Vídeo da nova campanha da Embratur tornou-se um fenômeno da internet em três dias na homepage do canal mundial de compartilhamento de vídeos

FILME DE PROMOÇÃO TURÍSTICA DO BRASIL TEM MAIS DE 52 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES NO YOUTUBE


O vídeo da nova campanha de promoção turística internacional da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) é um sucesso no canal YouTube. O filme Sons do Brasil, lançado em Joanesburgo (África do Sul), ao final da Copa do Mundo de 2010, ganhou destaque na capa do canal mundial de compartilhamento de vídeos na Europa, entre os dias 12 e 14 de julho. Durante esse período, em apenas seis países (Reino Unido, Espanha, Holanda, França, Itália e Alemanha), foi acessado por mais de 52 milhões de pessoas. Alemanha e Reino Unido foram destaque, somando 27 milhões de visualizações. A campanha “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui!” foi desenvolvida para convidar o mundo a visitar o País, aproveitando a exposição do Brasil como sede de grandes eventos esportivos mundiais na próxima década.

O filme também alcançou uma taxa altíssima de retorno de clique da internet - o CTR, índice que mede o sucesso de uma campanha on-line. Nos Estados Unidos, onde o vídeo foi veiculado nas páginas internas do YouTube, por exemplo, foi 1.000% maior que a média de retornos de campanhas em todo mundo. Além disso, a Embratur conseguiu atrair mais de 500 mil pessoas para o canal www.youtube.com/visitbrasil por meio da campanha.

Para o Google Brasil, grupo do qual o YouTube faz parte, as iniciativas da Embratur em mídias digitais têm sido referência internacional. “A Embratur conseguiu impactar um número significativamente maior do que o normal. As iniciativas do Instituto, que tem usado todas as ferramentas do Google de forma criativa e eficaz, faz com que a gente receba solicitações de entidades ligadas ao turismo, algumas do exterior, que desejam conhecer melhor o case e seus resultados”, explicou o diretor de Turismo, Midia e Entretenimento do Google Brasil, Jorge Dib.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, comemorou o sucesso da iniciativa, resultado da aposta nas redes sociais como mais um instrumento de promoção internacional do Brasil. “Os resultados são muito bons. Aproveitamos a grande oportunidade do final da Copa do Mundo para lançar imediatamente a nossa nova campanha promocional na internet, quando houve um acréscimo de milhões de pessoas em todo o mundo buscando informações sobre a próxima sede da Copa do Mundo FIFA 2014, o Brasil”, comemorou Jeanine.

Além da exposição no YouTube, o vídeo Sons do Brasil, produzido pelo cineasta Fernando Meirelles e dirigido por Rodrigo Meirelles, está sendo veiculado nas TVs internacionais (esportes e notícias). São dez semanas de veiculação com cobertura em mais de cem países, atingindo cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. A comunicação abrangerá as Américas, a Europa e países do Oriente Médio, África e Ásia.

Campanha “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui!

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur, lançou a campanha “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui!” no último dia 9 de julho, em Joanesburgo (África do Sul). A campanha é composta por filmes, peças gráficas e ações em mídias sociais. O objetivo é emocionar, impactar e motivar pessoas a realizar suas viagens, de lazer ou de negócios, no Brasil. O investimento alcança US$ 30 milhões até o final de 2010 – em ações que envolvem publicidade em TVs, jornais, revistas e catálogos internacionais de operadores turísticos, ações de relações públicas com a imprensa internacional, mídia na internet e mídias sociais, painéis em aeroportos e outdoors em 15 países, publicações e material promocional sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA de 2014, aplicativos para telefone celular e promoção em eventos turísticos em cerca de 30 países.

Comentários