º Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, nesta segunda-feira (20), em São Paulo. Participaram do ato o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso; e o presidente da ABETA, Jean-Claude Razel.



A idéia é colocar os destinos e produtos brasileiros de ecoturismo e aventura em evidência, com maior participação em feiras internacionais, publicação de materiais, promoção de workshops, convite a jornalistas e operadores estrangeiros especializados para participarem de viagens de familiarização, realização de pesquisas e estudos sobre o setor, organização de caravanas com operadores de turismo para conhecer in loco destinos e produtos brasileiros.



“Vemos o crescimento do segmento de ecoturismo e aventura no mundo como uma oportunidade para o Brasil. O acordo recém-assinado faz parte da estratégia da Embratur para trabalhar a promoção segmentada”, explica o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso. “Hoje, o turista não busca apenas serviços de primeira qualidade, ele quer viver experiências únicas. E o Brasil, com sua diversidade cultural, natural, patrimonial, étnica e histórica, pode proporcionar essa experiência exclusiva e diferenciada para o turista estrangeiro”.



O termo inaugura uma nova forma de cooperação entre a Embratur e o setor privado que atua em segmentos turísticos específicos: o novo formato prevê parcerias sem repasse direto de verbas, com cooperação baseada na troca de informações e na utilização das ferramentas de promoção internacional da Embratur.



Ações de promoção



Desde 2005 a Embratur realiza ações de promoção turística dos segmentos no exterior, por meio do Bureau Brasileiro de Ecoturismo e Aventura, em parceria com a ABETA. As estratégias definidas contribuíram para a organização da oferta turística do segmento no País, viabilizaram o acesso às informações sobre os produtos especializados e apresentaram o Brasil ao mercado internacional como um destino repleto de diferenciais competitivos na área.



A principal ferramenta promocional construída neste período foi o website, registrado sob os domínios www.brazilnature.travel e www.braziladventure.travel, apresentados em inglês, espanhol e português. A parceria também proporcionou a participação em 24 eventos em 12 países. Entre eles, feiras como WTM (Londres), Adventure Travel Expo, Adventure Travel World Summit, e a realização de workshops e seminários.



Entre 2007 e 2009 o Bureau de Ecoturismo e Aventura e a Embratur realizaram edições do programa Caravana Brasil, que tem o formato de viagens de familiarização cujo objetivo é trazer ao País profissionais que nunca estiveram no Brasil ou nos destinos contemplados pelas viagens. No período, foram mais de 58 viagens, 21 países contemplados e 22 destinos visitados, para mais de 200 operadores internacionais.





Imagens:



Nome: Embratur 01

Legenda: Marcelo Pedroso, diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Jean-Claude Razel,
presidente da Abeta; José Roberto Pereira, gerente de Vendas
Internacionais da TAM; e Sérgio Franco, idealizador da Adventure Sport Fair

Crédito: Embratur

Comentários