SPTuris traça o perfil dos visitantes da Bienal do Livro

> Observatório do Turismo da SPTuris fará pesquisa com 1.200 pessoas durante a Bienal;

> Levantamento realizado na edição 2008 do evento mostrou que 33% são turistas.

O Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris – empresa municipal de promoção turística e eventos), está fazendo uma pesquisa para traçar o perfil dos visitantes que vêm à Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que vai até dia 22 de agosto. Seis pesquisadores, todos profissionais da área de turismo, irão entrevistar cerca de 1.200 pessoas durante quatro dias.

De acordo com o diretor de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luiz Sales, esse é um dos grandes eventos da cidade que deve ser estudado. “Queremos saber quem é esse visitante. Vamos apurar dados como o perfil sociodemográfico e colher informações como os gastos dos turistas que vem ao evento”, explica.

Em 2008, a Bienal recebeu 728 mil visitantes. Segundo dados da pesquisa daquele ano, cerca de 33% (240 mil) eram turistas, que movimentaram aproximadamente R$ 91,7 milhões na capital paulista. “Verificamos um aumento nos gastos dos visitantes. Em relação a 2006, o crescimento foi de 27%. A média de pernoites também aumentou, indo de 2,2 em 2006 para três em 2008”, afirma Sales.

O levantamento de 2008 revelou ainda que os turistas brasileiros são, em sua maioria, do próprio Estado de São Paulo – 69%, principalmente das cidades de Campinas, Jundiaí, Sorocaba, Guarujá e Santos. Já os de outros Estados vêm especialmente de Curitiba, Rio de Janeiro, Poços de Caldas, Brasília e Belo Horizonte. Já os turistas estrangeiros, que representam 14,2% do total de turistas, procedem, em sua maioria de Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Inglaterra.

Outro dado importante deu conta de que 60% desse público é feminino; 58% hospedaram-se em hotéis (36% em casa de amigos) e 61% veio a lazer (19,4% veio a negócios). A faixa etária predominante é de 18 a 24 anos (26,2%), seguido pela faixa etária de 30 a 39 anos (25%). Se considerado o público de 30 a 49 anos, o percentual é de 43%.

Em relação à ocupação profissional, 36,7% do público é de assalariados com registro profissional; 17,4% de funcionários públicos e 15,7% de estudantes. A maioria é de graduados – 38,1%, seguida de pessoas com curso superior incompleto – 28,3%. Os pós-graduados são 13,1% do público.

A renda mensal predominante é de um a cinco salários mínimos (54,5% do publico), seguido por um público de renda de seis a dez salários mínimos (18,5%).

Os gastos dos turistas foram divididos da seguinte forma: 33% em compras, 20,9% em alimentação, 19,5% em hospedagem, 17% em lazer e 9,6% em transporte. (Esse valor não inclui os gastos com compras de livros durante a Bienal).

Também foi verificado que, em relação à freqüência de visita à cidade São Paulo, quando comparado a 2006, cresceu em mais de 8 pontos percentuais o número de turistas motivados em conhecer a cidade pela primeira vez, devido ao evento.

Outra informação significativa foi a avaliação dos turistas sobre a cidade. Compras, os atrativos culturais e a gastronomia da cidade foram os itens melhor avaliados, alcançando aprovação máxima de 60% dos visitantes. Os itens limpeza urbana, transporte público e segurança foram os mais baixos. No entanto, ainda estão acima da média (considerados satisfatórios pela maioria) e todos melhoraram sua avaliação em relação a 2006. Limpeza urbana melhorou em 9%, transporte público melhorou em 1,8% e segurança pública em 3,1%.

Avaliação da cidade pelos turistas em 2008
(Critério: mínimo de 1 para “aquém das expectativas” e máximo de 7 para “muito além das expectativas”. Os percentuais citados são aqueles que obtiveram a maioria das notas dos entrevistados).

Compras: 65,6% deram nota 7
Atrativos Culturais: 60,4% deram nota 7
Gastronomia: 59,1% deram nota 7
Hospedagem: 39,5% deram nota 7
Centrais de Informação Turística: 24,8% deram nota 7
Hospitalidade da População: 29,5% deram nota 7

Limpeza urbana: 26,6% deram nota 5
Segurança Pública: 23,6% deram nota 5
Transporte público: 23,6% deram notas 5



Sobre a Bienal do Livro

Em sua 21° edição, a Bienal Internacional do Livro acontece mais uma vez no Pavilhão de Exposições do Anhembi, até 22 de agosto. A feira recebeu um investimento 20% maior que na última edição e trouxe 70% mais horas de palestras e debates, em seus 60 mil m² de exposição. A expectativa é de reunir mais de 700 mil visitantes e 350 expositores do Brasil e do exterior, que representam mais de 900 selos editoriais. É o terceiro maior evento do gênero do mundo.

“Esse é mais um dos megaeventos que o complexo Anhembi recebe este ano, depois de feiras como a Couromoda, Mecânica, Francal e o espetáculo do Carnaval, da Fórmula Indy e do Skol Sensations, entre dezenas de outros”, ressalta Milton Longobardi, diretor de Marketing e Vendas da SPTuris, empresa que também administra o Anhembi Parque.

Comentários