Sábado é dia de dança flamenca




Saranda Restaurante Espanhol traz apresentações de dança flamenca

como atrativo a culinária espanhola a partir deste sábado (14)



Todos os sábados a culinária espanhola ganha o “tempero” da dança flamenca no Saranda Restaurante Espanhol, em Ponta Negra. A casa será palco de apresentações da dança que é um dos principais ícones da cultura espanhola. O ritmo, que sofreu influência cigana, árabe e judia é um dos mais respeitados do mundo e em Natal ganha destaque os passos precisos da bailarina Bibiana Estevez. O projeto “Noite Flamenca” começa para o público em geral neste sábado (14) e se repetirá semanalmente, sempre aos sábados, a partir das 21h30.



As apresentações de dança são uma forma de deixar os clientes ainda mais ligados à cultura espanhola, e fazem uma combinação perfeita com os pratos típicos do país europeu servidos no Saranda Restaurante Espanhol. Para o proprietário do restaurante, o espanhol Manuel Ávila, esta é uma forma de trazer um “pedacinho” da Espanha para Natal. “O flamenco é uma tradição em meu país e esta é uma forma de termos algo além da culinária. Me encantei quando vi a Bibiana dançar. Ela conhece bem o ritmo e impressiona a todos enquanto dança flamenco”, disse.



A bailarina Bibiana Estevez foi apresentada ao flamenco por acaso, há 10 anos. Desde então nunca mais largou o ritmo. Além de dançar, dá aulas e faz questão de estudar a cultura espanhola. A dançarina fala espanhol fluente e conhece o ritmo o fundo.



“Estudo muito a cultura espanhola, a respeito. O flamenco é uma arte com outras influências culturais também como a mourisca, a judia e a andalusa local. A cigana é a mais forte isso é inegável. Tenho uma identificação muito forte com os valores, os gestos, a vivência e a música flamenca, por isso busquei conhecê-la por inteiro”, disse Bibiana Estevez.



Desde 2004 a bailarina faz apresentações solo na capital potiguar e foi num destes espetáculos que conheceu o espanhol Manuel Ávila, abrindo portas para a temporada no Saranda Restaurante Espanhol.



“A música flamenca é um ritmo que todos gostam de ouvir. Até mesmo quem não sabe dançar se encanta com os passos dos dançarinos. O flamenco é um dos ritmos mais respeitados internacionalmente. É isso que queremos mostrar nas ‘Noites Flamencas’ do Saranda Restaurante Espanhol. Queremos que todos vejam o que é a arte espanhola”, disse Manuel Ávila.



O ritmo recebe atualmente diversas influências musicais modernas como a rumba, a salsa, o rock e o jazz, que aos poucos e em algumas músicas diminuem a característica marcante do ritmo. A dançarina Bibiana Estevez encara as alterações no ritmo de forma tranqüila, mas admite que prefere a música em sua forma mais tradicional.



“O flamenco possui uma estética singular e imutável, mas que permite democraticamente crescer com a influência de outras formas de dança e música. Como dançarina gosto do flamenco puro, mas me aventuro sem preconceito ao flamenco misturado”, disse Bibiana.



O Saranda Restaurante Espanhol é a primeira filial do restaurante homônimo que há 10 anos faz sucesso no país europeu. O restaurante fica localizado na Rua Praia de Genipabu, 2085, Ponta Negra (ao lado do Praia Shopping). Mais informações através do (84) 3219-4317.

Comentários