Workshop Natal: eventos o ano todo Turismo de eventos em Natal crescerá 85% em 2010 Workshop promocional do Rio Grande do Norte reúne cerca de 200 con

O turismo é a vocação do Rio Grande do Norte. Pesquisa realizada pela Embratur revela que 60% da mão-de-obra de Natal tem alguma vinculação com a área de turismo. De acordo com George Costa, presidente do Natal Convention & Visitors Bureau, se o turismo de lazer é forte em Natal, o segmento de eventos vem se consolidando no país como um dos destinos mais procurados da região Nordeste. Nos últimos três anos, o turismo de eventos cresceu 20% ao ano. Em 2010, o crescimento no número de eventos realizados será de 85% com relação ao ano passado.
Os dados foram divulgados na última quinta-feira (12), em São Paulo, durante coletiva de imprensa para apresentar o workshop Natal: eventos o ano todo, que aconteceu no Centro Fecomercio de Eventos.

Cerca de 200 pessoas participaram do workshop realizado pelo Natal Convention & Visitors Bureau (NCVB), a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e a Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira (Coohotur). O objetivo, segundo Costa, é gerar relacionamento entre os equipamentos de eventos de Natal, as agências e operadoras e empresas de eventos de São Paulo. Trinta expositores de Natal, entre hotéis, receptivos, agências de turismo, participaram do evento
De acordo com o presidente da Emprotur, Gustavo Porpino, São Paulo é o principal emissor de turistas para o Rio Grande do Norte, assim como a região Sudeste, que responde por 35% do fluxo turístico potiguar. “O turismo nacional representa 91% e o internacional 9%. Em 2009, recebemos 2,35 milhões de visitantes em todo o Rio Grande do Norte. Para este ano, aguardamos um incremento de 15% no fluxo doméstico”, aponta Porpino.
Além da oportunidade de conhecer os empreendimentos, os empresários de São Paulo puderam assistir às apresentações dos cantores potiguares Arleno Farias e Cida Lobo, em shows com musicas autorais e clássicos da musicalidade nordestina. A banqueteira Adalva Rodrigues, do restaurante Paçoca de Pilão, mais uma vez mostrou a riqueza e o sabor da gastronomia local.

Expositores de Natal mostram qualidade e competitividade para empresariado paulista

Os convidados presentes ao workshop puderam conferir de perto o que Natal oferece para a área de eventos corporativos.

Com o tema Natal: Eventos o ano todo, o evento reuniu cerca de 30 expositores que comprovaram toda capacidade e qualidade das empresas relacionadas ao turismo de eventos. Além de paisagens deslumbrantes, a capital do Rio Grande do Norte possui a maior rede hoteleira e o maior Centro de Convenções do Nordeste.

Expondo no Centro Fecomércio de Eventos estavam empresas como a Tempo de Aventura, uma operadora de viagens que realiza desde o receptivo de turistas até grandes eventos e workshops. “Nosso objetivo é oferecer um turismo personalizado, que facilite ao máximo a vinda do turista ou da empresa para Natal, mas sempre incentivando a preservação e a conservação ambiental”, explica Marcelo Ayres, gerente operacional da empresa.

“Atendemos passageiros individuais, casais em lua de mel, grupos, incentivos, convenções e congressos e oferecemos as melhores opções de hospedagens, transportes, e equipamentos disponíveis em cada região. Se nosso cliente quer um evento, cuidamos de todos os detalhes, inclusive, das dinâmicas possíveis para o tema, sempre interagindo com a natureza”, explica Ayres.

Receber eventos também é o objetivo do Pirâmide Natal Resort & Convention, que possui 315 apartamentos, um dos maiores espaços para a realização de eventos de Natal, que busca no turismo de negócios uma alternativa para a baixa temporada. “Por ser um destino turístico, a concorrência é grande e os eventos passaram a ser uma alternativa excelente para quem trabalha com turismo. Nos meses de janeiro e julho, 97% da nossa ocupação é atribuída ao turismo de lazer, mas o resto do ano essa ocupação cai para 65%”, explica o gerente regional do hotel, Paulo Rocha.

Rocha ressalta a importância das parcerias para a realização do turismo de negócios e a capacidade de atuar em eventos. “Temos uma infraestrutura mais do que suficiente para a realização de eventos, que vai desde a recepção do turista até a tecnologia necessária para formatá-los, isso sem falar do pessoal altamente capacitado e viemos aqui hoje para mostrar isso. Mostrar que Natal pode e deve ser a cidade ideal para a realização de eventos”, conclui.

Comentários